SóProvas



Questões de Mídias Sociais e Jornalismo


ID
114517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

A transposição das notícias do meio impresso para a Web exige competências técnicas que ultrapassam a simples reportagem dos fatos.

Alternativas
Comentários
  • Muito além da simples transposição de texto de uma plataforma para outra, a produção de textos para web exige conhecimentos de arquitetura da informação, web writing, postagem de vídeos, dentre outros. 
  • Essa questão seria passível de anulação. Isso porque se formos pensar em transposição como era feito no Webjornalismo de primeira geração, que era a simples cópia do texto impresso para o ambiente online, não exigia grandes competência técnicas. Era apenas um copia e cola...

  • A redação desse item ficou bem confusa, porque quando se fala em transposição de notícias dos meios impressos para a web, fala-se em Webjornalismo 1.0, praticado na metade dos anos 90, logo quando as empresas jornalísticas aderiram à internet. Naquela época, a web ainda não possuía uma linguagem com características próprias e não eram exigidas tantas competências técnicas dos profissionais/jornalistas como atualmente. A web 2.0 mudou esse panorama.


ID
114520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

Hipertexto é um bloco de diferentes informações digitais interconectadas. Ele permite que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, desde que siga uma ordem linear.

Alternativas
Comentários
  • "Hipertexto ou hypertext trata-se de um texto que permite leitura não-linear, viabilizada pela utilização dos hiperlinks. Ou seja, se estamos visualizando um hipertexto na janela de um navegador e clicamos em um hiperlink, somos remetidos a outro conteúdo, geralmente associado ao anterior.Essa possibilidade sucede-se ao longo de toda a navegação possibilitando quefaçamos uma leitura não-linear."Ponto dos Concursos
  • Questão errada. Uma das características do hipertexto é permitir uma leitura não-linear. 
  • Além de não linear, o hipertexto é, a princípio, não hierárquico (nenhuma informação é mais importante do que a outra, já que estão espalhadas e serão acessadas de acordo com o interesse do leitor). 


ID
131047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Com a emergência de novas tecnologias de comunicação radiofônica e televisiva e a freqüente associação entre as redes de rádio e TV, o sistema de broadcasting foi substituído integralmente pelo podcasting no Brasil. A principal vantagem do último está na possibilidade de integração e compartilhamento de conteúdos, a exemplo dos serviços de rádio-agência.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão  está  na substituição integral do broadcasting pelo podcasting.
    O Podcast é uma nova maneira de receber conteúdo em áudio e vídeo pela internet.  É um conceito de disseminação de programas por meio do uso da internet. O objetivo dele é disponibilizar programas de áudio ( como por exemplo os de rádio) e deixá-los disponíveis às pessoas em sites da internet, mas sem a necessidade de estar conectado (ligado) no exato horário em que o programa está sendo apresentado.

    "Cast" deriva da palavra broadcasting, ou seja, transmissão de sinais de rádio, tv ou outra fonte para vários equipamentos e pessoas ao mesmo tempo.
  • Errado
    Cristalino está que o sistema de broading cast não substituiu o de podcasting, muito menos de maneira integral como afirma o item do Cespe.
  • O sistema de broadcasting  NÃO foi substituído pelo podcasting, muito menos integralmente.

  • Broadcast é um termo que vem do inglês e significa transmitir.

    É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: broad, que significa largo ou em larga escala, e cast, que significa enviar, projetar, transmitir.

    broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia. Pode ser via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente, de vídeos e músicas.

    Fonte: netshow.me


ID
138559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo informações da Agência France Press, no
último ano a circulação diária média dos jornais norte-americanos
caiu mais de 10%. Entre abril e setembro de 2009, os jornais
publicaram 30,39 milhões de exemplares por dia, em média,
contra 34 milhões durante o mesmo período de 2008. A queda é
maior que a registrada no período de outubro de 2008 a março de
2009 (!7,09%) ou no período precedente (!4,64%).

O escritório de auditoria da difusão (ABC) confirmou
que o Wall Street Journal, o único entre os 25 maiores jornais
do país a ganhar leitores (+0,61%, atingindo 2,02 milhões de
exemplares), tornou-se o diário com maior circulação semanal,
passando o USA Today (cujas vendas caíram 17,05%, chegando
a 1,9 milhão de exemplares).

O San Francisco Chronicle sofreu a maior queda
(25,82%), e o New York Times teve mais sorte que muitos
outros, com uma circulação reduzida em 7,28%, chegando a
927.851 exemplares.

O recuo não poupou os tablóides: o New York Post, que
como o Wall Street Journal pertence ao império News
Corporation de Rupert Murdoch, viu sua difusão cair 18,77%,
atingindo a marca de 508.042 exemplares.

Luciana Medeiros. Desmoronamento da imprensa americana se
acelera. Verbo Virtual, 26/10/2009 (com adaptações).

A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo
e no Brasil, julgue os itens seguintes.

Nos Estados Unidos da América, a redução na circulação dos jornais é acompanhada pela queda das receitas publicitárias e pela migração dos leitores para a Internet, o que tem provocado a falência de vários grupos de imprensa, além de causar reduções de efetivos nas redações de todo o país.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a típica pergunta que só acerta quem fica ligado no mundo da comunicação. Esta resposta não está nos livros.

  • Cristina, a resposta está no texto.


ID
141526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O surgimento das mídias digitais alterou a forma como as pessoas se comunicam. Sobre essas mídias, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • e) tornaram a informação mais transparente.
  • Acertei por eliminação, mas discordo  do posicionamento da banca. As mídias digitais são mais transparentes do que a velha mídia burguesa. Esse é o posicionamento, inclusive do Pierre Levy.


ID
187636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No contexto de difusão e apresentação de fato jornalístico, é correto afirmar que a Internet é

Alternativas

ID
198040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Os sítios de código aberto permitem que o público comente acerca dos conteúdos jornalísticos já publicados e colabore na elaboração dos mesmos, permitindo, ainda, que o público insira material original nesses sítios.

Alternativas
Comentários
  • O ponto de partida desse modelo foi o Jornalismo de Código Aberto (Open Source). Tendo como exemplo o Slashdot, que é voltado para o público que acompanha o noticiário de tecnologia, ele tem por base única e exclusivamente notícias relatadas por seus leitores.

     

    A dura separação que antes existia entre os que fazem as notícias e os que recebem as informações desapareceu com o mundo virtual. É nesse contexto que surgiu o open journalism, ou jornalismo aberto, no bom português. A pluralidade sugerida pelo termo também dá margem para um vasto campo de possibilidades de atuação, assim como de nomenclaturas: jornalismo cidadãojornalismo colaborativojornalismo de código aberto.

    Com a presença de moderadores, o leitor redige seu material e o cadastra através de um formulário online. As pessoas propõem histórias e a postagem é aberta até mesmo para os que não querem ser identificados.

    Outra importante iniciativa nessa área é o site OhmyNews, exemplo de jornalismo de código aberto de Seul, na Coréia do Sul. Há mais de 10 anos, ele edita matérias de “cidadãos repórteres”, permitindo comentários e contribuições em dinheiro.

    A tecnologia wiki também incorpora esse princípio da reformulação de textos e de novas versões. Com ela, foi possível dar início a projetos como o Wikipedia e o Wikinews. Com esta última, a intenção é conseguir o  mesmo ambiente colaborativo presente na Wikipedia, mas com a função primordial de produzir notícias, não verbetes de uma enciclopédia. Cabe aos leitores produzir pautas e alterar os textos noticiosos. O material produzido tem autoria coletiva.

  • OhmyNews () é uma agência de notícias da  que se diz ser a mais nova e a maior agência do mundo desde . A OhmyNews é uma  cujos proprietários são os  e estações de  que contribuem para a OhmyNews. Vários mídias são assinantes da OhmyNews, pagando uma taxa para usar o material da OhmyNews, mas não são membros da cooperativa.

    O lema da OhmyNews é "Cada cidadão é um repórter".

    É a primeira do seu género mundialmente a aceitar, editar e publicar artigos dos seus leitores, num estilo aberto de reportar notícias.

    "O fenômeno de "jornalismo de cidadãos", na Coréia do Sul, criado em 2000, pela OhmyNews, é outro exemplo. Nesse caso, cerca de cinquenta repórteres e editores profissionais selecionam, editam e complementam artigos noticiosos escritos por mais de 40 mil amadores, desde estudantes da escola fundamental até professores de pós-graduação. Esses voluntários apresentam entre 150 e 200 artigos por dia, que respondem por mais de dois terços do conteúdo da OhmyNews. Para tanto, recebem um pequeno estímulo monetário: se o artigo sair na primeira página, privilégio de uma pequena fração do total, o autor recebe cerca de US$ 20. Por que fazem isso? "Estão escrevendo artigos para mudar o mundo, não para ganhar dinheiro", diz Oh Yeon Ho, fundador do site."

    Trecho retirado do livro "A Cauda Longa - Do mercado de massa para o mercado de nicho". Chris Anderson (2006).

  • "Brambilla salienta que a aplicação deste conceito gerou a nomenclatura jornalismo open source em que as notícias “passam a ser produto de domínio público, tanto na sua elaboração quanto na sua fruição” (BRAMBILLA, 2005a, p.10)"

    Fonte: Práticas de Jornalismo Amador em Plataformas Interativas: uma revisão bibliográfica


ID
198043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Alguns autores defendem que as experiências de rádios pessoais na Web, por não possibilitarem a emissão de programação no tempo real do ouvinte e da sociedade na qual ele está inserido, não se configuram como autêntica mídia rádio nem como radiojornalismo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Notem que a questão não afirma ser isso "rádios pessoais na Web não se configuram como autêntica mídia rádio nem como radiojornalismo" -- a questão diz: alguns autores... mesmo que não tenhamos certeza dessa assertiva, é bem provável existir acadêmicos e profissionais com essa linha de pensamento.
  • A questão demanda um subjetivismo, não cita autores, adora uma corrente minoritária...

  • Não entendi pq as rádios web não possibilitariam "a emissão de programação no tempo real do ouvinte e da sociedade na qual ele está inserido".

  • Respondendo à Aline, as rádios web não precisam ser em tempo real pois os programas podem ser gravados, como faz atualmente a rede globo em seus podcasts. Também não precisa estar inserida no contexto de sua sociedade, pois pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo. Um brasileiro pode, por exemplo, fazer um programa só sobre bandas de rock finlandesas, sendo que estas não tem qualquer representatividade no Brasil.
     

    Errei a questão pois nunca tinha lido nenhum tipo de crítica a esse respeito.   

  • Que autores, Cespe?

  • Certo. Existem várias diferenças entre as Web Rádios ou Rádios Online e o Rádio propriamente dito. Uma das diferenças é que o rádio é:

    • invisível (opera por ondas eletromagnéticas)
    • necessita de concessão governamental para q uma emissora funcione

    As Web rádios não são invisíveis (operam em streaming, dados) e não necessitam de concessão gov

    Esse conceito do rádio na internet é bem complexo mesmo. Espero tê-los ajudado

    https://blog.brlogic.com/pt/quais-as-diferencas-entre-uma-web-radio-e-uma-radio-tradicional/


ID
198046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

A prática do podcasting, por se tratar de uma forma de transmissão de áudio, não enfrenta resistência do meio acadêmico para ser considerada autenticamente uma forma da mídia rádio.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que não enfrenta resistência do meio acadêmico para ser considerada autenticamente uma forma de mídia rádio, sendo que na verdade a forma de mídia rádio seria o broadcast.

    É o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/f.html
  • Toda teoria, por mais verdadeira que pareça, sempre tem seus contraditórios, sobretudo no meio acadêmico.

  • A prática do podcasting, por se tratar de uma forma de transmissão de áudio, não enfrenta resistência do meio acadêmico para ser considerada autenticamente uma forma da mídia rádio.

    ERRADO. O podcasting enfrenta sim resistências no mundo acadêmico para ser considerada uma autêntica forma de rádio. Alguns consideram que para ser rádio é necessário que o programa seja ao vivo, mas outros contradizem alegando que existem podcasts ao vivo. Já outros, dizem que pra ser podcast deve ser gravado, mas existem produções de rádio que são gravadas.

    (Fonte: Magaly Prado, Webjornalismo, página 129)


ID
198052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

A fusão entre produtores e consumidores (prosumers) de informação jornalística online, embora cause polêmicas, já tem uma denominação corrente que é a de jornalismo cidadão ou colaborativo.

Alternativas
Comentários

  • "Prosumer é um termo originado do inglês que provém da junção de producer (produtor) + consumer (consumidor) ou professional (profissional) + consumer (consumidor).Este neologismo possui dois significados distintos, porém complementares.

    Alvin Toffler, o visionário e escritor da obra A terceira onda, criou este neologismo para indicar o novo papel do consumidor na sociedade pós-modernaO consumidor atual é exigente e acaba forçando a indústria a produzir aquilo que ele quer comprar quebrando, portanto, o paradigma de que a indústria é que detém o poder da cadeia de suprimentos.Este poder conquistado pelo público consumidor advém da alta competitividade dos mercados, sejam eles globais ou locais, e que a todo instante direcionam suas estratégias a fim de satisfazer o cliente e torná-lo cada vez mais lucrativo ao longo do tempo."

    .


ID
214561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Isso se chama transparência.


ID
226438
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Fontes jornalísticas estão exponencialmente disponíveis por meio de instrumentos como Twitter search, Twazzup, Twellow, Twellowhood e Wefollow. Esses são alguns dos muitos recursos de RAC. Assinale a correta definição da expressão e seu uso.

Alternativas
Comentários
  • Reportagem com Auxílio do Computador (RAC)
    • conjunto de técnicas de reportagem que usam o computador como ferramenta principal.
    • Técnica de reportagem que envolve a navegação e busca na Internet, utilização de planilhas de cálculo e bancos de dados, que servem para colher e processar informação.
    • O objetivo é ganhar velocidade e precisão na apuração e análise de grandes quantidades de dados quando se escreve uma reportagem. Entre essas técnias destacam-se pesquisa avançada na internet, uso de planilhas eletrônicas, desenvolvimento de bancos de dados - além de conceitos estatísticos emprestados às Ciências Sociais.
     
  • ver: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/v-z.html
  • Gabarito: letra "e"

    reportagem com auxílio do computador é mais conhecida pelas siglas que a representam: RAC ou CAR (em inglês, de computer-assisted reporting).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagem_com_aux%C3%ADlio_do_computador



ID
234727
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à globalização da informação jornalística, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A agência de informação Havas foi fechada logo após a Segunda Guerra Mundial, sob a acusação de haver colaborado com os nazistas, quando os alemães ocuparam a França. A agência Reuters foi sua sucessora, a partir de 1944.
( ) O surgimento do jornalismo on-line fortaleceu ainda mais o papel das agências de notícia internacionais, com destaque para a Reuters, AP, AF e CNN, que cotidianamente veiculam seus conteúdos e imagens nas páginas principais dos sites noticiosos que contratam seus serviços, em especial na seção chamada breakingnews, ou "últimas notícias".
( ) A proliferação de agências de notícias on-line diminuiu drasticamente o chamado "furo jornalístico", ou seja, reportagens que são difundidas com exclusividade por determinado veículo e que tornam sua leitura um ato único e singular de informação.
( ) Textos de agências internacionais utilizados pelos jornais não precisam ser identificados com o nome da agência mesmo quando utilizados integralmente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A questão "A proliferação de agências de notícias on-line diminuiu drasticamente o chamado "furo jornalístico", ou seja, reportagens que são difundidas com exclusividade por determinado veículo e que tornam sua leitura um ato único e singular de informação", para mim está errada. O furo jornalístico ainda acontece, porém com mais frequência nas agências. Como o gabarito considera a questão verdadeira, parece não classificar a internet como um veículo!!
  • A Havas virou a AFP:

    As agências surgiram em meados do século XIX, com a fundação da primeira agência, a Havas, por Charles-Louis Havas em 1835. Sediada em Paris, a Havas enviava as principais informações e notícias do exterior por telegramas para os jornais, que pagavam por esse serviço. Em 1851, um sócio de Havas, o alemão naturalizado britânico Julius Reuter, deixou a empresa para fundar uma nova agência em Londres, a Reuters. Em 1849, outro empresário, Bernard Wolff, fundou a Wolff, que se tornaria a agência principal da Alemanha. A Reuters existe até hoje, enquanto a Havas acabaria se tornando a atual Agence France-Presse (AFP) e a Wolff deu origem à atual Deutsche Presse-Agentur (DPA). Em 1853, Guglielmo Stefani fundou aAgenzia Stefani, em Turim.


    Quando, no começo da Primeira Guerra Mundial (1914-18), Jorge Mitre, diretor do jornal La Nación, de Buenos Aires, que queria oferecer uma informação equilibrada aos seus leitores, perguntou à agência de notícias Havas “Por que não há comunicados alemães nem austríacos nos seus serviços? Vocês riem de nós...”, um diretor da Havas respondeu: “Nous sommes françaises”. Mitre, irritado, cancelou o contrato com a agência.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_monopolio_da_informacao



  • Não foi, necessariamente, a proliferação das agências de notícias on-line que gerou a diminuição dos furos jornalísticos. Simplesmente o alto grau de concorrência entre os veículos de comunicação e o surgimento da internet é que foram fatores decisivos para uma cada vez mais escassa exclusividade na divulgação de notícias. Questão analisa esse processo de forma simplória e merece ser anulada.


ID
289297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a evolução tecnológica dos meios de comunicação e
as consequentes transformações da informação gerada, processada,
armazenada e manipulada, julgue os itens que se seguem.

São ferramentas da Web 2.0: blogs, Wikis, vídeos, conferências, redes de relacionamento e mashups/RSS. A utilização do Wiki, software que permite o acesso e a edição coletiva de informações e documentos no ambiente da Web, requer gerenciamento, dada a necessidade de confirmação da veracidade da informação transmitida, que provém de várias fontes.

Alternativas
Comentários
  • corrigindo o amigo videoconferências é o plural de conferências em vídeo como o colega quis dizer em seu comentário. Mas creio que a questão "em questão" não se referiu a isso e sim á vídeos mesmo.
    Singular videoconferência
    Plural videoconferências
  • Wiki não é um software. Portanto, a questão deveria ser considerada errada.

    "Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa."

    Fonte, Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:O_que_%C3%A9_um_wiki

  • Corrigindo a informação abaixo:

    Um Software Wiki é um tipo de software colaborativo para executar sistemas wiki. Permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema simples, sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Ele é geralmente implementado em scripts CGI. Uma WikiWikiWeb ou uma "fazenda wiki" é um site de várias páginas na forma deHTML para fácil edição. Wikis são usados para colaboração, conversação e documentação e para várias outras coisas. Tipicamente, as páginas são armazenadas em RDBMS e o hiperlink é dinâmico. A Wikipédia é um exemplo deste sistema.

    Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Software_wiki

  • Corrigindo o colega Ingo!

    Quando as pessoas pensam em wikis, geralmente, pensa-se na Wikipedia. No entanto, as empresas descobriram que usar o software wiki para construir Web sites, gerenciar manuais de usuários on-line e incentivar colaboração entre funcionários leva o software muito além da caixa.


ID
289921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O fechamento permanente de matérias em portais jornalísticos na Internet e a necessidade constante de publicação e atualização de conteúdos promoveram o aumento da visibilidade de novos atores e novos cenários políticos. Em uma ordem reversa, houve um endurecimento das linhas editoriais e a diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet.

Alternativas
Comentários
  • o erro está em endurecimento das linhas editoriais em vez de falar em flexibilização? Alguém concorda?
  • Acredito que o erro esteja, também, em afirmar que houve a "diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet". Não é porque a notícia é produzida para a internet que a figura do gatekeeper é dispensável; pelo contrário, ele é essencial no processo. 

  • Creio que o erro esteja em toda a 2ª frase. Ora, não parece correto dizer que houve uma "diminuição na quantidade de selecionadores". Com a internet, a tendência é justamente a multiplicação desses selecionadores.


ID
290104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando as relações entre mídia, contemporaneidade e
publicização da informação, julgue os itens subsequentes.

Jornalistas sempre formaram um público estratégico, destinatário das atenções dos jornalistas de assessoria de comunicação e imprensa. No entanto, essas relações interpares se viram redimensionadas a partir da Web 2.0, especialmente no que se refere a cadastros para envio e recebimento de informações e links de produtos e serviços.

Alternativas

ID
290107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando as relações entre mídia, contemporaneidade e
publicização da informação, julgue os itens subsequentes.

As tecnologias digitais proporcionaram multiplicidade de acesso às informações, ampliação de espaços de interação e novas configurações para a produção das notícias. Essas mudanças implicaram reconfiguração das práticas comunicacionais nas organizações e, nesse contexto, diminuição da relevância das mídias lineares (TV, rádio e mídia impressa).

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro está em chamar de mídias lineares a TV, rádio e mídia impressa.

  • O erro esta em relacionar uma inexistente DIMINUIÇÃO de relevência. Não diminui a relavância das mídias LINEARES, apenas a aumenta em relação à web.
  • Erro por extrapolação: se as tecnologias digitais proporcionaram multiplicidade de acesso às informações, ampliação de espaços de interação e novas configurações para a produção das notícias, essas mudanças de fato implicaram reconfiguração das práticas comunicacionais nas organizações; mas é exagero dizer que foi diminuída a relevância das mídias lineares (TV, rádio e mídia impressa). É só lembrar o quanto as mídias tradicionais ainda são fortíssimas formadoras de opinião e influenciadoras da agenda pública.


ID
295930
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornal coreano OhmyNews, lançado em 2000 por Oh Tem-ho com a proposta de modificar a maneira como as informações são produzidas é um dos mais festejados exemplos de “jornalismo participativo” no ambiente on line. Esse tipo de jornalismo caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da C ?


ID
295987
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A produção de conteúdo jornalístico para a internet deve levar em consideração que

Alternativas

ID
310567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.

O efeito de uma notícia sobre o público é algo que depende do tratamento dado ao assunto pelos meios de comunicação, sem a interveniência de fatores como pertencimento a redes sociais, formação educacional, religiosa, gênero e etnia.

Alternativas

ID
310588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução, muita redução: o jornalista, no ambiente online, está longe de ser o definidor da pauta nos portais e blogs, que refletem diretamente o fluxo e as tendências das midias socias, sobre as quais não existem nenhum controle editorial.

  • Com a internet, ouvir o público passou a se tornar um diferencial na rotina produtiva do jornalista. O gatekeeper inalcançável que dita o que os outros devem saber perdeu força sim.

  • A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

    ERRADO, pois a mídia não detém mais o único e exclusivo poder de emissão (modelo um-todos), o receptor se tornou mais empoderado, passando a participar no processo de produção da notícia, com isso, aumentou-se os atores que selecionam os fatos importantes que viram notícia (modelo muitos-muitos).


ID
329569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou
valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns
fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do
jornalismo, julgue os itens subsequentes.

A teoria dos valores-notícia é um sistema obsoleto, que não considera as modernas contribuições, tanto da Internet quanto das redes sociais, ao jornalismo.

Alternativas

ID
396655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso privados de informação.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso privados de informação.

    Acredito que devido à interatividade o caráter transformador reside justamente na capacidade de utilização coletiva na produção e utilização das informações.
    A wikipedia é um bom exemplo onde existe essa colaboração entre os usuários.
    Bons estudos!
  • Concordo com o comentário anterior. Entendi que o erro está em uso privado da informação, quando se trata, na verdade, de compartilhamento da informação.

  • Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso COLETIVOS de informação.


ID
396658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

A comunicação digital presente em mídias sociais e portais corporativos, por ser dinâmica e quase instantânea, não precisa estar alinhada com a estratégia global de comunicação da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Todas as formas de comunicação devem estar alinhadas com a estratégia de comunicação da empresa.

ID
396661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • podemos segmentar, fazendo assim, a comunicação dirigida.
    No facebook é possivel segmentar idade, sexo, localidade dentre outros.

ID
398842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

Segundo alguns pesquisadores, o web-rádio, para que seja considerado rádio, deve manter as três características definidoras do rádio, ou seja, deve ser um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • o erro está na palavra "invisível"
  • Questão errada. Como destaca Meditsch (2001), o rádio ainda se manterá sonoro. Mas não poderá mais se balizar por suas três características definidoras: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • Questão da FCC: O Rádio Digital permite abrir o canal de rádio para a transmissão de dados, como textos e imagens no visor do aparelho receptor´.

    ---------------

    Ou seja, a web-rádio não é um meio de comunicação sonoro e invisível, pois boa parte de seu conteúdo também poderá ser lido.

    Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.

     

    http://www.drm-brasil.org/content/o-que-%C3%A9-r%C3%A1dio-digital

  • Aqui vai um desabafo.

    Já devo ter feito, pelo menos, umas 10 questões (o que considero muito) da Cespe com o início da assertiva com esse "segundo alguns pesquisadores". Óbvio que o elaborador da prova tem a liberdade de abordar um tema de maneira que o candidato "erre" a questão, afinal é esse o objetivo de uma prova de concurso, reprovar pessoas. Porém, não é "vale tudo". Uma prova de concurso é um documento vinculado a um edital de caráter normativo (ou deveria). Precisa sim de referência. Para um prova do cargo de jornalista, feita e elaborada por jornalistas, com tantos autores que podem ser referenciados, é realmente uma tristeza p/ quem estuda com seriedade encarar uma "elaboração" dessas.


ID
398845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Uma sala virtual de imprensa deve caracterizar-se, sobretudo, pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos, de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão e dos fatos organizacionais da empresa ou instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado   Sala virtual de imprensa (SVI) é uma versão eletrônica dos materiais de divulgação impressos, vídeos, fotos, relatórios de atividades, balanços sociais e financeiros. Dependendo do foco empresarial da organização, pode conter dados estatísticos de periodicidade inferior a anual, canais diretos como salas de conversação, descrição de serviços e produtos oferecidos, lista de fontes e espaço tira-dúvidas.   Segundo Wilson da Costa Bueno: "a existência da sala de imprensa não significa, no entanto, que as empresas brasileiras estejam organizando, corretamente e de maneira competente, este espaço fundamental de relacionamento com os jornalistas. Pelo contrário, com raras exceções, elas têm uma visão restrita e equivocada da Sala de Imprensa, concebida apenas como um mero depósito de releases e de alguns poucos materiais (como fotos, por exemplo). Este fato acentua a falta de uma cultura de comunicação sintonizada com as novas tecnologias".   Várias empresas possuem SVIs, como a Record, a Vale, Bradesco etc.   Vejamos a questão: a SVI deve (pode, não necessariamente deve) caracterizar-se pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos...

  • O erro desta questão está em afirmar que a SVI serve existe  "de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão (...) da empresa ou instituição". A função dela não é esta, pois há outras seções específicas do site de uma instituição em que se pode encontrar essas informações. O erro é bem sutil mesmo.

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • Quase 11 anos de um excelente comentário!

  • A sala de imprensa virtual é uma área no site destinada a jornalistas — embora outros públicos podem estar interessados no conteúdo — e faz parte da estratégia de relacionamento com a mídia.

    Funciona como um espaço para profissionais que estão à procura de informações para escrever uma notícia, desenvolver um post ou contar uma história, tentando encontrar um contato corporativo para tirar as dúvidas e checar os fatos.

    Estes espaços reúnem materiais relevantes como fotos e áudios, releases, entrevistas, press-kits, vídeos, entre outros recursos essenciais que facilitem o trabalho da imprensa para a construção de uma notícia jornalística. Por isso, as informações devem estar atualizadas.

    Fonte: Comunique-se


ID
398851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

A facilidade de difusão de informações na Internet pode levar uma organização a melhorar a sua presença nos ranques de acesso, mas a duplicação de conteúdo pode-se transformar em disfunção e até mesmo em um problema ético, se for feita de forma abusiva.

Alternativas
Comentários
  • Disfunção narcotizante: é o efeito que o excesso de informãções causa sobre as "massas", tornando as pessoas menos críticas devido ao grande volume de dados a que têm contato.

ID
398854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Sítios-espelhos e discos-espelhos são úteis em situações de acidentalidades (incêndio, enchente etc.) ou de ruína física de equipamentos, podendo evitar a perda de investimentos e a frustração de internautas fidelizados.

Alternativas
Comentários
  • Sites espelho são normalmente utilizados para oferecer fontes múltiplas da mesma informação, e eles são especialmente úteis como uma forma de acesso confiável na hora de fazer downloads de materiais que são vastos.

    São feitos para proteger os dados da ruína física, o que normalmente acontece em termos de material, de equipamento que fica estragado por algum motivo sem possibilidade de ser reconstituido (i.e. fogo, enchente, etc). 
  • São os Mirrors. Sites que sofrem ataques ou são derrubados possuem "espelhos" para que o acesso permaneça. Já vi um que tinhaaté 5 mirrors.


ID
398860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

O crescimento exponencial de informações no ciberespaço, incluindo vídeos, gerou disfunções como o peso dos arquivos e o excesso de links e, com isso, a queda na oferta de serviços online e de empresas virtuais.

Alternativas
Comentários
  • "O crescimento exponencial de informações no ciberespaço, incluindo vídeos, gerou disfunções como o peso dos arquivos e o excesso de links.." 
    Esse trecho pode até ser verdade, principalmente em relação à vídeos. Um exemplo claro são os vídeos em 4k, que garantem uma qualidade extraodinária, entretanto exigem máquinas com configurações robustas para serem manipulados. 

    "e, com isso, a queda na oferta de serviços online e de empresas virtuais."
    Pelo contrário, o crescimento exponencial de informações no ciberspaço fez com que surgisse toda uma gama de empresas voltadas justamente para o gerenciamento das informações na rede (we transfer, google drive, dropbox e etc). Trazendo a reboque, inclusive, um novo conceito de arquivar informações, o Cloud Storeage (Armazenamento na Nuvem).


ID
398929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

O jornalismo digital reforça as fronteiras entre os espaços público e privado, contribuindo, assim, para a manutenção da privacidade das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Ele reduz as barreiras, não as reforça.

  • As fronteiras do público e do privado se enfraquecem. Prova disso são as redes sociais, os blogs, vídeos do Youtube etc. Ocorre uma "mistura" entre essas duas esferas, o que traz novos debates tb acerca da opinião pública: temas que antes não eram debatidos e refletidos pela sociedade, passam a ser agendados devido à influência e a presença deles das novas mídias.


ID
398932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

As páginas dos sítios jornalísticos na Internet são produzidas em linguagem HTML, cuja constituição por meio de tags controla a formatação de textos e de imagens na tela do computador, assim como os links de hipertexto.

Alternativas

ID
398935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

Ao ampliar, com base no alto grau de interatividade propiciado pela Internet, a autonomia do público, que passa a questionar a prerrogativa jornalística na produção da notícia, o jornalismo digital recupera o seguinte axioma de McLuhan: o meio é a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • "Marshall McLuhan parte de uma tese central: o Meio é a Mensagem.  Trata-se de uma formulação excessiva pela qual o autor pretende sublinhar que o meio, geralmente pensado como simples canal de passagem do conteúdo comunicativo, mero veículo de transmissão da mensagem, é um elemento determinante da comunicação."
  • Ampliar a interatividade porque ela já existia no rádio (com ligações dos ouvintes), mas em uma menor proporção.


ID
398938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

As redes sociais assumem a condição de microesferas públicas e devem ser consideradas como fontes e(ou) caixas de ressonância no trabalho do jornalismo em qualquer suporte, mas principalmente no jornalismo digital.

Alternativas

ID
420940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os elementos do processo comunicativo são o comunicador, a mensagem, o canal, o receptor, as fontes e os  efeitos da comunicação.

            Felipe Pena. Teoria da comunicação: conceitos,mídias e profissões. Rio de Janeiro, 2005, p. 17.


A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue o  item  a seguir, que se refere a fundamentos teóricos da comunicação.

No campo dos estudos dos efeitos da comunicação na atualidade, destaca-se a chamada teoria da cauda longa (the long tail theory), que analisa como as mensagens da mídia se propagam na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A teoria da Cauda Longa diz que nossa cultura e economia estão mudando do foco de um relativo pequeno número de ‘hits’ (produtos que vendem muito no grande mercado) no topo da curva de demanda, para um grande número de nichos na cauda. Como o custo de produção e distribuição caiu, especialmente nas transações online, agora é menos necessário massificar produtos em um único formato e tamanho para consumidores. Em uma era sem problema de espaço nas prateleiras e sem gargalos de distribuição, produtos e serviços segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produtos de massa.

  • errada

    Não tenho certeza, mas acho que a questão trata da Teoria Crítica
    É uma corrente teórica fundada pela Escola de Frankfurt que usa as ideias marxistas e investiga a produção midiática como um feito da era capitalista. Seus estudos procuram desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras como filmes e músicas. fonte:http://pautar.com.br/teorias-da-comunicacao-resumo-com-ilustracoes/

    se alguém souber, me corrija, por favor!

     

    Conceito criado por Anderson (2006), The Long Tail se tornou
    recorrente quando o assunto é economia contemporânea/digital e segmentação
    de mercado.
    Anderson explica que após o surgimento da internet foi possível
    desenvolver com maior evidência o potencial dos mercados de nicho – inúmeros
    mercados com demandas específicas – e que estes haveriam de ser tantos que
    ultrapassariam o tão conhecido mercado de massa ou como ele mesmo chama: o
    mercado dos hits, com ofertas padronizadas destinadas ao grande público.

    fonte: O conceito da cauda longa
    aplicado ao consumidor Y
    Arlete Eni Granero
    Jillynes Lessa
     

     

    Em uma única frase, é possível definir Cauda Longa como sendo a transformação do mercado de massa, dominado por poucos, para um pulverizado mercado de inúmeros nichos. Conceito observado principalmente em empresas que utilizam a Internet para alavancar suas vendas.

    fonte: https://estudandomkt.wordpress.com/2011/12/07/cauda-longa-um-conceito-que-voce-deve-entender/

  • A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.

    Fonte: Unyleya


ID
532537
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às características da produção de conteúdo informativo para a Internet, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Ferramentas wiki representam uma nova modalidade de jornalismo em mídia digital, que se traduz pela incorporação de conteúdos produzidos pelo leitor. 

    Não é modalidade digital. Podem pode ser encotrada nos outros meios.

    b) O noticiário disponível na rede se caracteriza pela atemporalidade dos seus conteúdos e pela linearidade do seu texto.

    temporalidade e não linearidade

    d) Em veículos noticiosos on-line, a reportagem se restringe à busca e ao empacotamento de informações disponíveis na rede.
    Empacotamento = pegar o que está pronto e reescrever. Acontece, mas não se restringe somente a isso.

    e) Os blogs permitem uma relação mais íntima entre os colunistas e seu público e pautam pelo envio de mensagens de conteúdo informativo e isento de opinião.  

    Não é isento de opinião.



  • Um wiki é uma coleção de documentos criados de forma coletiva no ambiente da Internet. Basicamente, uma página wiki é uma página web que qualquer pessoa pode criar, diretamente no navegador web, sem necessidade de conhecimento da linguagem HTML. Um wiki começa com uma página de rosto. Cada autor pode acrescentar outras páginas ao wiki simplesmente criando um link para uma página que ainda não existe.

    O termo wiki tem origem na expressão havaiana wiki-wiki que significa muito rápido. O wiki é, além disso, um método rápido de criação de texto sem grupo. É um formato bastante popular na Internet. Não existe, em geral, um coordenador de edição, nenhuma pessoa em particular que tem controle sobre o conteúdo final. Em lugar disso, a comunidade edita e desenvolve o conteúdo de maneira coletiva. Visões consensuais emergem do trabalho de muitas pessoas sobre o documento.

    No Moodle, wikis podem ser uma ferramenta poderosa para o trabalho colaborativo em educação. Uma turma inteira pode editar um documento de maneira coletiva, criando um produto feito pela turma. Por outro lado, cada aluno pode ter seu próprio wiki e trabalhar nele com a colaboração de seus colegas. Além disso o professor também pode participar guiando a turma, fornecendo ideais e colocando conteúdos.

    Outro ponto interessante da ferramenta é que ela funciona como um brainstorming. No próprio moodle ele mostra uma mensagem dizendo para o editor não se preocupar com a linguagem já que ele poderá alterar o conteúdo mais tarde.


ID
544198
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Arthur Dent é uma pessoa que gosta de ler as notícias/novidades dos seguintes sites: InfoWester, Viva o Linux, BR-Linux, Folha Online e Win Ajuda. O problema é que, por ser uma pessoa muito atarefada, Arthur não tem muito tempo para verificar cada endereço em busca de conteúdo novo.

Para que seja possível acessar esses sites com rapidez deve-se utilizar

Alternativas
Comentários
  • RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.
  • RSS (Really Simple Syndication engl.) É desde o início de 2000, a família constantemente avançada de formatos de fácil e estruturada publicação de alterações em sites (por exemplo, sites de notícias, blogs, etc Audio-/Video-Logs ) em um formato padronizado (XML).
  • 42!!! legal ver a homenagem ao guia do mochileiro das galáxias.

    RSS Rich Site Summary = Literalmente seria "rico sítio sumário", mas poderia ser traduzido como "bom resumo de site".
  • Eu também responderia RSS, no entanto a pergunta final foi a maneira de acessar esses sites com rapidez e não apenas as atualições. Não seria caso de anular a questão? Alguem pode me esclarecer?
  • Questão tirada de http://www.infowester.com/rss.php

  • O Guia do Concurseiro da Galáxia, rsrs.


ID
550816
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da

Alternativas

ID
550918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um modelo de redes, utilizado para estudar as redes sociais na Internet, determina que as redes não são formadas de modo aleatório e nem por nós igualitários. A consequência disso é a de que

Alternativas

ID
550921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das diferenças trazidas pela Internet para o jornalismo é que, nos veículos on-line, a construção da notícia passa a ser um processo contínuo. Isso se deve à possibilidade de

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "D" não pode ser tida como errada.


ID
562486
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas tecnologias da informação exigem do jornalista o conhecimento de ferramentas que podem ser usadas para divulgação de conteúdos jornalísticos. Para melhor explorar seu potencial, é fundamental para o profissional de imprensa conhecer o funcionamento dessas ferramentas, como, por exemplo, o Twitter.
Uma mensagem postada no Twitter chega, instantaneamente, a todos os

Alternativas
Comentários
  • A ideia do TWITTER é trabalhar com o conceito de SEGUIDOR, de modo que quem publica algum conteúdo entrega esse conteúdo aos seus seguidores diretos.

    Resposta certa, alternativa d).


ID
564631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No ambiente da Internet, as ferramentas de publicação de weblogs permitem que o usuário escreva, publique e gerencie seu conteúdo. Nesse contexto, um recurso que permite que determinado post de um blog seja acessado por uma URL fixa é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Um web feed, traduzível para fluxo webfonte web ou canal web, é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sítios de notícias ou blogues. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feedao qual usuários podem se inscrever, no formato de uma hiperligação. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, que pessoas amam fazer. wikipedia

     

    Um widget é um componente de uma interface gráfica do usuário, o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.. Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador Wikipédia

     

    Tag : Mas existe outra forma de organização e classificação de informações extremamente comum na internet e na Web 2.0, que utiliza palavras-chave para relacionar informações semelhantes. Essas palavras-chave são conhecidas como Tags ou metadados. Metadados são dados usados para classificar e organizar arquivos, páginas e outros conteúdos. https://www.tecmundo.com.br/navegador/2051-o-que-e-tag-.htm

     

    Permalink: 

    Ligação permanentelink permanente ou apontador permanente, do inglês permalink, é um URL que aponta para uma postagem específica de um blog. Alguns sistemas antigos não possuem esse recurso.

    O intuito dele é permitir que se chegue diretamente ao post desejado quando se faz referência a alguma postagem ou a um conteúdo específico, tornando imediato o acesso ao conteúdo referenciado. wikipedia


ID
594121
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As mídias digitais conquistam um espaço cada vezmaior entre os meios de comunicação dos dias de hoje. Uma de suas particularidades é ser mutável devido à participação do público, que pode editá-las de diversas formas. Uma notícia breve e sem contorno definido ganha forma e aumenta sua resolução semântica conforme vai tendo informações adicionadas ao seu conteúdo original. Identificam-se exemplos dessa nova dinâmica da informação nos itens abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
596848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo cidadão ou jornalismo colaborativo é forte concorrente ao jornalismo tradicional, pois, caracterizado por grande credibilidade, representa a voz dos cidadãos, não estando sujeito a linhas editoriais, seja de empresa, seja de governo.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em "forte concorrente ao jornalismo tradicional". Apesar de ter ganhado força com o surgimento de ferramentas de edição e publicação na internet e a popularização de celulares e câmeras digitais, o jornalismo cidadão ainda não possui a credibilidade e constância que o jornalismo tradicional possui. 

  •  

    erro = não estando sujeito a linhas editoriais, seja de empresa, seja de governo

  • O taxista que informa pelo celular que tal rua está alagada é forte concorrente do conglomerado Globo ?

  • errada

    o jornalismo público é a intenção de não apenas se servir dos fatos sociais no que eles apresentam de dramático, mas agregar aos valores/notícia (news values) tradicionais elementos de análise e de orientação do público quanto a soluções dos problemas, organizações neles especializadas e indicações de serviços à disposição da comunidade: endereços, telefones úteis, faxes, e-mails, sites etc. (SILVA, 2002)

  • Acredito que um outro erro da questão é afirmar que o jornalismo público goza de grande credibilidade, até porque existem as fake news.


ID
596851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Defendida pela teoria dos dois estágios (two steps flow), a ideia de que os líderes de opinião, supostamente mais bem informados, desempenham papel preponderante ao filtrar as informações originalmente difundidas pelos meios de comunicação de massa não se aplica à comunicação nas redes sociais.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Defendida pela teoria dos dois estágios (two steps flow), a ideia de que os líderes de opinião, supostamente mais bem informados, desempenham papel preponderante ao filtrar as informações originalmente difundidas pelos meios de comunicação de massa não se aplica (claro que se aplica também) à comunicação nas redes sociais. -- Basta ver que existem pessoas influentes no Facebook, blogs e Twitter, exercendo seus papeis de formadores de opinião, sobretudo nas redes sociais.
  • Muitos líderes religiosos pentecostais são um bom exemplo (ou mal) disso, pois seus seguidores buscam saber qual é a opinião desses líderes a respeito de vários assuntos que estão em voga na mídia, e a partir da opinião desses pastores, os fiéis se posicionam. Não precisamos nem citar muitos exemplos no Brasil. O mesmo vale para personalidades políticas, celebridades do entretenimento... 

  • Oxiii, é aqui que a magia acontece rs


ID
596854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O uso das redes sociais por repórteres amadores deu origem a uma nova categoria de difusor de notícias, o jornalista multimídia, que se caracteriza pela agilidade, autonomia e versatilidade, mas também pela superficialidade e falta de compromisso ético em relação aos órgãos de classe.

Alternativas
Comentários
  • O uso das redes sociais por repórteres amadores deu origem a uma nova categoria de difusor de notícias, o jornalista multimídia

    O correto seria: JORNALISTA CIDADÃO

    Além disso, o jornalista multimídia se caracteriza pela agilidade, autonomia e versatilidade, MAS NÃO SE CARACTERIZA pela superficialidade e falta de compromisso ético em relação aos órgãos de classe. O Jornalista multimídia é aquele que além de escrever, pesquisa, correr atrás de fontes, fotografa, filma e edita. Enfim, o jornalista multimídia que aquele que domina diferentes ferramentas.


ID
596857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à utilização das redes sociais como ferramenta de
comunicação, julgue os itens que se seguem.

As redes sociais facilitam o compartilhamento de imagens e músicas entre particulares, por exemplo, mas, devido à limitação do número de caracteres permitidos a cada publicação, dificultam o compartilhamento de textos, o que favorece o uso do clássico release em papel no agendamento diário em órgãos públicos e empresas privadas.

Alternativas
Comentários
  • A internet não tem limitação do número de caracteres. (alguns programas sim, como o twitter), porém não foi especificado na questão. 

  • Um recurso que vem sendo utilizado com frequências nas assessorias de comunicação é a inserção de links vinculados a chamada da notícia nas redes sociais.


ID
606532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O avanço da Internet causa modificações no jornalismo, tanto na forma de produção quanto nos veículos. Mais recentemente, tem-se feito presente um questionamento quanto ao próprio futuro da atividade jornalística. Isso está ligado ao crescimento dos blogues, por permitirem que

Alternativas
Comentários
  • Sei que tá um pouco tarde pra responder esse comentário, mas você se equivocou. Agentes policiais, mesmo de folga/licença/férias TEM o dever de prender em flagrante quando presenciarem um delito!


ID
739588
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Magaly Prado, na sua obra Webjornalismo, aconselha que “na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca será “carregado" e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado." O seu alerta refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Diz Magaly Prado, em Webjornalismo, página 84, Capítulo 3 (Arquitetura da Informação. Design digital, usabilidade, navegação. Informação da informação. Interface):

     

    Usabilidade

    Na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca nele será "carregado", e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado.

    (...)

    Tudo precisa ser fácil de achar e memorizar.

    (...)

    Usabilidade também quer dizer facilidade, e, quando existir a necessidade de voltar ao site para "pegar algo", é bom lembrar rapidamente, pois as pessoas são inquietas, sem tempo de ficar procurando em páginas com muito floreio.


ID
739633
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Estudiosos da seleção de notícias pelos jornalistas acre- ditam que “a informação pode fluir por três canais - iniciando pela ocorrência dos eventos, passando pelas fontes de mídia ou não até chegar à mesa de edição para ser consumida e distribuída por membros da audiência”. O canal de audiência que tem condições de fazer a distribuição da notícia é possibilitado pela Internet, que permite, no interior dessa perspectiva teórica, que qualquer pessoa

Alternativas
Comentários
  • Para acertar essa questão teria de ter conhecimento dos 3 canais do gatekeeping. Seriam eles: o canal das fontes; o canal das mídias e o canal das audiências, que surgiria com maior força graças ao advento da internet.

    link com trechos de livro para saber mais sobre o assunto: 

    https://books.google.com.br/books?id=GGuwDAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false


ID
774967
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos aspectos críticos que diferenciam a internet dos demais meios de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação, é a resposta correta, mas discordo que seja o que diferencia a internet. Rádio não é instantâneo? Tv?


ID
777313
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet provocou mudanças significativas na chamada mídia de massa e, segundo especialistas, mais novidades ainda estão por vir. Entre as consequências desse processo podemos apontar

Alternativas

ID
781057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos temas emergentes da comunicação, julgue os itens a seguir.

Os sítios na Internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas são exemplos de mídias sociais, que podem ser organizados de acordo com interesses comuns dos grupos e comunidades.

Alternativas
Comentários
  • As mídias sociais mais conhecidas da ATUALIDADE são: Facebook, Twitter e Instagram.

    No passado, era comum as pessoas usaram o ORKUT (Google) - esta rede social encontra-se extinta. Há quem diga que foi repaginado com outra titulação, porém com poucos acessos no Brasil.

  • A questão trouxe o conceito exato de MÍDIAS SOCIAIS, que não se confunde com o de REDES SOCIAIS. As Redes sociais são tipos/exemplos de Mídias Sociais


ID
781060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos temas emergentes da comunicação, julgue os itens a seguir.

Apesar da popularidade recente, o conceito de mídia social é uma realidade antiga, cujo exemplo tradicional é a televisão.

Alternativas
Comentários
  • Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/redes-sociais/#

  • Televisão é um exemplo de mídia tradicional.

  • O conceito de rede social é antigo e anterior à internet. Apesar de relacionarmos as redes sociais à internet, existem redes sociais que não dependem da internet para existirem e/ou se formarem. Exemplo disso é uma família reunida num almoço de domingo, um grupo de profissionais em uma reunião de trabalho etc. Rede Social é grupo de pessoas, que interagem de modo online ou offline.


ID
781063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência aos temas emergentes da comunicação, julgue os itens a seguir.

As mídias sociais não são finitas e possibilitam misturar, entre outros conteúdos, textos, fotos, gráficos e vídeos.

Alternativas
Comentários
  • as mídias sociais são infinitas, então? o.O 

    se alguém souber explicar essa parte...

  • Na verdade, elas são potencialmente infinitas. O que irá delimitar sua finitude são o interesse da comunidade em mantê-la, caso seja gratuita, ou viabilidade econômica, caso seja uma empresa. Enquanto existirem computadores, internet, e gente disposta a alimentá-las, elas serão virtualmente infinitas. 

  • Soraya, qualquer tipo de mídia na internet onde há interatividade de âmbito pessoal ou empresarial e que possamos ir além dos nossos horizontes, expor ideias, comprar o que desejar, é considerado como "produto" de potencial infinito. Você usa e abusa. Ademais, WhatsApp é o principal meio de informação utilizado no mundo inteiro.

    Para resumir, o gabarito está realmente correto. Sem dúvidas!

  • Obrigada pela explicação, Raimundo! =)

  • O valor atual é de R$ 100 mil.


ID
787342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    a INTELIGÊNCIA COLETIVA  é um processo social relacionado ao consumo em que as pessoas criam sentidos compartilhados. Nela há um processo de aquisição de conhecimento dinâmico, participativo, interativo, que se apoia nos laços sociais, construindo-os e reforçando-os. GERA AÇÕES COLETIVAS INTELIGENTES.

    o CIBERESPAÇO é um espaço virtual da internet e poder ser considerado condição de existência da cibercultura.

    a alternatia A está correta, pois a inteligência coletiva corresponde ao desenvolvimento da sociedade dentro do ciberespaço.
  • ótima explicação a da Fernanda.

    Apenas para completar ...

    "Para Lévy (2003), a inteligência coletiva é aquela que se distribui entre todos os indivíduos, que não está restrita para poucos privilegiados. O saber está na humanidade e todos os indivíduos podem oferecer conhecimento; não há ninguém que seja nulo nesse contexto. Por essa razão, o autor afirma que a inteligência coletiva deve ser incessantemente valorizada. Deve-se procurar encontrar o contexto em que o saber do indivíduo pode ser considerado valioso e importante para o desenvolvimento de um determinado grupo". 

    Como destacado pelo autor, a inteligência coletiva está aberta para que todos possam oferecer conhecimento. O ciberespaço não fortalece apenas grupos, clãs, tribos, e sim, a rede como um todo.

  • Não dá p/ dizer q a letra d está errada

  • De fato Fernanda. Não dá para dizer que a D está errada, mas a banca citou o autor Pierre Levy e por isso o comando da questão pede uma alternativa que encaixe em sua teoria. Quando se fala em Pierry Levy é importante saber que ele é um entusiasta da cibercultura, sempre vislumbrando um mundo melhor, com trocas constantes de saberes e experiências no que ele cunhou de "inteligência coletiva". Os melhores exemplos acertivos de sua teoria talvez sejam os sites do tipo wiki, como a wikipédia.

  • Sobre a letra D, acredito que ciberespaço e "direitos reservados" não é algo que combina no ambiente digital. Onde existe muito mais possibilidade de cópia, pirataria, vazamento de documentos siligosos, etc.


ID
800938
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na caracterização da Internet, Castells (2003) observa que é preciso distinguir entre produtores/usuários e consumidores/usuários. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explicita características distintivas desses dois conjuntos de usuários.

Alternativas

ID
821218
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • O Cascading Style Sheets (CSS) é uma "folha de estilo" composta por “camadas” e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que adotam para o seu desenvolvimento linguagens de marcação. O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento, apresentação das páginas da Web. 

  • CSS é uma linguagem para descrever layout de paginas da web, incluindo cores e fontes. CSS é independente de html e pode ser usado com qualquer linguagem markup com base em xml


ID
821230
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Páginas que precedem o acesso a serviços online devem facilitar sua compreensão, apresentando uma série de informações. Analise as opções a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) O que é o serviço a ser prestado.

( ) A quem ele se destina.

( ) A documentação necessária para que ele possa ser prestado.

( ) Lista com as dúvidas mais frequentes sobre o serviço.

Alternativas

ID
821239
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode confundir, porque o candidato pode ser levado a achar que seria A (usabilidade), mas o gabarito é D - Arquitetura de informação

  • Embora os termos possam confundir o conceito aqui é de arquitetura da informação. A usabilidade é um conceito mais amplo e diz respeito a simplicidade, facibilidade, inteligibilidade e acessibilidade de qualquer sistema, aparelho, artefato ou objeto seja ela qual for: livro, cadeira, carro etc.. Já a arquitetura da informação está mais ligado ao mundo da informática.

     

     

     

     

     


ID
821257
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplificado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

Alternativas

ID
850183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As chamadas novas mídias apresentam um vertiginoso crescimento nos dias atuais e, com elas, vêm novos comportamentos e novas maneiras de fazer comunicação.


Verifica-se, com esse novo movimento, que a comunicação de massa, conforme descrita nos estudos feitos no século XX,

Alternativas

ID
850222
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O uso de redes sociais, como Facebook e Twitter, é importante para a Assessoria de Imprensa por ser um(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c


    O item a está errado porque não é indireto


ID
882730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao release como gênero e técnica jornalísticos,
julgue os próximos itens.

O release, dado o seu enquadramento institucional, não é um produto apropriado às redes sociais, em razão da ausência de controle sobre o gênero em um contexto interativo.

Alternativas
Comentários
  • O release deve ser encaminhado aos jornalistas para servir como pauta, e não para ser considerado notícia a ser divulgada em qualquer meio que seja.

  • Marquei como errada devido a "ausência de controle sobre o gênero em um contexto interativo". Alguém pode opinar?

  • Gab: Errado

    O assessor de imprensa deve adequar a  mensagem que deseja que seja disseminada ao meio, ao público e à linguagem. O release, mesmo que em formato sintético, não se adéqua às redes sociais  pois tem o formato e a linguagem muito robusta. Para este meio, o melhor é o assessor divulgar uma nota informativa, com link em texto ou em podcast pra quem quiser se aprofundar.


ID
882850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    A ideia é exatamente essa do nó. Cada indivíduo, seja no Facebook, ou em qualquer outra rede social, representa um nó que se comunica com diversos outros nós, formando uma teia complexa. Essa teia é, em si, a própria rede social.
  • Certa.
    www.facebook.com/nomedousuario
  • No Facebook, cada indivíduo é realmente semelhante a um nó da www (web). Em ambos os casos, os nós se comunicam e trocam informações.

    Gabarito: Correto


ID
882853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O Facebook pode ser considerado uma plataforma convergente, pois permite que se integrem a ela diversos recursos, como, por exemplo, outros websites, dispositivos móveis, RSS, feeds, blogues, Twitter, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Sim, esses recursos podem ser integrados ao Facebook. Essa característica, inclusive, é um dos motes das redes sociais em geral.
  • GABARITO: CERTO

    Plataformas convergentes combinam um sistema de infraestrutura convergente com uma solução de engenharia que é integrada, entregue e consumida de modo unificado.

    Ou seja, é uma plataforma que possibilita a integração com várias ferramentas, como mensagens instantâneas, envio e recebimento de áudios, ligação por vídeo chamada etc.


ID
883924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

As assessorias, as agências e os veículos de comunicação devem tomar conhecimento das informações divulgadas nas redes sociais ao elaborarem o clipping.

Alternativas
Comentários
  • Cada vez mais as redes sociais são usadas pelas empresas como forma de fazer  "um raio x" da imagem que os stakeholders tem da empresa na web. Vale a pena ler o livro Mídias sociais na prática, do Ramalho. Ele acredita que as redes sociais potencializam o antigo "boca a boca"  e podem ser utilizadas como ferramenta de aproximação com os públicos e até mesmo no CRM. 
  • Um livroo que vocês podem encontrar muita informação sobre redes sociais, comportamento e comunicação e que eu mesma sempre reviso antes das provas é Cumplicidade Virtual, da Editora Casa do Psicólogo, de 2013. http://www.ciadoslivros.com.br/cumplicidade-virtual-p538541/

ID
883990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O ambiente da comunicação digital originou novos procedimentos
para o tratamento das informações destinadas aos mais diversos
públicos. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

Para publicar em plataformas digitais, em que o espaço é ilimitado, os redatores não estão mais obrigados a seguir normas típicas constantes dos manuais de redação jornalística, como, por exemplo, o emprego de palavras curtas, conhecidas e precisas.

Alternativas
Comentários
  • Em plataformas digitais a objetividade é ainda mais necessária, as pessoas não tem tempo para ficar lendo textos grandes.
  • Gabarito errado.

    Embora as plataformas digitais gerem, sim, certa liberdade aos redatores, é sabido que o nível de atenção dos leitores (attention span) tem-se reduzido a cada ano, em virtude das próprias características desse tipo de comunicação.

    Portanto, agora mais do que nunca, tal comportamento e não só recomendado, como necessário para o sucesso de um plano de comunicação.
  • Questão polêmica, afinal ninguém é obrigado a seguir normas para escrever em qualquer plataforma digital. Há apenas recomendações, é claro.


ID
892099
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um webjornalista pode redigir um texto nas extensões

Alternativas

ID
919531
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O crescimento de ferramentas comunicacionais associadas à Internet deu visibilidade a um novo ambiente virtual, em que grupos e indivíduos inserem comentários sobre acontecimentos sociais ou particulares. Esse ambiente recebeu o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    a) Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura.

    b) A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002).


ID
919540
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet permite aos comunicadores a criação dos chamados “blogs corporativos”, que são cada vez mais empregados como:

Alternativas
Comentários
  • b-

    diferença entre blogs, wikis & socializações:

    Wikis: documentação e portal de textos colaborativos, onde determinadas pessoas, grupo ou todos podem editar partes ou tudo. retém o conhecimento corporativo através da contribuição de quem conhece a empresa e o negócio


    Blogs: Determinados colaboradores se tornam nodes de conhecimento. Suas habilidades se disseminam e documentam para que os outros adquiri-las e colaborar com discussões. Para isso é bom os colaboradores/ áreas importantes ter seus respectivos blogs corporativos, fomentando sempre a discussão produtiva.


    Socialização: das intranets, fomentando a interação e estreitando os laços sociais e profissionais de seus colaboradores. inclui perfil social, comentários, "like", e outras formas de socialização.


ID
919546
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Veja esta lista de funções profissionais da Comunicação:

1) Copydesk.
2) Diagramador.
3) Repórter.
4) Editor de conteúdo.
5) Webdsesign.
6) Mídia.

São funções surgidas apenas a partir das novas mídias digitais:

Alternativas
Comentários
  • Banquinha sem vergonha hein? Webdesign como função? ¬¬
    Webdesginer né. Mesma coisa chamar designer de design. "tem nada a ver"! 

    Gab: B


ID
929998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Com as novas mídias, a participação do público na produção de informação permanece inalterada.

Alternativas
Comentários
  • Com as novas mídias a participação do público torna-se cada vez mais interativa e dimâmica.
  • Manda uma dessa pra minha prova!


ID
930001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Na produção jornalística, o tempo real transformou em processo constante o fechamento das matérias.

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma das características da Instantaneidade, traço típico do Webjornalismo

  • Obrigado. Concurseiro que passa é aquele que coloca a fonte e não emite opinião própria.


ID
930007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Na Web, os metabuscadores são os buscadores avançados de informação que permitem a busca de sítios a partir do cruzamento de informações de buscadores separados. Alguns deles fazem pesquisa inclusive no arquivo do computador do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Os metabuscadores fazem varreduras em toda a web em busca de informação utlizando vários sites de pesquisa ao mesmo tempo.



  • "Alguns deles fazem pesquisa inclusive no arquivo do computador do usuário". Isso tá correto???
  • Dentro do computador pessoal? Rapaaaaz...sei não.
  • Fiquei na mesma dúvida Rafaela, eu considero errado por isso também.
  • Acho que, quando a questão se refere a "pesquisa no arquivo do computador do usuário", está pressupondo que é o próprio usuário que faz isso (apesar de não estar claro). Como se fosse aquela pesquisa que a gente faz pelo Windows. Um desses buscadores é o Google Desktop.
  • Questão Certa. Quando um usuário busca no Google, por exemplo, junto aos resultados há a informação sobre se o usuário já visitou o link (acessam o histórico de navegação do computador do usuário para obter a informação).

  • Todo mundo fundamentando com base no wikipedia, mas nem lá, consta essa parte de fazer varredura em computador na casa do sujeito. Menino, agora eu vi. Valei-me , Cespe.

  • Esse final aí deixa uma dúvida danada no candidato, mas consegui acertar!!!

  • Alguns deles fazem pesquisa inclusive no arquivo do computador do usuário.

    Alô inviolabilidade da vida privada.


ID
930010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

O Twitter é uma ferramenta digital cujo objetivo é transmitir ideias.

Alternativas
Comentários
  • O TWITTER é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
    é usado sim para transmitir ideis, mas de forma crescente para replicar notícias e alavancar o alcance de outras plataformas como sites e blogs.
  • Certo

    Mas é uma definição bem simplória dessa ferramenta. O twitter é muito utilizado por jornalistas e formadores de opinião na disseminação de notícias e mesmo opiniões dos "blogueiros". É comum atualmente o monitoramento de determinados perfis do Twitter como forma de acompanhar a opinião de internautas sobre um certo tema ou mesmo "seguir" um perfil famoso.


ID
930013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

Realley simple syndication (RSS) é uma nova ferramenta da Web por meio da qual os usuários fazem trocas de informações.

Alternativas
Comentários
  • erro: trocas de informações.
     
    RSS é um tipo de feed, normalmente sites ou blogs o utilizam para DISTRIBUIR informação ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. 
  • Errado

    Só complementando, o RSS (Really Simple Syndication) é uma tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (fontes de informação). Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Ficheiro:Feed-icon.svg
             Símbolo do RSS
  • Não tem relação com troca de informações. É uma ferramente que vc clica e ativa pra receber atualizações de um site.

  • RSS é um agregador de conteúdo que permite ao usuário personalizar sua página na internet, selecionando temas e sites de interesse. O Objetivo dos agregadores de conteúdo é evitar que o internauta vá até cada site para buscar/ler/pesquisar o que lhe interessa. Quando tudo está reunido num único feed, torna-se mais prático.


ID
930016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à produção jornal ística no
universo das novas mídias.

O Twitter é um serviço de microblogging gratuito que permite aos usuários compartilhar textos de, no máximo, 1.400 caracteres.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    O limite de caracteres no Twitter é de 140 caracteres.
  • O Twitter aumentou o limite de 140 para 280 caracteres. Isso já foi cobrado em prova esse ano.


ID
941083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Grupos de bate-papo e outras formas de interatividade nas redes sociais, como perfis no Facebook, interferem negativamente na produtividade das relações públicas dentro de uma organização, devendo ser bloqueados no ambiente institucional.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado
    Todos os dias surgem novos estudos que mostram a importância das redes sociais para as empresas e confirmam o quanto uma ferramenta na web pode trazer bons resultados e lucros, se for bem utilizada. 
    É fácil encontrar empresas que estão  produzindo mais conteúdo, procurando interação e divulgação de seus produtos nas redes sociais, na tentativa de angariar seguidores, clientes e contatos.
    Dessa forma, a questão peca quando afirma que as redes sociais interferem negativamente na produtividade das empresas.
     
    http://corporate.canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/As-maiores-empresas-globais-apostam-nas-midias-sociais/#ixzz2e1WeBKsT.
    Bom estudo :)

ID
974272
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Não é uma ferramenta de gestão de mídias sociais:

Alternativas

ID
1036267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao analisar propostas apresentadas por webdesigners para a construção de um sítio institucional, um assessor de comunicação deve ter em vista alguns princípios correntes na cultura do webdesign. Com base nesse procedimento, julgue os itens seguintes.

A escolha do projeto deve recair sobre o que melhor contemplar os aspectos de multidisciplinaridade, arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.

Alternativas

ID
1036270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao analisar propostas apresentadas por webdesigners para a construção de um sítio institucional, um assessor de comunicação deve ter em vista alguns princípios correntes na cultura do webdesign. Com base nesse procedimento, julgue os itens seguintes.

A escolha deve recair sobre o projeto que melhor contemplar os aspectos de singularidade e de arquitetura que melhor disponibilize pacotes de informações, programas para download e guias de busca e de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Como proposto no item anterior, o correto é: A escolha do projeto deve recair sobre o que melhor contemplar os aspectos de multidisciplinaridade, arquitetura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade.


ID
1092043
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmações sobre as mídias sociais e seu impacto no jornalismo.

I. Com o surgimento das mídias digitais interativas, instauradas na internet, o jornalismo ganhou outros recursos e novos métodos para os processos de coleta e produção da notícia.

II. A introdução de novos elementos não textuais permite ao leitor explorar a notícia de uma forma pessoal, mas obriga o jornalista a produzi-la segundo um guião de navegação análogo ao que é preparado para outro documento multimídia.

III. A chegada das mídias digitais impossibilitou ao jornalismo o surgimento de novas ferramentas para a produção e a edição jornalística, levando à adaptação de determinadas funções e práticas para o cibermeio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Canavilhas (2001, p. 70)

    A introdução de novos elementos não-textuais permite ao leitor explorar a notícia de uma forma pessoal, mas obriga o jornalista a produzila segundo um guião de navegação análogo ao que é preparado para outro documento multimédia. O jornalista passa a ser um produtor de conteúdos multimédia de cariz jornalístico - webjornalista. Por sua vez, o utilizador do serviço não pode seridentificado apenas como leitor, telespectador ou ouvinte já que a webnotícia integra elementos multimédia, exigindo uma “leitura” multilinear.



ID
1092052
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Independentemente de suas múltiplas definições, o jornalismo online apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase sempre existiram nas mais diversas mídias, em diversos graus. Assinale a opção que, segundo alguns autores, representa uma das características mais interessantes do jornalismo online.

Alternativas
Comentários
  • Perene: adj.m e adj.f. O que dura para sempre; aquilo que é eterno; perpétuo. Que se conserva durante muito tempo; perenal. Que não pode ser interrompido; contínuo. Assim é o conteúdo na Internet, lá permanece para quem quiser acessá-lo.

  • Lembrando que "o pra sempre sempre acaba", tá?
    Ou seja, mais dia menos dia, alguma coisa acontecerá e, um por um, tudo o que está na internet deixará de estar :)

     

  • "A característica diferencial do ciberjornalismo em relação a outros tipos de jornalismo, corretamente identificada por Palacios, é a possibilidade de armazenar indefinidamente toda a informação produzida e a tornar acessível imediatamente, a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Se o jornal de ontem servia para embrulhar peixe e suas notícias, com o tempo, só podiam ser encontradas em arquivos institucionais, hoje toda informação publicada na Internet pode ser considerada, até mesmo contra a vontade de seu autor, perene. Portanto, perenidade parece ser um termo adequado para remeter à disponibilidade cumulativa de material noticioso ou informação de interesse jornalístico no ciberespaço desprovido de limites espaço-temporais" (TRASSEL, p. 9)

    Fonte: Ruptura, continuidade e potencialização no ciberjornalismo: revisitando um texto fundamental de Marcos Palacios, Marcelo Träsel


ID
1121095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com referência às técnicas de redação, julgue os itens seguintes.

Uma característica das mídias sociais é que as informações disseminadas são sempre apuradas antes de publicadas.

Alternativas

ID
1122574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em meados do ano de 2013 diversas manifestações populares aconteceram em um grande número de cidades do país e foram objeto de atenção midiática, política e social. Além da variedade de pautas e estratégias de expressão da opinião, esses eventos colocaram em evidência a relevância das novas tecnologias e formas de mediação em rede. 

Considerando a centralidade da comunicação digital nesses processos, julgue os itens

Por meio de uma rede de comunicação digital social, solidária e colaborativa, a atuação do coletivo Mídia NINJA pautou a mídia corporativa e os telejornais durante a transmissão das manifestações.

Alternativas
Comentários
  •  A mídia corporativa e “oficial” acabou tendo que se “curvar” à pauta do coletivo Mídia NINJA. Claro que não foi em todos os aspectos, mas vimos que muita coisa precisou ser veiculada por esses meios para que não ficassem em total falta de sintonia com as redes sociais.


ID
1130950
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas.

I- O Twitter é um microblog que funciona em formato de Rede Social, permitindo aos usuários enviar e ler atualizações pessoais de outros contatos, com limitação de 144 caracteres por twetts.

II- As atualizações pessoais postadas no Twitter, chamadas de Tweets, são instantaneamente exibidas na lista de Twetts de todos os usuários do microblog.

III- A taxa de desistência de novos usuários do Twitter é alta – cerca de 60%, devido ao desconhecimento das características específicas dessa Rede Social.

IV- O acoplamento de inúmeros aplicativos permite a participação sincrônica em múltiplas redes sociais e uma infinidade de formas personalizadas de interação em rede.

Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito só pode estar errado. Não é possível! A resposta correta é a letra C. O item I descreve perfeitamente o que é o Twitter. Já o item III afirma que essa rede social é alvo de desistências em virtude do desconhecimento das características específicas da rede social. Não confere! Alguém considera isso?? Não acredito que essa seja a resposta do gabarito oficial.

  • Caríssimo Jeimy Remir,

    primeiro - gostei de lhe ver por aqui. Estamos na luta!!

    segundo, acredito que a questão pode ser resolvida da seguinte forma: o item I está errado: são 140 caracteres por "tweets" e não twetts; O item II está errado pelo fato de ser lista de tweets e não twetts (novamente); o item III está absolutamente correto, conforme uma notícia publicada em vários site em 2009, como esta Twitter tem taxa de desistência de 60%, diz estudo - Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/twitter-tem-taxa-de-desistencia-de-60-diz-estudo-275234.html#ixzz33CL1Z4hE; o item IV, eu não tenho dúvida de que está correto, um exemplo é a sincronização com o facebook. 

    Espero que eu tenho contribuído. Quem discordar de algo, se manifeste please!!

  • Querida, Grazi!

    Muito bom encontrá-la por aqui. Estamos na luta, sempre. Obrigado por contribuir. Por incrível que pareça, não me atentei à escrita correta de tweets. Sabe quando você ler a palavra errada achando que leu a palavra certa. Foi o que aconteceu. Sobre as desistências, não conhecia esse estudo. Vou ler sobre. Ahh, e vou lhe add na minha rede de amigos "qconcursos". Bjossss
  • Eu nem vi o lance dessa escrita do "twetts". Para mim, a primeira está errada por ser 140 caracteres, não 144. Já a segunda, pelo fato de que o que você posta aparece instantaneamente na página de todos que te seguem, não na de todos os usuários do microblog. Abraços.

  • Pensei da mesma forma como o Diego. 

  • Que eu saiba são 140 caracteres, não 144 - logo o item I está errado e, consequentemente, as alternativas A, B e C

    Creio que o problema não está na grafia de tweet, embora também esteja errada.

  • Atenção pessoal: Não esquecer que desde novembro de 2017 o limite de caracteres do Twitter dobrou, de 140 para 280!

  • Sobre o Twitter, apenas algumas informações complementares:

    Os tweets só passaram a ter 280 caracteres em novembro de 2017. Antes disso, a rede social só permitia 140 toques. 

    Segundo o CEO Jack Dorsey, a decisão original foi inspirada nas mensagens de texto da época – os lendários SMS –, que tinham um limite de 160 toques. Lá em 2006, o Twitter foi idealizado como uma plataforma para enviar SMS para grupos. A decisão de dobrar o limite se baseou no fato de que 9% dos tweets em inglês estouravam os 140 – e muitas pessoas, frustradas, desistiam (outras línguas são mais concisas: só 0,4% dos tweets japoneses batia 140). 

    Fonte: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/como-se-definiu-o-numero-de-caracteres-de-um-tweet/


ID
1142110
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Dominique Wolton, a sociedade da informação impôs-se em menos de vinte anos com um sucesso considerável, legitimado pela prospectiva, pelas indústrias da comunicação, pelos tecnocratas e por um certo discurso de engenheiros e pelas mídias. Junto ao surgimento dessa sociedade, se fortalece a presença de uma ideologia técnica, que possui entre seus efeitos:

Alternativas

ID
1142119
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em anos recentes, os blogs se transformaram em importantes ferramentas de comunicação. Um dos grandes atrativos dessa ferramenta é a simplicidade da operação, já que suas páginas contam com espaços para os comentários (os posts) e templates prontos, sendo que estes últimos são

Alternativas

ID
1142131
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Qual das seguintes alternativas serve como exemplo de microblog?

Alternativas

ID
1184539
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A ideia de transformar internautas comuns em repórteres é uma prática adotada mundialmente, o que faz com que o cidadão possa, eventualmente, assumir o papel de jornalista. Com a popularização do uso da tecnologia na rede mundial, uma nova tendência se evidenciou no Brasil, com canais não dependentes dos grandes veículos cumprindo o papel de mídias.

Que momento político-social da história vivida no Rio de Janeiro, nos últimos tempos, retratou essa realidade?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_jornalismo_em_tempo_real_da_midia_ninja


ID
1184548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A rápida evolução tecnológica aumentou o volume de trabalho das assessorias de imprensa e conferiu novas atribuições à equipe de assessores, as quais são pouco exploradas nos manuais.

Dentre essas atribuições, encontra-se a que se refere à(ao)

Alternativas
Comentários
  • (pra quem não tem assinatura) Alternativa D

  • Não creio!!!

    "Monitoramento dos perfis pessoais mantidos por executivos nas redes sociais" agora passou a ser também atribuição do assessor, é?

  • kkkk nunca nem vi


ID
1184596
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Criados com a finalidade de serem apenas diários pessoais eletrônicos, os blogues conquistaram, em pouco tempo, um novo espaço na internet.

Os blogues vêm servindo de base para diversos estudos de especialistas em comunicação porque

Alternativas
Comentários
  • Acham que a C pode levar a erro na questão ???

  • A C não se sustenta porque existem blogs de conteúdo informativo.

  • Letra A é a correta.


ID
1219375
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Texto 3 para responder as questões 9 e 10.

     Considerando o artigo de Leonardo Boff “O caráter das novas manifestações”, publicado em Carta Maior, de 26/6/2013, em que ele analisa as manifestações que tomaram conta das principais ruas do Brasil, e a importância das redes sociais, no seguinte trecho: “O velho sonho democrático, segundo o qual naquilo que interessa a todos, todos têm direito de opinar e contribuir para alcançar um objetivo comum, pode enfim ganhar forma. Tais redes sociais podem desbancar ditaduras como no norte da África, enfrentar regimes repressivos como na Turquia e agora mostram, no Brasil, que são os veículos adequados de reivindicações sociais, sempre feitas e quase sempre postergadas ou negadas: transporte de qualidade (os vagões da Central do Brasil têm 40 anos), saúde, educação, segurança, saneamento básico”, é correto afirmar que o autor sustenta que

No Brasil, esses movimentos ganharam adesão de um grupo que promove a violência urbana durante os atos. Em relação a esse grupo, é correto afirmar que ele é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • A ação dos blackblocks se popularizou nas manifestações ocorridas nas grandes capitais, que ficaram conhecidas como 

    'revolucao dos 20 centavos'


ID
1219378
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Texto 3 para responder as questões 9 e 10.

     Considerando o artigo de Leonardo Boff “O caráter das novas manifestações”, publicado em Carta Maior, de 26/6/2013, em que ele analisa as manifestações que tomaram conta das principais ruas do Brasil, e a importância das redes sociais, no seguinte trecho: “O velho sonho democrático, segundo o qual naquilo que interessa a todos, todos têm direito de opinar e contribuir para alcançar um objetivo comum, pode enfim ganhar forma. Tais redes sociais podem desbancar ditaduras como no norte da África, enfrentar regimes repressivos como na Turquia e agora mostram, no Brasil, que são os veículos adequados de reivindicações sociais, sempre feitas e quase sempre postergadas ou negadas: transporte de qualidade (os vagões da Central do Brasil têm 40 anos), saúde, educação, segurança, saneamento básico”, é correto afirmar que o autor sustenta que

Quanto aos movimentos sociais via redes, é correto afirmar que eles tiveram início

Alternativas
Comentários
  • Questão altamente subjetiva e cá pra nós "na penitenciária de Pedrinhas" foi sarcasmo. Bem, se a questão se referia ao movimento da primavera árabe, lamento dizer que o movimento que a desencadeou começou nas redes sociais na Tunísia, em Túnis, e não no Egito. 

    "O termo Primavera Árabe, como o evento se tornou conhecido, apesar de ter-se iniciado durante o inverno do hemisfério norte, é uma alusão à Primavera de Praga. Começou com os primeiros protestos que ocorreram na Tunísia em 18 de Dezembro de 2010, após a auto-imolação de Mohamed Bouazizi, em uma forma de protesto contra a corrupção policial e os maus tratos. Com o sucesso dos protestos na Tunísia, a onda de protestos atingiu Argélia, Jordânia, Egito e Iêmen, com as maiores e mais organizadas manifestações de um "dia de fúria". Os protestos também provocaram manifestações semelhantes fora da região."

    Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_%C3%81rabe 
  • Observando que eles fizeram uma referência a um texto de junho de 2013, a maioria dos candidatos certamente marcou São Paulo ao lembrar das manifestações após o aumento das passagens.

  • Concordo com o Maurício,
    Fiquei meia hora olhando para as alternativas porque sabia que a Primavera Árabe começou na Tunísia.

    No fim, mandei certo porque considerei que a banca erraria. E estava certo, mas assim fica difícil.

  • "Tais redes sociais podem desbancar ditaduras como no norte da África, enfrentar regimes repressivos como na Turquia e agora mostram, no Brasil (...)"

    Norte da África >> Egito


ID
1228225
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Depois da criação da web, a internet foi vista como o meio de comunicação que possibilitaria a publicação universal, livre e igualitária, permitindo realizar, no ciberespaço, a comunidade ideal de comunicação. Comparando-a com os outros meios, tais como o jornal, a revista, o rádio ou a televisão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista das teorias do jornalismo bem questionável, mas com a Piades tem q marcar a menos errada.

  • E é por isso que você mesmo pode ir até o site da folha de são paulo agora e publicar uma notícia sobre sua comida favorita. Não, pera...


ID
1238242
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Diante do dinamismo no consumo de informações na internet, usa-se uma técnica para acrescentar informações a um texto sem alongá-lo, deixando a cargo do leitor a decisão por aprofundar-se no tema. Trata-se do acréscimo de links para outras páginas e/ou textos, tornando a leitura não linear. Este recurso é chamado

Alternativas
Comentários
  • Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.


ID
1238245
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Twitter permite informar o público de uma instituição com grande rapidez. As postagens, normalmente são sucintas e, de acordo com o Manual de Orientação para Atuação em Redes Sociais da Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto, se redigidas com apenas 110 caracteres, em vez de usar o limite de 140, permitem que os seguidores façam “retwitts” sem complicações. Além destas técnicas, também é útil para aprimorar o uso institucional desta rede

Alternativas
Comentários
  • Outras redes sociais, por terem um teor mais simples, principalmente do ponto de vista de extensão de conteúdo, devem seguir as regras já descritas neste documento (tabela 1) além das seguintes: 1. Extensão máxima de 110 caracteres, permitindo que os usuários tenham espaço para fazer “RTs – retweets” (no caso de Twitter) e que o compartilhamento seja mais eficaz. 2. Posts no Twitter devem sempre carregar links para aprofundamento no conteúdo. 3. Posts no Facebook devem sempre carregar algum complemento, preferencialmente imagens e, no caso de utilização de textos puros, evitar ultrapassar também os 110 caracteres para que o texto não seja automaticamente encurtado pela plataforma, eliminando a possibilidade de chamar a atenção dos usuários

  • A letra D também se aplica ao Twitter. E no Manual não parece ter nada sobre "frase chamativa". Banca forçou a mão.

  • Conteúdo da questão já está desatualizado.


ID
1256152
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Dentre os novos meios de comunicação, tem-se o Chat, que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "d"

    Um chat, que em português significa conversação, ou bate-papo (termo usado no Brasil), é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real.


    No entanto, também considero a letra "a"correta, pois o Chat pode ser interno (chat corporativo, intrachat) ou externo (Sac, relacionamento, pós-venda) e não podemos negar que provoca uma mudança no relacionamento corporativo.

  • Acredito que a D seja a "mais certa" mesmo, mas também não vejo erro na A.

  • esse "via teclado" ficou muito duvidoso

  • Creio que o erro da A é afirmar que o advento do chat significou "uma mudança de paradigma no relacionamento corporativo".
    Ou seja, o chat facilitou a comunicação mas não revolucionou coisa alguma em termos corporativos.

  • brasil agora está na 12 posição


ID
1256161
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as oportunidades da rede como mídia e como ferramenta que pode ser capitalizada pelos profissionais de comunicação, é INADEQUADO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Uma das maiores vantagens do e-marketing é justamente a possibilidade de mensuração imediata dos resultados.

    Vale para e-campanhas em geral.