SóProvas


ID
2489989
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A traumatologia Forense é uma importante área da Medicina Legal e estuda as energias vulnerantes e as lesões produzidas por elas. A partir dos conhecimentos relativos à anatomia humana, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Repare que a questão refere-se ao antebraço esquerdo, ou seja, a fratura em questão pode ser referente a ulna e não ao úmero.  

  • Poderia ser o osso "rádio" também

  • A questão trata especificamente de uma região, a qual não condiz com o gabarito. Ossos que compõem o antebraço:Rádio e Ulna; Osso que compõe o braço:Úmero

  • Qual o erro da letra A?

  • Não tem erro a letra A tavi filho, ele pede a incorreta,

    importante estudar os quadrantes do abdome, pois algumas provas cobram o quadrante e relacionam com os orgaos

  • Destaca-se que todas as assertivas estão corretas, a exceção da letra B que trata de uma lesão de defesa que constituem lesões oriundas da tentativa de defesa de uma agressão. Geralmente são situadas na região do antebraço e palmas das mãos. Outrossim, observe que a questão refere-se ao antebraço esquerdo, a fratura pode ser referente a ulna ou ao rádio.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • B) ERRADA, tal lesão se daria no osso ULNA e não no ÚMERO.

    ÚMERO

    -Osso entre a escápula (ombro) e o cotovelo.

    RÁDIO e ULNA

    -Ossos entre o cotovelo e a mão;

    -RADIO na direção do 1º dedo (polegar);

    -ULNA na direção do 5º dedo (mínimo, mindinho).

    Lesão na região Ulnar

    -Típica "LESÃO DE DEFESA";

    -Vítima levanta o antebraço para se defender e acaba sendo atingida em tal região.

    C) CORRETO

    -Sangue venoso, indo para o coração, pouco oxigênio, coloração escura;

    -Jatos intermitentes não são característica do sangue venoso e sim do sangue arteriral.

  • Quem assistiu as aulas do Prof. Roberto Blanco, lembrou dele falando da "antena do rádio" se referindo ao polegar, e deve ter conseguido acertar a questão. Pra quem não assistiu #ficaadica!

  • INCORRETA A LETRA B

    OSSO ÚMERO NÃO FICA NO ANTEBRAÇO, MAS SIM NO BRAÇO.

  • Incorreta é a letra B)

    Confirme os 206 ossos do corpo humano, o antebraço é formado pelo osso Ulna na parte inferior e Radio na parte superior. Logo não é o osso Úmero que compõe o ante braço, uma vez que Úmer compõe a parte superior do braço.

  • GAB: B

    A Um projétil disparado por arma de fogo que atinge a região abdominal superior direita pode ocasionar lesões no fígado da vítima.

    • O fígado é um órgão que pertence ao sistema digestório, localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos.

    B Após uma briga, uma pessoa é agredida por instrumento contundente. Tenta proteger o rosto utilizando os braços sofrendo impacto do objeto em seu antebraço esquerdo ocasionando intensas dores na região. É muito provável que a vítima tenha sofrido uma fratura de úmero.

    • Errado. O úmero vai desde o cotovelo, onde se articula com a ulna e o rádio até o ombro na articulação com a glenóide, parte da escápula. Chamamos fratura do úmero àquela que ocorre em qualquer parte deste osso. Portanto, pode ser desde o cotovelo até o ombro.

    C Uma pessoa agredida por meio de um instrumento contundente na porção lateral direita do crânio poderá sofrer fraturas no osso temporal.

    • Os ossos temporais são um par de ossos simétricos e bilaterais que constituem uma grande porção da parede lateral e da base do crânio.

    D Em uma tentativa de suicídio utilizando uma lâmina, a vítima corta os pulsos e observa um intenso sangramento de coloração vermelho escura e ausência de jatos intermitentes, podendo-se concluir que se trata de hemorragia venosa.

    • Normalmente, o sangue de origem arterial, possui grande pressão e é de tom vermelho vivo, por ser rico em oxigênio, portanto, é a forma mais grave de perda, necessitando de atendimento rápido. O sangue de origem venosa possui menor pressão e é de tom vermelho escuro, por ser pobre em oxigênio. Sua perda é menos grave quando comparado ao arterial, contudo, a demora no atendimento, podem ter consequências fatais. Já as hemorragias capilares são pequenas perdas de sangue, em vasos de pequeno calibre que recobrem a superfície do corpo.

    E Asfixias mecânicas por constrição do pescoço, como ocorre nos casos de estrangulamento e enforcamento, podem levar à fratura do osso hioide, auxiliando o Médico Legista no diagnóstico de causa mortis.

    • O osso hioide é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos. É apenas suportado pelos músculos do pescoço.
    • A esganadura é a forma de constrição cervical que mais apresenta fraturas da laringe e do osso hioide em razão do excesso de força empregada pelo agressor. Mas essa fratura também pode estar presente nos casos asfiixa complexas (enforcamento e estrangulamento)