SóProvas


ID
2494342
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

"Substituir, no trabalho, o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática por métodos baseados em procedimentos científicos; substituir a improvisação pela ciência." (CHIAVENATO, 2011, p. 65)


Considerando a teoria da administração científica e o texto apresentado, o pressuposto não declarado refere-se

Alternativas
Comentários
  • O Princípio do Planejamento é um dos quatro princípos da Administração Científica segundo Frederick Winslow Taylor. Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.Os princípios do planejamento são;

    O principio da contribuição aos objetivos;

    O principio da precedência do planejamento;

    O principio da maior penetração e abrangência ;

    O principio da maior eficiência, eficacia e efetividade.

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_do_planejamento

  • Princípios da Administração Científica

    Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:

    Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

    Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

    Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

    Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

     

    GABARITO D

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/

  • Além dos princípios básicos de ORT (ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO) descritos por Taylor , outros principios podem ser levados em considerção. Os princípios da administração científica podem ser: 

    PLANEJAMENTO: NO QUAL SUBSTITUIA O CONHECIMENTO EMPÍRICO DO EMPREGADO PELO CONHECIMENTO CIENTÍFICO;

    PREPARO: ONDE O TRABALHADOR DEVERIA SER PREPARADO PARA AS FUNÇÕES;

    CONTROLE: O TRABALHO DEVERIA SER CONTROLADO PARA CONTROLAR A EXECUÇÃO DA FORMA PLANEJADA;

    E O DA EXECUÇÃO.

     

  • 2. Princípios da Administração Científica de Taylor

    2.1 Princípio de Planejamento*: substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.

    Este princípio propõe um estudo do trabalho, de forma a decompô-lo em seus movimentos elementares e cronometrá-los para, após um estudo cuidadoso, eliminar ou reduzir os movimentos inúteis e aperfeiçoar ou racionalizar os movimentos úteis.

     

    https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/principios-da-administracao-cientifica-taylor-emerson-ford/

     

  • Planejamento: o trabalho deve ser planejado pela organização com base em métodos científicos, e não operado conforme o critério individual do trabalhador.
    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Revisar

  • Letra D

    Princípios da Administração Científica.

    1. Princípio de planejamento. Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho.

    Chiavenato, 2003, p,64