SóProvas


ID
2493187
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Elmasri e Navathe (2011) afirmam que a arquitetura de três esquemas no SGBD pode ser usada para explicar melhor o conceito de independência de dados. Sendo assim, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a)a independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema (interno)conceitual sem ter que alterar (o esquema conceitual)os esquemas externos ou os programas de aplicação.

     

     b)a independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema (conceitual)interno sem ter que alterar (os esquemas externos ou os programas de aplicação) o esquema conceitual.

     

     c) a independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada porque permite alterações estruturais e de restrição sem afetar os programas de aplicação.

     

     d) a arquitetura de três esquemas pode tornar mais (fácil)difícil obter a independência de dados tanto lógica quanto física. 

     

     e) os SGBDs implementam a arquitetura completa de três esquemas por causa da alta eficiência.  (A arquitetura de três-esquemas pode tornar mais fácil a independência de dados, tanto física quanto lógica. Entretanto, os dois níveis de mapeamentos criam uma sobrecarga (overhead) durante a compilação ou a execução de uma consulta ou de um programa, provocando ineficiências no SGBD. Por causa disso, poucos SGBDs têm implementadas toda a arquitetura de três-esquemas.)

  • Nível interno - (também conhecido como nível de armazenamento) é o mais próximo do meio de armazenamento físico - ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são fisicamente armazenados dentro do sistema.

    Nível conceitual - (também conhecido como nível lógico de comunidade, ou às vezes apenas nível lógico, sem qualificação) é um nível "indireto" entre os outros dois.

    Nível externo ou visão - (também conhecido como nível lógico do usuário) é o mais próximo dos usuários – ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais.

     

    Independência lógica de dados - a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os aplicativos.
    Independência física de dados - a capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.

  • C- a independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada porque permite alterações estruturais e de restrição sem afetar os programas de aplicação.