SóProvas


ID
2489983
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de conhecimento (tácito ou explícito) às suas características.


Coluna 1

1. Conhecimento explícito.

2. Conhecimento tácito.


Coluna 2

( ) Não é facilmente visível e explicável.

( ) Pode ser expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas ou manuais.

( ) Pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal ou sistematicamente.

( ) Possui duas dimensões: a primeira é uma dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecção, e a segunda consiste em crenças, percepções, ideais e valores.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:C

     

    Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas. A informação contida nas enciclopédias (incluindo a Wikipédia) é um bom exemplo do conhecimento explícito.
     

    Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. A palavra "tácito" vem do latim tacitus que significa "que cala, silencioso", aplicando-se a algo que não pode ou não precisa ser falado ou expresso por palavras. É subentendido ou implícito.


    Uma das referências teóricas para a noção de conhecimento tácito é Michael Polanyi (1891-1976). Este filósofo ajudou a aprofundar a contribuição do saber tácito para a gênese de uma nova compreensão social e científica da pesquisa. Este autor também estudou sua relevância para os educadores.


    Para Polanyi (1966), o conhecimento tácito é:

     

    "espontâneo, intuitivo, experimental, conhecimento cotidiano, do tipo revelado pela criança que faz um bom jogo de basquetebol, (…) ou que toca ritmos complicados no tambor, apesar de não saber fazer operações aritméticas elementares. Tal como uma pessoa que sabe fazer trocos mas não sabe somar os números. Se o professor quiser familiarizar-se com este tipo de saber, tem de lhe prestar atenção, ser curioso, ouvi-lo, surpreender-se, e atuar como uma espécie de detetive que procura descobrir as razões que levam as crianças a dizer certas coisas. Esse tipo de professor se esforça por ir ao encontro do aluno e entender o seu próprio processo de conhecimento, ajudando-o a articular o seu conhecimento-na-ação com o saber escolar. Este tipo de ensino é uma forma de reflexão-na-ação que exige do professor uma capacidade de individualizar, isto é, de prestar atenção a um aluno, mesmo numa turma de trinta, tendo a noção do seu grau de compreensão e das suas dificuldades. "

  • Conhecimento explícito: Pode ser expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas ou manuais. Pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal ou sistematicamente.

    Conhecimento tácito: Não é facilmente visível e explicável. Possui duas dimensões: a primeira é uma dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecção, e a segunda consiste em crenças, percepções, ideais e valores.

  • (tácito) não é facilmente visível e explicável;

     

    (explícito) pode ser expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas ou manuais;

     

    (explícito) pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal ou sistematicamente;

     

    (tácito) possui duas dimensões: a primeira é uma dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecção, e a segunda consiste em crenças, percepções, ideais e valores.

     

    -------------------

    Gabarito: C

  • c-

    O Conhecimento Explícito é por meio da linguagem formal, é técnico, transmissivel, sistematizado e comunicado.


    O Conhecimento Tácito é implícito, intuitivo e subjetivo. Não está expresso, envolve fatores intangíveis, como, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, intuições, emoções e habilidades individuais.