-
Várias são as maneiras de dividir a medicina Legal. Listamos aqui a mais importante delas (em meu entendimento):
- Antropologia Forense : estuda a identidade e a identificação do Homem.
- Tanatologia : estuda a cronologia da morte e os sinais desta, o diagnóstico de morte real e aparente, súbita e agônica, etc.
- Sexologia Forense : estuda os problemas médico-legais relacionados com o sexo, divide-se, ainda, em : Himeneologia (casamento, divórcio, a eugenia, a esterelização dos tarados, etc).
- Deontologia : estudo dos deveres dos médicos
- Diceologia : estudo dos direitos dos médicos
- Psicologia Forense : estuda os problemas da Psicologia normal e Patológica (Psicopatologia)
- Psicologia Judiciária : estudo, em especial, da prova testemunhal, sua formação, conservação e reprodução. Estuda os depoimentos.
- Asfixiologia : estuda as mortes produzidas por gases, estrangulamentos, enforcamentos, afogamentos, sufocações etc.
- Traumatologia : estudo das lesões e mortes causadas por energias mecânicas.
- Toxicologia : pesquisa envenenamentos.
- Infortunística : estudo dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.
- Criminalística : é o conjunto das ciências físicas, químicas, matemáticas e mecânicas, aplicadas no auxílio à Justiça.
- Criminologia : estuda o crime, o criminoso e a vítima. De grande valor para a Medicina Legal.
- Vitimologia : busca independência da Criminologia e aprofunda o estudo da vítima e dos processos de vitimização.
- Jurisprudência Médico-Legal : estudo das decisões dos juízes e tribunais a respeito de assuntos médico-legais.
- Policiologia : volume autônomo da Medicina Legal. Polícia Técnica.
Na Prática
Na prática falta vontade e recursos do Governo Estadual para que a Medicina Legal possa nos dar sua total e importantíssima contribuição ao direito e à Sociedade.
A Polícia Técnica ou Científica, por exemplo, leva o aparato que tem para a televisão, nos “casos grandes”, mas nós, advogados criminais e a população, não vemos o mesmo zelo no nosso dia-a-dia.
Os advogados e advogadas criminalistas devem ter em mente que o laudo muitas vezes pode absolver ou ajudar o seu cliente, por isso é preciso muita atenção.
Estar apoiado por um especialista ou se entender um pouco de Medicina Legal poderá ajudar bastante e se destacar na defesa do seu cliente.
Por: Roberto Parentoni - Advogado Criminalista
-
Entomologia estuda insetos
-
entomologia
substantivo feminino
ramo da zoologia que estuda os insetos; insectologia, insetologia.
-
Gab B
Antropologia: Estudo do ser humano a partir da sua morfologia ( forma ), visando os vários tipos de identificação ( sexo, cor, idade, espécie, etc.)
Traumatologia: Estudo do trauma consequente a energias exógenas que afetam o organismo humano ( modo de ação dos agentes e lesões acarretadas)
Asfixiologia: Estuda as hipóteses em que agentes externos prejudicam a oxigenação dos tecidos.
Tanatologia: Estuda a morte e seus diferentes aspectos.
Sexologia: Estuda os vestígios decorrentes de crimes contra a liberdade sexual, aborto, infanticídio, desvios sexuais e hipóteses de anulação de casamento.
Toxicologia: Engloba as ação de tóxicos e venenos
Infortunística: dedica-se à Medicina do trabalho, o que diz respeito às doenças profissionais e acidentes de trabalho.
Psicologia Jurídica: Estudo o psiquismo normal e as influências emocionais na confissão, depoimentos de testemunhas, preocupando-se com a obtenção da verdade.
Psiquiatria Forense: Abrange os diferentes distúrbios mentais quanto ao diagnósticos e estabelecimento da imputabilidade e periculosidade
Genética médico-legal ou forense: Abrange a determinação de partenidade e a identificação relacionada com a herança genética.
Neuza Bittar - Medicina Legal e Criminalística - 7° edição
-
As principais subdivisões são: antropologia forense, tanatologia, sexologia forense, deontologia, diceologia, psicologia forense, asfixiologia, traumatologia, toxicologia, criminalística, infortunística, criminologia e vitimologia.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
-
Entomologia é a ciência que estuda os insetos e animais relacionados, como os ácaros. O termo Entomologia originou-se das palavras gragas entomon (inseto) e logia (estudo). O objetivo maior da Entomologia é o de estudar as relações dos insetos com o homem, com as plantas e os animais. A Entomologia usa seus conhecimentos para resolver problemas na agricultura, como os programas de controle de pragas, na medicina com o controle de vêtores, criminologia, reflorestamento, entre outros. Para isso, a Entomologia está ligada a diferentes áreas do conhecimento como a genética, a fisiologia, a toxicologia, a ecologia, a taxonomia, entre outras. No laboratório de Entomologia são realizadas aulas teóricas e práticas para os alunos de graduação e pós-graduação em Agronomia, bem como conduzidas diversas pesquisas sobre diversas pragas agrícolas.
-
Se fosse Entomologia Forense estaria correto.
-
A Entomologia é tema estudado dentro da Tanatologia, especificamente no estudo da Cronotanatognose...
-
Entomologia está dentro do ramo da medicina legal específica de TANATOLOGIA FORENSE.
A entomologia é o estudo dos insetos, no caso utiliza-se esse estudo dentro da medicina legal no estudo de cronotanatognose. Esse estudo se inicia a partir da putrefação do cadáver, pois a depender dos tipos de insetos que estão no cadáver é possível saber o tempo da morte, pois conforme o tempo decorrido da morte, o cadáver será tomado por espécies diferentes de insetos.
-
Entomologia é responsável pelo estudo das características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos. Uma palavra originária do grego, onde entomon significa inseto e logos corresponde a estudo.
A entomologia pode ser incluída dentro da tanatologia (estudo da morte) e vai estudar os insetos que surgem ao longo da decomposição do corpo (lavas, etc).
-
Entomologia é um ramo da Biologia, no entanto, quando relacionada aos estudos forenses (Entomologia Forense), passa a ser utilizada na Medicina Legal como ferramenta nas investigações de morte.
Vale salientar que além da aplicação na medicina legal, a entomologia forense pode ser empregada em outras finalidades. Assim, temos as áreas de:
a) Entomologia forense médico-legal;
b) Entomologia forense urbana;
c) Entomologia forense de produtos armazenados;
d) Entomologia forense ambiental.