Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, em seu art. 2º,
XIII - Recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;
Local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção; ou seja, trata-se de devolver ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes.
XIV - Restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original;
Reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção.
Reabilitação - Local alterado destinado a uma dada forma de uso de solo, de acordo com projeto prévio e em condições compatíveis com a ocupação circunvizinha, ou seja, trata-se de reaproveitar a área para outra finalidade.
Remediação - Ações e tecnologias que visam eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes em subsuperfície (solo e águas subterrâneas). Refere-se a áreas contaminadas.
(Box, 1976 e ABNT, 1989 apud Bitar & Braga, 1995).
a) a restauração ambiental de áreas degradadas está associada ao uso futuro, segundo um projeto prévio com o novo uso adaptado às condições anteriores à degradação. Errado (rabilitação)
b) a recuperação ambiental de áreas degradadas está associada ao retorno da área degradada a uma forma de utilização, visando à estabilidade do meio ambiente e à busca de um novo equilíbrio dinâmico. Certo.
c) a remediação ambiental de áreas degradadas consiste na execução de técnicas que permitam o retorno do meio degradado às condições ambientais existentes antes do processo de degradação. Errado (restauração).
d) a reabilitação ambiental de áreas degradadas consiste na eliminação ou na minimização da concentração de elementos contaminantes de modo a assegurar a reutilização de uma área contaminada. Errado (remediação).