SóProvas


ID
2492524
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos marcadores genéticos moleculares uniparentais e biparentais, relacione a Coluna 1 à coluna 2.


Coluna 1

1. DNA mitocondrial (mtDNA).

2. Y STRs.

3. INDELs.

4. STRs.


Coluna 2

( ) Estes marcadores apresentam, comparativamente, os maiores valores de Conteúdo Polimórfico Informativo, Poder de Discriminação, Poder de Exclusão, Heterosigozidade e Índice de Paternidade Típico.

( ) São transmitidos em bloco de forma uniparental entre as gerações e o haplogrupo R1b, apresenta a maior frequência entre as populações miscigenadas no Brasil.

( ) Por apresentarem elevado número de cópias por célula e maior resistência a degradação, são indicados para análise de amostras carbonizadas ou intensamente degradadas.

( ) Apresenta como vantagens reduzidos amplicons, o que permite analisar amostras degradadas, baixa taxa de mutação e similaridade no fluxo de trabalho já padronizado nos laboratórios de Genética Forense.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (4) Estes marcadores apresentam, comparativamente, os maiores valores de Conteúdo Polimórfico Informativo, Poder de Discriminação, Poder de Exclusão, Heterosigozidade e Índice de Paternidade Típico. Não preciso acrescentar nada aqui. 

    (2) São transmitidos em bloco de forma uniparental entre as gerações e o haplogrupo R1b, apresenta a maior frequência entre as populações miscigenadas no Brasil. Transmissão Uniparental = ou veio do pai ou da mãe. O Y STRs são polimorfismos do cromossomo Y, que é somente do pai. 

    (1) Por apresentarem elevado número de cópias por célula e maior resistência a degradação, são indicados para análise de amostras carbonizadas ou intensamente degradadas. Elevado número de cópias é típico de genoma de organelas (muticrondrias e cloroplastos). 

    (3) Apresenta como vantagens reduzidos amplicons, o que permite analisar amostras degradadas, baixa taxa de mutação e similaridade no fluxo de trabalho já padronizado nos laboratórios de Genética Forense. Os INDELS são mutações de inserções ou deleções de (geralmente poucos nucleotídeos são inseridos ou deletados), por isso os amplicons (produtos de PCR) são reduzidos (pequenos). Em amostras degradas não é ideal usar marcadores polimórficos maiores, devido a chance de não conseguir amplificar a sequência gênica alvo. 

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em genética forense.

    (STRs) Os marcadores do tipo STRs (Short Tandem Repeat), também chamados microssatélites, são seqüências de pequeno tamanho de fragmento, geralmente de 2 a 4 nucleotídeos, repetidas em pequenas unidades (motivos), que geram polimorfismos multialélicos identificados e representados pelo número de repetições que se apresentem.
     Conteúdo de informação polimórfica, ou conteúdo polimorfismo informativo corresponde ao poder do marcador em detectar o polimorfismo existente na população.
    O poder de discriminação fornece a probabilidade de dois indivíduos escolhidos ao acaso em uma população apresentarem genótipos diferentes.
    O poder de exclusão é a probabilidade de excluir um indivíduo que foi erroneamente identificado.
    heterozigosidade é uma medida da variabilidade dos alelos.
    A razão entre a probabilidade do suposto pai ter transmitido o alelo e a probabilidade de outro homem ter transmitido o mesmo alelo para o filho corresponde ao índice de paternidade.

    (Y STRs) Os Y-STRs são marcadores genéticos de herança uniparental, ou seja, são passados dos pais aos filhos homens e estão situados no cromossomo Y humano.
    O haplogrupo R1b é definido pelo marcador genético, M343 anunciado em 2004, o qual define um polimorfismo binário específico no cromossomo Y. O haplogrupo R1b é a linhagem paterna dominante da Europa Ocidental. Devido à emigração Europeia também atinge altas frequências nas Américas e na Austrália. 

    (DNA mitocondrial) O DNA mitocondrial está presente em inúmeras cópias dentro das células (de centenas a milhares). Essa característica faz com que ele seja altamente resistente a degradação, ou seja, resiste a fatores ambientes desfavoráveis (como no caso de um desastre em massa). 

    (INDELs) INDELs são marcadores se inserção-deleção, ou seja, um trecho do DNA em que ou ocorre uma inserção ou deleção de uma sequência específica. Como eles não ocorrem em repetições, apenas na forma de "fragmento curto" ou "fragmento longo", o tamanho do amplicon é reduzido. Pense que quanto menor o tamanho do fragmento, menores são as chances de ele ser quebrado ou afetado por fatores ambientais. Daí vem sua importância na análise de amostras altamente degradadas.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • Estes marcadores apresentam, comparativamente, os maiores valores de Conteúdo Polimórfico Informativo, Poder de Discriminação, Poder de Exclusão, Heterosigozidade e Índice de Paternidade Típico - STR

    São transmitidos em bloco de forma uniparental entre as gerações e o haplogrupo R1b, apresenta a maior frequência entre as populações miscigenadas no Brasil - YSTR

    Por apresentarem elevado número de cópias por célula e maior resistência a degradação, são indicados para análise de amostras carbonizadas ou intensamente degradadas - DNAmitocondrial

    Apresenta como vantagens reduzidos amplicons, o que permite analisar amostras degradadas, baixa taxa de mutação e similaridade no fluxo de trabalho já padronizado nos laboratórios de Genética Forense - INDEL