Gabarito letra D
No efeito Raman a atividade está ligada ao momento de dipolo induzido na molécula pelo campo elétrico da radiação, que atua como um sistema perturbativo, e é diferente da espectroscopia no infravermelho, onde considera-se o momento dipolar intrínseco da própria molécula.
As moléculas diatômicas homonucleares (como H2 , N2 , O2 , Cl2 ,etc.) não apresentam absorção no infravermelho (apenas as heteronucleares, como HCl, CO, etc.) devido ao fato não haver variações nos seus momentos dipolares. No entanto, elas apresentam atividade no espectro Raman pelo fato de que a excitação incidente de luz monocromática perturba o sistema, fazendo variar a polarizabilidade da molécula (isto é, interage com a densidade eletrônica), criando o momento dipolar induzido.
No IV, a absorção da radiação eletromagnética por átomos ou moléculas exige que ela tenha energia apropriada, e que haja um mecanismo de interação que permita a transferência de energia. O mecanismo apropriado para a excitação vibracional é proporcionado pela variação periódica de dipolos elétricos na molécula durante as vibrações; a transferência de energia ocorre por interação destes dipolos oscilatórios com o campo elétrico oscilatório da luz, radiação infravermelha, desde que a frequência com que ambos variam seja a mesma.
Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/33005/33005_6.PDF
A - Região stokes (tem-se o espectro Raman) --> fóton espalhado com energia menor que a incidente, enquanto o espalhamento anti-Stokes o fóton é espalhado com energia maior que a do incidente.
B - O número de eventos de espalhamento Stokes é de fato é maior, no entanto, isso é devido à maior população de estados vibracionais Funtamental. No caso espécies de estados vibracionais excitados teremos o espalhamento anti-Stokes, que ocorre em menor escala.
C- Utiliza uma fonte monocromática de radiação (laser) geralmente na região do visível. No entanto, será espalhada com uma frequência DIFERENTE da frequência do fóton incidente.
D - Para que ocorra o espalhamento ineslástico, é necessário que a polarizabilidade molecular mude à medida que os átomos da substância em análise vibrem. Com isso, a indução do dipolo nas moléculas ou íons poliatômicos é modulada pela frequência de vibração, fazendo com que a radiação secundária emitida tenha energia diferente da incidente e que esta diferença de energia seja igual à frequência de vibração dos átomos (Correta).
E - O espalhamento INELÁSTICO Raman pode resultar tanto em um fóton de maior energia quanto em um fóton de menor energia à excitação dos modos vibracionais.
Qualquer erro nas respostas podem corrigir :)