SóProvas


ID
2490097
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São exemplos de morte por asfixia:

Alternativas
Comentários
  • Gab: Letra B

     

    Tipos de Asfixias

     

    1) Com constrição do pescoço
    a) Enforcamento - ação de um laço, pela força do próprio peso da vítima.
    b) Estrangulamento - ação de um laço, pela força muscular (mão, em geral).
    c) Esganadura - a ação no pescoço é executada diretamente pela mão.

     

    2) Sem constrição do pescoço
    a) Sufocação direta - oclusão das vias respiratórias (boca, nariz).
    b) Sufocação indireta - compressão torácica impeditiva da respiração (segundo o Dicionário Aurélio, a forma correta é "torácica" e não a usual "toráxica").

     

    3) Introdução do indivíduo em ambiente diverso do ar atmosférico
    a) Afogamento - penetração de líquido nas vias respiratórias.
    b) Soterramento - colocação do indivíduo em meio pulverulento (quase sólido).
    c) Confinamento - colocação do indivíduo em ambiente fechado hermeticamente. O afogamento e o soterramento são modificações qualitativas do meio, e o confinamento representa mudança quantitativa do meio.

  • ASFIXIAS

    Asfixias puras: A)asfixias em ambientes por gases irrespiráveis A.1) por confinamento- ambiente fechado e restrito em que não há circulação de ar ou renovação, em que é consumido o oxigênio e vai se instalando o gás carbônico. A.2) por monóxido de carbono- fixação do monóxido de carbono na hemoglobina (carboxihemoglobina) A.3)por outros vícios de ambientes- por outros gases presentes em fossas, poços artesianos, pântano e agentes irritantes (ex: gás de pimenta, gás lacrimogênio). b)asfixias por obstaculização à penetração do ar nas vias respiratórias B.1) sufocação direta- obstrução da boca e narinas ou obstrução da laringe e traqueia. B.2) sufocação indireta- compressão do tórax C)asfixia por transformação do meio gasoso em meio líquido (afogamento)- penetração de liquido ou semilíquido nas vias respiratórias. D)asfixia por transformação do meio gasoso em meio sólido ou pulvurulento (soterramento)- penetração de substância sólida ou semissólida, pulvurulenta ou granular, na árvore respiratória.

    Asfixias complexas: Asfixias por constrição do pescoço exercida pelo peso do corpo (enforcamento)- constrição passiva do pescoço decorrente do peso exercido pelo corpo. Asfixia por constrição ativa do pescoço exercida pela força muscular (estrangulamento)- asfixia do pescoço ocorre com um laço, cuja força empregada é outra que não o peso do corpo da vítima. C) Asfixias mistas - esganadura- constrição do pescoço com as mãos em que há impedimento da passagem de ar.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • O professor Hygino considera a ELETROPLESSÃO como uma forma de traumatismo que pode causar, por via indireta, uma parada respiratória. Incluindo esse traumatismo entre as asfixias violentas.

    página 516 (texto e atlas 2ª edição)

  • Vale lembrar que também é modo de sufocação indireta a eletroplessão de média ou alta amperagem que, ao atingir o tronco por alguns minutos, causa espasmo na musculatura.

  • asfixia tudo que te tira o AR.

  • Não sei de nada, só que na prova o bicho pega.

    Alô PC"s do meu Brasil.

    Alô Patos-PB / Maringá-PR

  • Rapaz terminado em MENTO e asfixia

  • Asfixias puras: Sufocação direta e indireta, confinamento, soterramento, afogamento

    Asfixias complexas: Enforcamento e estrangulamento. (Laço)

    Asfixias mistas: Esganadura.