SóProvas


ID
2492554
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A maior parte do genoma humano é idêntica entre os indivíduos, porém existem regiões que podem variar de pessoa para pessoa (polimorfismos). Essas regiões polimórficas, dependendo de suas características, podem apresentar aplicações diferentes nos exames forenses. Após os trabalhos pioneiros de Alec Jeffrey, os _____ foram os primeiros polimorfismos moleculares utilizados em investigações criminais, sendo atualmente amplamente substituídos pelos ______. Outra classe de polimorfismos moleculares, os _______ têm sido aplicados na identificação humana em casos de amostras degradadas ou com reduzidas concentrações de DNA, devido aos pequenos amplicons produzidos. Alguns polimorfismos podem ser empregados como AIMs, a exemplo de alguns _____ e _____, podendo fornecer informações sobre ancestralidade dos indivíduos ou mesmo serem utilizados para predição de características físicas.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • (1) VNTRs (variable number os tandem repeats): em algumas regiões do genoma (loci), sequências de DNA podem ser encontradas repetidas dezenas ou até centenas de vezes, e o mais importante, o número de repetições da sequência é variável entre os indivíduos, podendo ser utilizada para diferencia-los. VNTRs são, portanto, MINISSATÉLITES ou repetições em tandem de número variável:

    o   São de 10 a 100 pb repetidas em tandem em múltiplas regiões do genoma;

    o   IMPORTANTE: Apesar do grande poder de discriminação que os VNTRs possuem, FORAM SUBSTITUÍDOS por sequências menores, localizadas em regiões únicas do genoma (único locus).

     

    (2) Pequenas sequências repetidas em tandem (STRs – short tandem repeats)

    ·  Atualmente, a grande maioria das identificações humanas é realizada utilizando-se os marcadores genéticos chamados de MICROSSATÉLITES ou STRs (short tandem repeats).

    ·  Os STRs são sequências curtas repetidas em tandem no genoma

    ·  Possuem tamanho de 2 a 10 pb e se localizam em regiões não codificantes do genoma.

    ·  Aproximadamente 30% das regiões repetidas do genoma são MICROSSATÉLITES.

    ·  Os STRs mais utilizados na identificação humana são repetições de 4 a 5 nucleotídeos que ocorrem numa região específica do genoma, num locus único.

    ·  Para que esses marcadores sejam úteis na identificação humana, eles devem ser POLIMÓRFICOS, ou seja, os indivíduos devem apresentar diferentes números de repetições para que possam ser diferenciados entre si. Portanto, os STRs apresentam vários alelos para o mesmo locus.

     

    (3) Polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs Single nucleotide polymorphisms)

    ·  Os SNPs são variações de uma única base (nucleotídeo) em uma determinada posição da sequência de DNA quando diferentes alelos de um mesmo indivíduo são analisados, ou mesmo quando os alelos observados em uma determinada população são comparados.

    ·  Estima-se que, se compararmos os cromossomos homólogos de um mesmo indivíduo, observaremos um SNP a cada 1000 pb.

    ·  Os SNPs são geralmente bialélicos (apresentam dois alelos para o mesmo locus) e são gerados por mutações do tipo transição (substituição entre purinas e/ou entre pirimidinas: CßàT ou AßàG).

    ·  Por apresentarem menos variação são menos informativos do que os STRs;

    ·  Vantagem: análise de amostra muito degradada, onde o DNA encontra-se muito fragmentado.

    ·  Os SNPs podem ser encontrados em sequências codificantes, íntrons, regiões intergênicas e regulatórias.

     

    (4) Inserções/Deleções (INDELS)

    ·  Os marcadores INDELS são inserções ou deleções de nucleotídeos em determinadas regiões do DNA que podem variar de um nucleotídeo a centenas deles.

    ·  Como os SNPs, são geralmente bialélicos, apresentando dois alelos para cada locus analisado (alelo curto e alelo longo).

    ·  Sua utilização na identificação humana ainda é incipiente, mas assim como os SNPs, devem se tornar uma metodologia importante no futuro.

  • SNPs INDELS são utilizados como marcadores de ancestralidade devido à taxa de mutação ser bem menor quando comparado à dos outros marcadores. 

  • “VNTRs (repetição em tandem de número variável): tipo de DNA satélite que implica um número variável de unidades de repetição em tandem (fila), com comprimento de cerca de 20 a 70 pares de bases. São minissatélites e bastantes úteis no estabelecimento de uma identificação com alta especificidade." “STRs (Short Tandem Repeats): tipo de DNA satélite constituído por pequenas unidades de repetição com comprimento de dois, três ou quatro pares de bases. Esta característica permite que amostras com quantidades diminutas de DNA, ou apresentando alto grau de degradação, possam ser tipadas. São microssatélites." “SNPs (Single Nucleotide Polymorphism): Polimorfismo simples, de apenas um único nucleotídeo, em um segmento de DNA. São variações pontuais encontradas ao longo do DNA." “INDELs: São trechos de dois ou mais nucleotídeos que podem estar presentes (inserção) ou ausentes (deleção) nas fitas de DNA de um indivíduo. Podendo ser utilizados na identificação de indivíduos e na avaliação de ancestralidade." GENOMIC ENGENHARIA MOLECULAR Repositório Institucional da UNESP HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs: 82 e 83.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • aos não assinantes: GAB letra E