Segundo Chiavenato (2007 p.3) "A Administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.". A Administração significa então um processo para a tomada de decisões que devem resultar em ações que promovam a melhoria nas empresas. Esse processo, segundo Maximiano (2004 p. 34), "(...) compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (...), execução e controle".
Planejamento: Processo em que são traçados os planos e objetivos para o futuro da empresa, ou seja, busca influenciar o futuro da organização.
Organização: Processo em que os recursos são alocados de maneira facilitada para que o planejamento seja executado, e "o resultado desse processo chama-se Estrutura Organizacional" (MAXIMIANO 2004).
Liderança: Processo de gestão de pessoas com o objetivo de envolvê-las no trabalho para alcançar os objetivos da empresa.
Execução: Processo de realização das atividades que foram planejadas, através do capital humano e das ferramentas disponíveis.
Controle: Processo que garante a realização dos objetivos. Nesse contexto todas as atividades desempenhadas são comparadas e são analisadas as necessidades da organização e os pontos a serem melhorados.
De acordo com Maximiano (2013), o processo dinâmico da organização ocorre da seguinte forma (POLEC):
“A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreendem cinco processos principais interligados: Planejamento, Organização, Liderança (e outros processos da gestão de pessoas), Execução e Controle”
- Planejamento: “Processo de definir objetivos, atividades e recursos”. Administra relações com o futuro.
- Organização: Define e divide o trabalho e os recursos necessários para executá-lo. Atribuição de responsabilidade e autoridades.
- Liderança: Liderança é o processo complexo de trabalhar com pessoas.
- Execução: Realizar atividades planejadas, por meio da aplicação de energia física e intelectual e consumo de recursos.
- Controle: Assegurar a realização de objetivos e comparar as atividades realizadas com as atividades planejadas e identificar a necessidade de alterações". (Fonte: Maximiano, 2013)
Analisando as alternativas:
A- INCORRETA. Infraestrutura e arquivamento estão errados.
B- INCORRETA. Estão errados (não são funções): decisão, implantação.
C- CORRETA. Estão corretas as seguintes funções (na visão de Maximiano): Planejamento, organização, liderança, execução, controle.
D- INCORRETA. Estão errados: arquivamento, implantação.
E- INCORRETA. Estão errados: infraestrutura, arquivamento, decisão.
FONTE: MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO: LETRA C