SóProvas


ID
2494381
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         A CARNE


    Temos, ai de nós, uma Polícia Federal satírica. Não sei se existe alguém na PF encarregado de dar codinomes aos seus investigados e nomes às suas operações. Se tiver, é um novo Jonathan Swift, um Voltaire redivivo. Deveria se identificar, para receber nossos aplausos. Essa de chamar de Carne Fraca a operação contra a corrupção nos frigoríficos e o escândalo dos fiscais da indústria de alimentos que recebiam propina para não fiscalizar nada é genial. A ação poderia se chamar Carne Podre, ou Nome aos Bois, mas aí não teria o mesmo valor literário e irônico. Carne Fraca é perfeito. Serviria mesmo para todo o conjunto das ações policiais e jurídicas a partir do começo da Lava Jato.

     A corrupção existe, afinal, porque a carne é fraca. Como disse o Oscar Wilde – outro que teria emprego garantido como frasista na Polícia Federal –, “eu resisto a tudo menos à tentação”. A tentação é demais. Somos pobres almas inocentes reféns da nossa própria carne e das suas fraquezas. De certa maneira, Carne Fraca é quase uma absolvição da corrupção epidêmica que assola o país. Rouba-se tanto porque a carne não se satisfaz com pouco, é incapaz de se contentar com o que já tem. Porque a carne é insaciável.

     Nenhum corrupto racionaliza a sua fome de ter mais, sempre mais. Nenhum decide: quero tanto e chega. Tenho um Lanborghini e dois Porsches, um para cada pé, piscina aquecida em forma de trevo, uma mulher com menos dedos e orelhas do que o necessário para usar todas as joias que lhe dou, contas na Suíça e em Liechtenstein, apartamento em Palm Beach – e pronto. Não preciso de nem um centavo a mais.

      O centavo a mais é a perdição dos nossos corruptos.O centavo a mais é a tentação irresistível de Wilde resumida numa frase. O centavo a mais é uma metáfora para o excesso., para não saber quando parar. É difícil identificar o momento em que a ganância transborda e o centavo a mais bate na porta do corrupto e o leva coercitivamente para a cadeia, o corte zero do seu cabelo, as manchetes dos jornais e a execração pública. É um pouco como o paradoxo do balão: só se descobre a capacidade máxima de um balão, o ponto em que um sopro a mais o estouraria, quando o sopro a mais é dado e ele estoura. Só se descobre quando era o momento de parar de roubar quando o momento já passou.

      “Carne Fraca” tem algo até de carinhoso, na sua ironia. A Polícia Federal, ou o autor do nome da operação, reconhece que não é fácil deixar de roubar, com tanto dinheiro voando por aí, com tantas oportunidades que o Brasil oferece para a maracutaia e o molha a mão. O que Carne Fraca diz é que a Polícia Federal não perdoa, mas entende.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. A carne. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 14. 23 março 2017.

A expressão “a carne é fraca” tem origem na Bíblia: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). Popularizada, seu significado está também presente no provérbio:

Alternativas
Comentários
  • Colegas, eu errei a questão, mas acredito que seja o seguinte :

    O espiríto está pronto, portanto, não erra... é perfeito. 

    Mas a carne é fraca, portanto, errar é humano, pois a carne é inerente ao homem. 

     

  • Discordo, muito subjetivismo na questão.
  • Nada a ver essa questão! =/

  • Concordo com o Renan. Eu errei: Coloquei a ocasião faz o ladrão kk

  • Não concordo com a questão... 
    pq "errar é humano", quer dizer que "tudo bem, vc errou, todo mundo erra."
    Na bíblia... bom, difícil interpretar, mas ele não diz que está tudo bem errar não... e sim que o erro é inerente aos encarnados.

    E olha que acertei pq as outras achei ainda mais fora. kkk

  • mas há tantos erros porque não  há a certeza da punição,

    pois garanto que se fosse certo que quem cometer adultério será contaminado pela AIDS; quem roubar, perderá as pernas;   quem enganar os outros, sofrerá com câncer, aí certamente teríamos menos erros cometidos!

  • ''Errar é humano'', ser humano não é perfeito.

    ''A carne é fraca'' ser humano não é santo, está sujeito a tentações. 

     

  • Questão mal elaborada. Errei =/

  • Gab.: D

    Errar é humano.

  • meu DEUS esta banca tá batendo o record de bobagens...

  •   “Carne Fraca” tem algo até de carinhoso, na sua ironia. A Polícia Federal, ou o autor do nome da operação, reconhece que não é fácil deixar de roubar, com tanto dinheiro voando por aí, com tantas oportunidades que o Brasil oferece para a maracutaia e o molha a mão. O que Carne Fraca diz é que a Polícia Federal não perdoa, mas entende.

    C) " A ocasião faz o ladrão " → Errada, pois diante de tantas oportunidades que o Brasil oferece, a Polícia Federal, mesmo a carne sendo fraca, não deixa a ocasião os tornarem ladrões.

    D) "Errar é humano." → Certa, pois a Polícia Federal não perdoa, mas entende. Entende o que? que A ocasião faz o ladrão? Não. Entende que errar é humano

    Bons estudos