-
Gabarito A. Teoria de Processo e Teoria de Conteúdo.
Motivação
De acordo com Daft,1 a motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo! Como a motivação afeta a produtividade, a organização deve canalizar a motivação para os objetivos organizacionais.
Dessa forma, Robbins2 diz que, no ambiente organizacional, a motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais.
Entretanto, a dificuldade existe no fato de que as pessoas são muito diferentes umas das outras. O que pode motivar uma pessoa pode não motivar outras. Existe uma diversidade de teorias motivacionais,3 mas em geral os autores abordam dois tipos de fatores, os extrínsecos (de fora da pessoa) e os intrínsecos (de dentro da pessoa).
De acordo com Bergamini,
No primeiro caso, pressupõe-se que a força que conduz o comportamento motivado está fora da pessoa, quer dizer, nasce de fatores extrínsecos que são, de certa forma, soberanos e alheios à sua vontade. No segundo caso, subjaz a crença de que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, uma vez que têm suas origens nas impulsões interiores; assim sendo, o próprio ser humano traz em si seu potencial e a fonte de origem do seu comportamento motivacional.
Existem, portanto, diversas teorias que se baseiam nos fatores externos e/ou internos do indivíduo. Quando uma empresa oferece um prêmio para o funcionário que bater uma meta está se baseando nos fatores externos (você não teria vontade de bater a meta, mas como existe um estímulo externo – o prêmio – você se esforça para isso).
Já quando você deseja fazer um trabalho bem-feito, pois acha seu trabalho interessante e importante, está se baseando em fatores internos (sua preocupação com os outros ou seu orgulho de fazer um trabalho bem-feito).
-
Questão porca! não traz nenhum contexto para julgamento, copiou e colou - http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_175.pdf.
Satisfação/insatisfação, ou seja, certo ou errado é apenas a vontade da banca!
O mesmo autor traz a ressalva de que “[...] o ambiente de trabalho produz satisfação ou insatisfação com o próprio ambiente, mas não motivação para o trabalho”.
-
O que o examinador quis saber? Que estão viu!
-
Examinador preguiçoso...
-
achava que os aspectos ligados ao ambiente não produzem satisfação, apenas insatisfação se não presentes
e os aspectos ligados ao conteúdo do cargo são motivacionais e produzem satisfação, isso segundo herberg
errei
-
Não faz nem um pingo de sentido isso. O ambiente do trabalho, se for legal, acolhedor etc pode produzir satisfação não só com o trabalho mas como um todo também. Que autor lesado que escreveu isso?
-
gab: A
Influenciado por MasloW Frederick Herzberg desenvolveu a Teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho, conhecido como Teoria Motivação-Higiene.
Segundo Herzberg Existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas: Os fatores higiênicos ou extrínsecos e os fatores motivacionais ou intrínsecos;
o primeiro está relacionado com o ambiente que rodeia o indivíduo, envolvem as condições físicas de trabalho e estão fora do controle das pessoas; eles apenas evitam a insatisfação no trabalho mas isoladamente não gera motivação, são destinados simplesmente como forma preventiva de evitar a insatisfação e manter o equilíbrio do ambiente, pois eles criam um clima psicológico e material saudável, como bem define Maximiano (2000, p. 359):
“ o ambiente de trabalho produz satisfação com o próprio ambiente”, são os benefícios sociais, salários, tipos e chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, o clima de relacionamento entre a empresa e funcionários, regulamentos internos, etc.
Os fatores motivacionais ou intrínsecos estão relacionados com o conteúdo do cargo, ou seja, com aquilo que o indivíduo faz, portanto estão sob o controle do indivíduo. São aqueles que quando são ótimos provocam satisfação e quando são precários evitam a satisfação; envolvem: crescimento individual, reconhecimento profissional, auto-realização, etc. Assim, de acordo com essa teoria não basta boas condições de trabalho para induzir um estado de motivação, para isto é preciso que o indivíduo esteja satisfeito com seu trabalho, conforme define maximiano (2000, p.360), “o conteúdo do trabalho produz satisfação com o próprio trabalho”.
fonte: https://www.esab.edu.br/wp-content/uploads/monografias/cely-miranda.pdf
-
Muito difícil, do jeito que está a questão, dá-se a entender que ambos só geram satisfação. Marquei as duas como errada por entender que a frase está incompleta.
A banca poderia facilmente marcar como as duas certas ou as duas erradas apenas pelo modo de explicar o gabarito.
-
Ambiente de trabalho não é um fator higiênico?
-
é marca X na bolinha certa e pronto, porém questões como essa não servem de embasamento para outras bancas, uma vez que o ambiente de trabalho não gera satisfação,mas evita a INsatisfação.
Pergunte para uma pessoa que trabalha em um puteiro se ela tem satisfação.Ela vai responder que não tem satisfação, mas sim que evita a Insatisfação,pois está ganhando bem.
É como se fosse um ponto neutro
A segunda está correta, já que trata-se de um fator intrínseco(motivacional)
-
Questões assim dessa banca, na dúvida, marco tudo certo
-
Acredito que a questão traz implícito o conceito da "Teoria da motivação",especificamente da teoria bifatorial de Hersberg:
Fatores extrínseco (Higiene) e fatores intrínsecos (fatores de motivação).
Esse conteúdo está também relacionado a Administração Geral.
-
Quem foi por herzberg, errou. Muito estranha essa questão. Vai na contramão de tudo que estudei em GP. #segueobaile
-
o ambiente de trabalho produz satisfação com o proprio ambiente
se vc trabalhar em um local organizado cheiroso e com plantar e orquideas maneiras isso nao vai te prodduzir satisfação? claro =D
o conteudo do trabalho tbm produz satisfação já que trabalhar com o que vc gosta fica bem mais prazeroso!
como disse o amigo . questoes dessa banca > na duvida? MARCDA TUDO CERTO!
-
Essa questão foi muito mal elaborada, porque todas as afirmativas vão depender de outras informações para chegar ao gabarito:
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O ambiente de trabalho produz satisfação com o próprio ambiente. (É possível se o ambiente estiver propício, caso contrário não irá - precisaríamos de mais informações para dizer que sim ou que não).
II. O conteúdo do trabalho produz satisfação com o próprio trabalho. (É possível se o conteúdo do trabalho estiver em sintonia com as competências, capacidade e motivação do funcionário, caso contrário não irá - precisaríamos de mais informações para dizer que sim ou que não).
Essas afirmativas são muito subjetivas, quem não estudou acerta, pois vai só pela afirmação, mas quem estudou e conhece as características fica com o C. na mão, não sabe se responde sim ou não. Na dúvida com essa banca, respondam: Todas estão corretas!
-
Segundo Chiavenato (2010, p. 488)
"A QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) do cargo. Ela afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal"
-
LETRA A