SóProvas


ID
2489836
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A perícia de engenharia foi acionada para levantamento de um local de incêndio. Chegando ao local dos fatos, o perito deparou-se com um parque de tanques de combustíveis onde ocorrera uma explosão vitimando dez pessoas, dentre elas, oito de forma fatal. O perito identificou, por exames no local e pela documentação apresentada, que houve intervenção de um soldador (uma das vítimas fatais) em um dos tanques combustíveis, que, apesar de encontrar-se vazio, não foi submetido à lavagem interna e medição para controle de explosividade de sua atmosfera antes da entrada do soldador. Sendo o perito do caso um especialista em explosões, seu laudo certamente NÃO apresentou que:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erroo está em se afirmar que a explosão se deu pela solda elétrica

     ..... A explosão que se sucedeu foi, então, elétrica devido ao equipamento utilizado (solda elétrica).

     

    Pessoal vamos comentar mais essas questões.

    cada um dando sua contribuição iremos mais longe

  • No exercício em questão, temos o foco do fogo, que foi o tanque em que houve a soldagem, a fonte de energia térmica foi possivelmente a faísca liberada do procedimento de soldagem, a causa seria a faísca do procedimento de soldagem realizado em um tanque dentro do qual havia resquícios de material combustível. O incêndio poderia, então, ser classificado como pessoal acidental. A alternativa D se equivoca ao dizer que a "explosão foi elétrica".  Teoria e exercícios - Prof. WAGNER LUIZ (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

  • Questão correta Letra D.

  • O local ainda estava contaminado, era considerado um IPVS, pois não foi feito nem a purgarização nem a inertização..

    a faísca em contato com alguns gases onde o ponto de fulgor é muito baixo, tem características exotérmicas, devido a pressão do local, elas são de forma compactadas, formando uma verdadeira panela de pressão, deixando do soldador apenas as boas histórias vividas junto com suas famílias.