SóProvas


ID
2492494
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os seguintes tipos de materiais vegetais:


• Folhas de coca (Erythroxylum coca), das quais se extraem o alcalóide cocaína (observação: comporta-se como base fraca).

• Folhas de maconha (Cannabis sativa) das quais se obtém diferentes canabinóides, dentre os quais, o delta-9 tetraidrocanabinol (delta-9 THC), molécula de baixa hidrossolubilidade.


Para a extração dos princípios ativos desses materiais vegetais, um laboratório forense dispõe dos seguintes sistemas de solventes para extração:


I. Clorofórmio acrescido de ácido acético glacial (H3C-COOH).

II. Clorofórmio (CHCl3) acrescido de hidróxido de amônio.

III. Clorofórmio puro (CHCl3).

IV. Tolueno (hidrocarboneto aromático de fórmula: C7H8).

V. Solução aquosa 10-5 mol/L de ácido clorídrico.

VI. Solução aquosa 10-5 mol/L de hidróxido de sódio.

VII. Água pura.


Considerando que os sistemas de solventes já foram exaustivamente testados e que não causarão degradação dos princípios ativos e que os protocolos de extração do laboratório preveem o uso sempre da mesma quantidade de material vegetal e de solventes (todos em temperatura ambiente) para todas as metodologias de extração, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os sistemas disponíveis no laboratório, não são os mais recomendados para extração do delta-9-THC: V, VI e VII (??? como assim??)

  • Brennda Coelho
    Acho que se referia a V, VI e VII. Erro aqui...

  • Acho que a questão só quis que se analisasse as possibilidades de extração do THC levando em conta a sua baixa hidrossolubilidade (Folhas de maconha (Cannabis sativa) das quais se obtém diferentes canabinóides, dentre os quais, o delta-9 tetraidrocanabinol (delta-9 THC), molécula de baixa hidrossolubilidade.)

    Assim, solventes polares não seriam bons extratores.

  • Vamos analisar a questão.

    Esta questão aborda conceitos relacionados à solubilidade e polaridade das substâncias. É importante ressaltar que o alcaloide cocaína é uma substância orgânica, que possui os grupos éster e amina (grupos polares) em sua composição, além de apresentar um anel aromático e ligações carbono-hidrogênio (parte apolar). Quando esse composto está em sua forma neutra se comporta como base fraca, sendo pouco solúvel em água. Com base no exposto, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - O sistema VII possui como solvente a água pura, enquanto que o sistema V é composto por uma solução aquosa de ácido clorídrico. O ácido clorídrico, um ácido forte, é capaz de protonar o alcaloide cocaína, que, quando neutra, se comporta como base fraca e não é muito solúvel em água. Dessa forma, quando a cocaína entra em contato com a solução aquosa de HCl, a cocaína fica na sua forma protonada, mais polar e solúvel em água. Portanto, o sistema V será mais efetivo do que o sistema VII, que contém apenas água pura, em que o alcaloide na forma neutra não é muito solúvel.

    B) CORRETA - A extração da cocaína será mais eficiente com o sistema II do que com o I, uma vez que o sistema II é formado por clorofórmio (CHCl3), um solvente com característica apolar, acrescido de hidróxido de amônio, uma base. Quando em contato com a base, a cocaína permanece na sua forma neutra e básica, forma em que é mais suscetível de ser extraída por solventes de baixa polaridade, como o clorofórmio. No sistema I o alcaloide seria protonado pelo ácido acético, o que faria com que a molécula se tornasse mais polar e incompatível com o solvente CHCl3.

    C) CORRETA - Como o delta 9-THC é uma molécula de baixa hidrossolubilidade, isso significa que ele não é muito solúvel em água, uma molécula polar. De acordo com o princípio "semelhante dissolve semelhante", solventes polares solubilizam compostos polares e, dessa forma, é deduzido que o delta 9-THC é uma molécula de baixa polaridade. Dessa forma, como o tolueno é um hidrocarboneto (C7H8), apresentando apenas ligações carbono e hidrogênio, ele é classificado como apolar, sendo recomendado para a extração do delta 9-THC.

    D) CORRETA - O alcaloide cocaína na forma de base fraca é menos polar e, dessa forma, pouco solúvel. Ao usar o sistema I, a cocaína estará em uma forma mais polar do que estaria se o sistema empregado fosse o II, pois quando o ácido acético entra em contato com o alcaloide cocaína, que se comporta como base fraca, ela é protonada. Quando em contato com o hidróxido de amônio (sistema II), a cocaína permanece na sua forma básica, menos polar. 

    E) CORRETA - Os sistemas V, VI e VII, dentre os sistemas disponíveis no laboratório, não são os mais recomendados para extração do delta-9-THC, pois são sistemas compostos por solventes polares à base de água, enquanto que o delta-9-THC é uma molécula de baixa polaridade e hidrossolubilidade.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Questão dúbia. As alternativas a e b parecem incorretas.