SóProvas


ID
2490961
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O assessor de imprensa de uma instituição pública reuniu os jornalistas da equipe para apresentar orientações sobre redação e edição para mídias digitais.

A primeira instrução foi a de se evitarem textos longos, porque são inadequados para as novas mídias. Essa afirmação está:

Alternativas
Comentários
  • Acho um gabarito bem questionável. Porque a orientação do assessor foi para "EVITAR" textos longos. O que não faltam na rede são orientações para evitar o uso de textos longos. É possível, mas não deve ser recorrente... 

     

    Falha #9 Textos longos nas redes sociais

    Este item é um pouco polêmico. A verdade é que textos longos nas redes sociais não são necessariamente algo proibido ou errado. Usar esse recurso na maioria dos posts de determinadas redes precisa ser repensado. O Twitter, por exemplo, já traz em sua essência textos concisos. Porém, outras já garantem mais liberdade aos usuários, como o Facebook, LinkedIn e Instagram. Diante dessas possibilidades, cabe às marcas ter bom senso no momento de suas postagens, de modo a garantir o engajamento por seus seguidores.

     

    4. EVITE POSTAR CONTEÚDO MUITO LONGO

    As redes sociais funcionam bem quando se tem agilidade na comunicação e, por esse motivo, os textos longos são descartados logo de cara. De acordo com a empresa Buddy Mídia, posts com menos de 80 caracteres têm 27% mais engajamento. Portanto, atraia mais pessoas com menos. A lei aqui é: seja eficiente!

  • O gabarito é C (incorreta, porque o texto longo pode ser veiculado adequadamente, desde que fracionado em textos menores), mas é questionável.

  • Texto longo e fracionado? Qual a fonte desse elaborador????????????

  • Pra quem ficou entre 'B' e 'C'

    Bom, fiquei entre 'B' e 'C' por longos minutos e marquei a correta. Tentando colaborar: a questão fala em 'novas mídias', a 'B' fala em 'mídias sociais'. Não são sinônimos. A 'B' fala em 'desacostumados'. Estariam se um dia tivessem lido textos longos. Dentro de uma especulação, que o universo da resposta, faz mais sentido eles nunca terem criado esse hábito - ler texto longo. Daí, não faz sentido 'desacostumados'. É possível notar em grande veículos de comunicação e em alternativos também textos interessantes e longos. A sacada está em parágrafos curtos.

  • Também achei muito questionável esse gabarito. Fracionar textos longos é pedir para perder o leitor. Lembro-me de acompanhar o Gaudêncio Torquato no Twitter e, apesar dos textos serem interessantíssimos, era insurportável receber pequenas parcelas de texto em doses "homeopáticas". Não consegui mais acompanhar seus tweets.