SóProvas



Questões de Poluição dos Solos


ID
141421
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As afirmações abaixo foram feitas por analistas em um fórum sobre problemas ambientais no mundo de hoje.

João - O uso do meio ambiente na produção de bens e serviços para os seres humanos sempre gerou degradação ambiental em grande escala, em função dos despejos de materiais e energia não aproveitados.

Luiza - A Revolução Industrial é considerada um marco importante na intensificação dos problemas ambientais, pois antes dela a sociedade considerava a degradação do ambiente como um sério risco para as gerações futuras.

Antônio - O aumento da escala de produção e consumo tem sido um importante fator que estimula a exploração dos recursos naturais e eleva a quantidade de resíduos, contribuindo para o estado atual de degradação ambiental.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) de

Alternativas
Comentários
  • Questão correta: Letra B
  • Cai legal na pegadinha dessa questão. 

    A afirmativa I está errada ao afirmar que o uso do meio ambiente na produção de bens e serviços sempre gerou degradação. Isso está incorreto. Agricultura de subsistência contradiz isso, por exemplo.


ID
208816
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De forma geral, os metais pesados podem ser tóxicos a plantas e animais. Com relação à ocorrência antrópica de metais pesados no meio ambiente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    As emissões de mercúrio para o meio ambiente podem ser naturais ou antropogênicas. As emissões naturais decorrem de transformações da crosta terrestre, das atividades vulcânicas e da evaporação de corpos d’água. Já as antropogênicas ocorrem através da extração do mercúrio e seu emprego em atividades econômicas pelo homem (Quadro 1).

    Quadro 1 – Principais Aplicações e Fontes de Mercúrio

    Principais Aplicações do Mercúrio

    Eletroeletrônica>>>Lâmpadas fluorescentes e de vapor de mercúrio, pilhas, baterias e componentes elétricos.

    Metrologia>>>Barômetros, higrômetros, termômetros e manômetros.

    Medicina>>>Esfigmomanômetros, termômetros, amálgamas dentárias e conservantes de vacinas (timerosal).

    Agricultura>>>Agrotóxicos.

    Indústrias>>>Petroquímica, Cloro-Soda, Bélica, Papeleira e Farmacêutica.

    Atividades>>>Extração de primária de mercúrio, Mineração de ouro e Geração de Energia (queima de combustíveis fósseis).

    Fonte: https://antigo.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/vigilancia-ambiental/vigipeq/contaminantes-quimicos/mercurio


ID
231508
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as seguintes medidas de conservação do solo que também contribuem para preservar os recursos hídricos no meio rural.

I. uso controlado de fertilizantes orgânicos;

II. plantio em curvas de nível e terraceamento;

III. compactação de solo.

Está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • TERRACEAMENTO: é uma técnica agrícola de plantio elaborada para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. Essa técnica é´aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas. Com isso, as águas das chuvas, ao escoarem superficialmente, perdem sua força, removendo menos sedimentos do solo e causando menos impactos sobre ele.

    Em síntese, o terraceamento procura diminuir a velocidade e a força das águas pluviais a fim de conter as erosões hídricas.

     

    PLANTIO EM CURVAS DE NÍVEL: é uma técnica para plantio em terrenos acidentados que segue o traçado das curvas de nível. A água das chuvas, ao se deparar com as frestas e as plantas, não escoa e penetra no solo, deixando-o molhado e impedindo a lixiviação e a erosão.

     


ID
231511
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação e a recuperação de áreas contaminadas empregam técnicas de alto custo, algumas aplicáveis in-situ e outras ex-situ (último pode ser on-site ou off-site). Dentre elas,

I. barreira reativa;

II. extração com vapor;

III. incineração;

IV. barreiras horizontais;

V. dessorção térmica.

As técnicas aplicáveis in-situ são

Alternativas
Comentários
  • barreiras reativas verticais e horizontais sao no proprio local...

     

    incineracao voce tem q retirar o solo do local ne..

     

    os outros...minima ideia

  • fiz por eliminção 

  • A técnica de dessorção térmica pode ser aplicada tanto no local contaminado (dessorção térmica in situ) ou com extração do solo contaminado (dessorção térmica ex-situ)


ID
258802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais
responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre
as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa
eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção
mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras
riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a
sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o
manejo florestal sustentável.


Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que
se segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de manejo policíclico - Sistema Silvicultural Brasileiro para Florestas de Terra Firme da Amazônia (SSB) - foi desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental. Sua utilização permite a diminuição dos danos provocados pela exploração. O SSB foi desenvolvido com base em dados acumulados ao longo de 25 anos de estudos do crescimento da floresta. Agora, já se tem os valores indicativos para o ciclo e a intensidade de corte nas florestas de terra firme. O resultado é uma floresta com potencial para produzir novas colheitas. O estudo da regeneração e as simulações de crescimento revelam que a exploração planificada e cuidadosa possibilita o estabelecimento da regeneração natural e mantém um elevado estoque de espécies comerciais e potencialmente comerciais. Assim, a cada 30 anos, a floresta repõe a biomassa extraída e permite a colheita de novas safras de madeiras comerciais.

    Fonte: 
    http://www.cpatu.embrapa.br/noticias/2007/agosto/2a-semana/manejo-policiclico-garante-novas-colheitas-de-madeira
  • A exploração de Impacto Reduzido (EIR) é um sistema que utilizada às melhores técnicas de extração disponíveis, que reduzem os danos as florestas residuais, o desgaste do solo e erosão, protegem a qualidade da água, atenuam os riscos de incêndios e potencialmente ajudam a manter a regeneração e proteção da diversidade biológica (Barreto et al. 1988; Uhl et al. 1997).
    As florestas tropicais são muito heterogêneas, variam em topografia, pluviometria, ocorrência de espécies comerciais, densidade, etc. Por isso, não existe um método único para uma exploração de baixo impacto, mas sim, a adaptação das melhores técnicas de extração disponíveis em cada situação. De maneira geral, entretanto, as práticas sustentáveis de exploração madeireira filiam-se ao sistema silvicultural policíclico, ou seletivo. Esse sistema opera com ciclos de cortes e volumes menores. E essa é uma das grandes vantagens: explorando a floresta racionalmente e com impacto reduzido, o ciclo de corte poderá ser de 30 anos, ao invés de 60 praticados na exploração convencional.
    A EIR está fundada em princípios de planejamento, treinamento e desenvolvimento de mão-de-obra especializada e tecnologia adequada. Em relação ao planejamento, os inventários pré-exploratórios, os tratamentos silviculturais, e a análise do acesso a região a se explorar são determinantes para um bom manejo. O investimento na qualificação da mão-de-obra especializada se justifica por um bom rendimento da equipe de exploração, reduzindo os custos e desperdícios, e a conseqüente diminuição de acidentes de trabalho.

    Fonte: http://www.portal.ufra.edu.br/attachments/1026_CONSIDERA%C3%87%C3%95ES%20SOBRE%20EIR.pdf

ID
544312
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de investigação e remediação de áreas contaminadas abrange, basicamente, as seguintes etapas: investigação preliminar, investigação confirmatória, investigação detalhada, análise de risco, concepção e projeto de remediação, remediação e monitoramento. A investigação detalhada tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • O objetivo principal da  investigação detalhada é quantificar a contaminação, isto é, avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação e dos meios afetados, determinando-se as dimensões das áreas ou volumes afetados, os tipos de contaminantes presentes e suas concentrações. Da mesma forma, devem ser definidas as características da pluma de contaminação, como seus limites e sua taxa de propagação.
    Fonte: 
    http://www.cetesb.sp.gov.br/solo/areas_contaminadas/anexos/textos/inv_detal.htm

    Letra A
  • ETAPAS DO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS:

    1. Identificação: etapa em que serão identificadas áreas suspeitas de contaminação com base em avaliação preliminar, e, para aquelas em que houver indícios de contaminação, deve ser realizada uma investigação confirmatória, as expensas do responsável, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes.

    Avaliação/investigação preliminar: avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área;

    Investigação confirmatória: etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação;

     

    2. Diagnóstico: etapa que inclui a investigação detalhada e avaliação de risco, as expensas do responsável, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes, com objetivo de subsidiar a etapa de intervenção, após a investigação confirmatória que tenha identificado substâncias químicas em concentrações acima do valor de investigação.

    Investigação detalhada: etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso;

    Avaliação/análise de risco: processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido;

     

    III - Intervenção: etapa de execução de ações de controle para a eliminação do perigo ou redução, a níveis toleráveis, dos riscos identificados na etapa de diagnóstico, bem como o monitoramento da eficácia das ações executadas, considerando o uso atual e futuro da área, segundo as normas técnicas ou procedimentos vigentes.

  • A) Investigação detalhada

    B) Investigação confirmatória

    C) Concepção e projeto de Remediação

    D) Avaliação preliminar

    E) Avaliação preliminar


ID
549631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O solo contaminado por petróleo e seus derivados é um problema ambiental complexo, mas que pode ser remediado com o uso adequado de tecnologias in situ ou ex situ. É uma tecnologia de remediação do solo ex situ a denominada

Alternativas
Comentários
  • Biopilhas - tecnologia ex situ, considerada uma variante do landfarming. 

     

  • Biosparging: é uma técnica de remediação in-situ que consiste na injeção de ar ou nutrientes para o que os microorganismos presentes naturalmente ou implantados possam biodegradar os compostos saturados.


ID
549634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre a tecnologia de remediação de solos conhecida como landfarming, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Landfarming é um método de biorremediação que consiste na degradação biológica de resíduos em uma camada superior de solo, que é periodicamente revolvida para haver aeração.

     

    O processo foi desenvolvido há mais de 20 anos para tratamento de resíduos e derivados petroquímicos, mas ultimamente vem sendo bastante utilizado no tratamento de lodos de esgotos domésticos e resíduos perigosos de indústrias químicas.

     

    É um processo muito simples e barato que consiste em uma mistura do solo degradado e contaminado com a substância nociva com um solo limpo e com nutrientes adequados para o crescimento das bactérias e/ou fungos que irão degradar os contaminantes. Esse método é muito utilizado nos EUA, Brasil e Holanda.

  • d

     

  • A) é predominantemente físico seu processo. Errado, utiliza-se meios biológico-químicos (start da cultura microbiana e melhoramento da condição meio de crescimento) para decomposição dos poluentes.

    B) é utilizada sempre in situ. Errado, pode-se remover a camada de solo contaminada e trata-la extra-situ.

    C)é um dos processos de fitorremediação existentes. Errado, pois no processo de fitorremediação utiliza-se de diversas espécies vegetais para quebrar/absorver substancias químicas em excesso no solo como zinco, cobre, magnésio e alguns cloretos.

    D)GABARITO

    E)necessita de áreas reduzidas para sua utilização. Errado, uma das desvantagens do landfarming é a necessidade de grandes áreas para tratar o solo contaminado, pois o contaminante deve ser misturado a uma fina camada de solo impermeabilizada e deve ser revolvida para aeração.



ID
647824
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A queda na produtividade agrícola poucos anos após o desmatamento na região amazônica tem sido atribuída às pequenas reservas de nutrientes no solo, à toxicidade de alumínio e à fixação do fósforo, bem como à redução da porosidade total e da infiltração de água, e à degradação da estrutura do solo... Assim sendo, as atividades de exploração nos solos dessa região devem ser cuidadosamente planejadas, e as práticas de conservação do solo devem ser aplicadas desde o início do uso, para preservar o potencial produtivo do solo para as gerações futuras.

(texto extraído do artigo “Degradação de pastagens na Região Amazônica: propriedades físicas do solo e crescimento de raízes”, de Marcelo Muller, Maria de Fátima Guimarães, Thierry Desjardins e Paulo Fernando Martins).

Os autores chamam a atenção sobre a necessidade de cuidados especiais em solos amazônicos quando da sua conversão em áreas agrícolas porque

Alternativas

ID
647827
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as seguintes afirmações referentes à poluição e tratamento do solo:

I. Em baixas concentrações no solo, os elementos alumínio, cobre, zinco, chumbo, mercúrio e manganês podem ser considerados micronutrientes, no entanto, em concentrações altas, tornam-se tóxicos ao ambiente.

II. Nas regiões rurais, os agrotóxicos constituem importante fonte de poluição, podendo acumular-se no solo e contaminar toda a cadeia alimentar, por acumulação de poluentes nos diferentes níveis tróficos.

III. A compostagem é uma alternativa para diminuir o volume de lixo urbano, no entanto, o composto derivado pode conter elevada concentração de metais pesados.

As afirmações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Afirmativa I - ERRADA - Mercurio e chumbo não são nutrientes e sim contaminantes

    Afirmativa II - CORRETA - Certos tipos de agrotoxicos realmente se acumulam no solo, contaminando a vegetação e com isso surge um efeito dominó 

    Afirmativa III - CORRETA - dependendo do composto pode haver a liberação de metais pessados
  • GABARITO: E
    II. Nas regiões rurais, os agrotóxicos constituem importante fonte de poluição, podendo acumular-se no solo e contaminar toda a cadeia alimentar, por acumulação de poluentes nos diferentes níveis tróficos. 

    III. A compostagem é uma alternativa para diminuir o volume de lixo urbano, no entanto, o composto derivado pode conter elevada concentração de metais pesados.

  • Não entendi como a compostagem pode originar metais pesados. Alguém sabe?

  • Metais pesados na compostagem??

    Quis seriam os agrotóxicos que contaminariam o solo e a cadeia alimentar? Alguém saberia??


ID
762088
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ter sido anulada.
    A assertiva D também está correta, já que a disposição em aterro sanitário realmente evita a poluição das águas subterrâneas por chorume.
    Quando o texto especifica aterro sanitário, entende-se que se trata de uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública. Um dos principais itens de um aterro sanitário é a impermeabilização da sua base, justamente para o que o chorume não contamine o solo e lençol freático.
  • acho que a leitura tem que ser sequenciada: A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, POIS a conservação adequada dos solos pela manutenção da vegetação original, por exemplo, minimiza o assoreamento dos corpos de água., E portanto a letra A está correta.


  • Também entendo que a questão possui duas assertivas: A e D.


  • Gente, a alternativa d fala que a disposição em aterro sanitário IMPEDE a poluição da água subterrânea. Isso por si só não irá impedir. Pra que essa poluição  seja controlada, deve haver um eficiente controle da drenagem do churume para seu tratamento. 

  • Porque o ADPF é descumprimento de preceito fundamental, muito mais abrangente que a inconstitucionalidade.

  • Resolvi a questão com a leitura em sequência do enunciado com cada alternativa, como comentado pela colega Ana Beatriz Silva. Assim:

    A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a

    A) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a conservação adequada dos solos pela manutenção da vegetação original, por exemplo, minimiza o assoreamento dos corpos de água. Correto

    B) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a deposição de compostos fosfatados, característicos de poluição atmosférica, leva à eutrofização dos corpos de água. Errado. Compostos fosfatados são característicos de compostos orgânicos e não poluição atmosférica como afirma a alternativa.

    C) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a decomposição dos resíduos sólidos inorgânicos leva à queda do oxigênio dissolvido na água, prejudicando a biota. Errado. É a decomposição de resíduos sólidos orgânicos e não inorgânicos como afirma a alternativa que leva à queda de oxigênio dissolvido na água.

    D) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a disposição de resíduos sólidos em aterros sanitários impede a poluição da água subterrânea por chorume. Errado. A deposição de resíduos sólidos em aterros sanitários causa a poluição da água subterrânea por chorume e não impede conforme afirma a alternativa.

    E) A qualidade da água está intimamente relacionada a questões como conservação do solo, poluição atmosférica e gerenciamento de resíduos sólidos, pois a poluição atmosférica pode resultar em chuva ácida, cujo pH é neutralizado quando atinge os corpos de água. Errado. Pode ser que haja neutralização do PH na diluição do corpo hídrico. No entanto, na ocorrência de chuva ácida, há queda no PH dos corpos hídricos causando, inclusive mortandade de peixes.

    Espero ter ajudado


ID
762112
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à exploração mineral no território brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 23, de 7 de dezembro de 1994.
    Art. 3ºA exploração e lavra das jazidas de combustíveis líquidos e gás natural dependerão de prévio licenciamento ambiental nos termos desta Resolução.

ID
771661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base na Lei de Crimes Ambientais, julgue o  item  que se segue.

Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios em florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, constitui crime contra a flora, e o acusado da prática desses atos estará sujeito a pena de um a três anos de reclusão ou pagamento de multa, ou, ainda, ambas as penas cumulativamente.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade não é reclusão, mas detenção. Vejamos:

    "Lei 9.605/1998

    (...)

    Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

    Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

    (...)"

  • E é crime previsto na lei de crimes contra o meio ambiente!

  • - Marquei errado, pois o art 42º prevê pena de detenção, e não reclusão.

  • A questão deveria ser anulada, pois diverge com o Art.42 da Lei de Crimes Ambientais, o qual cita DETENÇÃO de um a trê anos e NÃO RECLUSÃO. 

  • Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

    Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

  • GABARITO dever ser NULA, pois a pena é de DETENÇÃO não de reclusão.


ID
771712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com as resoluções do CONAMA, julgue os itens a seguir, no que concerne a gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.

De acordo com a Resolução CONAMA n.º 416/2009, a liberdade do comércio internacional e de importação de matéria-prima não deve representar mecanismo de transferência de passivos ambientais de um país para outro. Dessa forma, os importadores de pneus novos com peso unitário superior a 2,0 kg ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, sendo a reforma dos pneus inservíveis uma das formas de destinação adequada.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 416 / 2009

    (...)

    Art. 1º Os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2,0 kg (dois quilos), ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção definida nesta Resolução.

    § 1º Os distribuidores, os revendedores, os destinadores, os consumidores finais de pneus e o Poder Público deverão, em articulação com os fabricantes e importadores, implementar os procedimentos para a coleta dos pneus inservíveis existentes no País, previstos nesta Resolução.

    § 2º Para fins desta resolução, reforma de pneu não é considerada fabricação ou destinação adequada.

    § 3º A contratação de empresa para coleta de pneus pelo fabricante ou importador não os eximirá da responsabilidade pelo cumprimento das obrigações previstas no caput.

    (...)

  • To assustado com tantos erros dessa questao... e CESP E UMA MAE! ela coloca duas coisas errada na afirmacao! Pra pessoa nao errar e a pessoa erra!
  • o erro maior da questão foi relacionar a importação com a reforma de pneus inservíveis. Quem é obrigado a fazer essa reforma nos pneus inservíveis são os seus fabricantes e não os importadores

     

    a PNRS proíbe a importação de coisas que ocasaionam passíveis ambientais, no caso da questão: importar penus inservíveis

  • O erro está em  "reforma dos pneus inservíveis". Não se reforma pneu inservível, só se reforma aquele que foi usado e tem como ser reformado, os inservíveis possuem danos irreparáveis e não prestam para rodagem ou reforma.


ID
882610
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Pode-se considerar que uma área ambientalmente degradada é uma área que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica, e que possui baixa resiliência para uma volta espontânea ao equilíbrio. No que se refere ao processo de recuperação ambiental de áreas degradadas, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    RESOLUÇÃO Nº 429/2011

    Art. 3º A recuperação de APP poderá ser feita pelos seguintes métodos: 

     I - condução da regeneração natural de espécies nativas; 

    II - plantio de espécies nativas; e 

    III - plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas. 


  • O uso de espécies exóticas para regeneração não é o adequado.

    "plantios de recuperação de áreas degradadas que possuem espécies exóticas e que não realizam medidas de condução e retirada delas geralmente apresentam baixa diversidade."

    Fonte: Regeneração Natural de Espécies Vegetais em Jazidas Revegetadas (Scielo)

    Alternativa E (incorreta)


ID
939541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando a importância da caracterização pedológica nos diagnósticos ambientais, julgue os itens que se seguem.

Profundidade e espessura dos horizontes, cor, granulometria e textura, estrutura e consistência são parâmetros que constituem a base para a classificação morfológica de solos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Na Pedologia, todos esses parâmetros descritos na questão são importante para classificar morfologicamente os solos.


ID
940369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A necessidade de mitigação dos impactos ambientais causados pela presença de substâncias exógenas em um compartimento ambiental incentivou o desenvolvimento da biorremediação, que consiste na transformação de moléculas xenobióticas por meio de microrganismos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A manipulação genética de organismos oferece meios de ultrapassar limitações relativas ao processo de biorremediação. Um exemplo é o aumento da taxa de degradação de poluentes mediante a inserção, em determinados organismos, de genes codificadores de enzimas catabólicas de moléculas-alvo específicas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Dependendo do poluente (molécula-alvo) a ser diminuído e ter o ambiente biorremediado, microrganismos com genes modificados que codificam enzimas catabólicas destes poluentes podem ser usados.

  • (FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO) Com o emprego de técnicas mais modernas da biotecnologia, como a bioaumentação e a lixiviação microbiana, é possível acelerar o processo de biorremediação em 10 vezes.


ID
940372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A necessidade de mitigação dos impactos ambientais causados pela presença de substâncias exógenas em um compartimento ambiental incentivou o desenvolvimento da biorremediação, que consiste na transformação de moléculas xenobióticas por meio de microrganismos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A bioestimulação, um tipo de biorremediação, refere-se à introdução de nutrientes ou surfactantes no meio ambiente. Esse processo incrementa a atividade dos microrganismos e aumenta a biodisponibilidade de poluentes.

Alternativas
Comentários
  • Esse processo incrementa a atividade dos microrganismos e  aumenta a velocidade biodegradação/metabolização de poluentes.

    A biodisponibilidade dos poluentes continua  a mesma, a biodisponibilidade que foi aumenta é a dos nutrientres necessários aos microrganismos, permitindo que eles aumentem a sua quantidade e otimizem suas reações metabolicas com a finalidade de acelerar o processo de remediação pela metabolização dos poluentes.
  • ERRADA.

    Esse processo de bioestimulação estimula os microrganismos crescerem e aumentar a sua atividade, DIMINUINDO a biodisponibilidade dos poluentes, sendo um processo de biorremediação.

  • Os biossurfactantes aumentam a biodisponibilidade do poluente sim. Porém cada um tem sua função, os nutrientes aumentam a atividade microbiana e os surfactantes aumentam a biodisponibilidade do nutriente.

    A questão faz parecer que ambos fazem as duas coisas.

  • https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1771/A%20biorremedia%C3%A7%C3%A3o.pdf?sequence=5&isAllowed=y :

    "Bioestimulação: consiste na aplicação de nutrientes como nitrogênio (N) e fósforo (P) e/ou introdução de surfactantes com o intuito de estimular a atividade microbiana ou, no caso dos surfactantes, aumentar a biodisponibilidade do contaminante, elevando assim as taxas de biodegradação de agentes contaminante e/ou poluidores do meio ambiente.  "

  • Peguinha em! A bioestimulação incrementa a atividade dos microorganismos e aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes constantes nos poluentes, que ao serem consumidos diminuem a biodisponibilidade dos poluentes.

    Sei não, cabe recurso.

  • Não entendi o gabarito. Os surfactantes aumentam sim a biodisponibilidade dos poluentes, aumentando suas taxas de biodegradação (fonte: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1771/A%20biorremedia%C3%A7%C3%A3o.pdf?sequence=5&isAllowed=y)

  • O gabarito foi alterado pela Cespe, na prova era certo, mudou pra errado, e a justificativa confunde ainda mais... Maaaas, creio que seja por falar "introdução de nutrientes OU surfactantes". No caso, apenas surfactantes não configuraria bioestimulação...!?

    "80 C E Deferido c/ alteração

    Somente a adição de surfactantes não determina que o remediador descrito no item seja um bioestimulador. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito do item."


ID
940393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à associação entre os solos e os processos de transformação e considerando o emprego da nomenclatura do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), julgue os itens a seguir.

No perfil de um solo, a translocação de alumínio e(ou) matéria orgânica e(ou) ferro do horizonte A, para acumular-se no horizonte B caracteriza a podzolização, que leva à formação de horizontes lúvicos, característicos dos luvissolos.

Alternativas
Comentários
  • Questão de Pedologia.

    Podzolização = capacidade de redução da fertilidade das camadas superiores do solo, é quando transfere matéria orgânica e alumínio (com ferro ou não) do horizonte A (mais superficial) pro horizonte B (mais pro fundo do solo). O B se chamará, com o acúmulo, de podzol. 

    Mas é quando tem acúmulo de ARGILA no horizonte B do solo, se chama iluvial, e os horizontes que perderam são eluviais. Aí são os luvissolos.

    Logo, esta ERRADA.

  • Complementando o comentário do colega, a questão está correta até a caracterização de podzolização, ocorre que esse processo pedogenético dá rigem a espodosssolos e não luvissolos, portanto assertiva errada.

  • Podzolização: redução da fertilidade das camadas superiores do solo, quando a M.O. vai do horizonte A para o horizonte B. Após isso, o horizonte B é classificado como podzol.

    Eluviação: processo de remoção de materiais por lixiviação de um solo superficial para um mais profundo (Horizonte A, eluviado => Horizonte B, iluviado).

    Iluviação: processo de acumulação de materiais movidos por eluviação.

    Luvissolo: ocorrem normalmente em áreas de clima seco, em áreas de relevo mais acidentado, variando de ondulados a fortemente ondulados. São solos naturalmente bem permeáveis e quimicamente férteis (boa saturação por bases, alumínio baixo ou nulo, e quantidade expressiva de argilominerais 2:1).

    Espodossolo: ocorrem geralmente em regiões com relevo plano, clima úmido e solo superficial arenoso. Há então o acúmulo iluvial da matéria orgânica com alumínio, podendo ou não conter ferro.

  • Em complemento aos comentários dos colegas:

    Retirado do SiBCS Empraba (5 edição, 2018):

    Espodossolos

    Grupamento de solos com B espódico.

    • Base – atuação de processo de podzolização com eluviação de materiais compostos principalmente por uma mistura de matéria orgânica humificada e alumínio, podendo ou não conter ferro, e consequente acumulação iluvial desses constituintes.

    • Critério – desenvolvimento de horizonte diagnóstico B espódico em

    sequência a horizonte E (álbico ou não), A ou hístico

    Logo se forma um Espodossolo, não luvissolo como afirma a questão.


ID
940408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito do SiBCS, julgue os próximos itens.

A segunda edição do SiBCS adota tanto o caráter coeso como o caráter epiáquico do solo como atributo diagnóstico para distingui-lo e enquadrá-lo em alguma de suas 13 classes do primeiro nível categórico (ordem).

Alternativas
Comentários
  • O SiBCS é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. Sua chave é composta por 6 níveis categóricos de classificação: Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo, Família e Série.

  • O SiBCS está dividido em seis níveis categóricos que obedecem uma ordem, ou

    seja, uma hierarquia:

    1º nível categórico – ordens

    2º nível categórico – subordens

    3º nível categórico – grande grupo

    4º nível categórico – subgrupo

    5º nível categórico – família

    6º nível categórico – séries

    Temos 13 ordens de solos listadas: Argissolos, Cambissolos, Chernossolos,

    Espodossolos, Gleissolos, Latossolos, Luvissolos, Neossolos, Nitossolos,

    Organossolos Planossolos, Plintossolos e Vertissolos.


ID
940462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos compostos químicos tóxicos, julgue os itens de 60 a 63.

As bifenilas policloradas são classificadas como poluentes orgânicos persistentes, pois apresentam bacteriostaticidade, alta biodegradabilidade e baixa bioacumulação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    As bifenilas policloradas possuem BAIXA biodegrabilidade e ALTA bioacumulação nos seres vivos, sendo muito tóxica e persistente no ambiente.

  • > A sua não biodegradabilidade, significa que as bifenilas policloradas não são processadas por nenhum microrganismo da natureza e, como possuem também elevada estabilidade química, permanecem no meio ambiente por períodos de tempo extremamente longos;

     

    > Por serem substâncias bioacumulativas, tendem a acumular-se nas células dos seres vivos, constituindo sério risco para a estabilidade do ecossistema terrestre e para a saúde dos seres humanos.

            A bioacumulação do produto atinge a cadeia alimentar humana. Em termos práticos, isto significa que ao se contaminar o meio ambiente, cada ser vivo em contato com o meio irá concentrar as bifelinas policloradas sucessivamente em seu organismo, fazendo com que o grau de contaminação seja maior nos organismos em posição superior na cadeia alimentar.

  • Gabarito errado

    As PCB alta persistência e hidrofobicidade, apresentam biocamulação e biomagnificação consideravelmente relevante e por isso poluentes orgânicos persistentes.

    As suas características físico-químicas são: líquido de baixa pressão de vapor, quimicamente inerte, praticamente insolúvel em água. O aquecimento dos PCB produz pequenas quantidades de benzofuranos (PCDF) que são compostos de estrutura similar às dioxinas.

  • sei la

  • se é persistente não pode ter alta biodegrabilidade.


ID
940465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos compostos químicos tóxicos, julgue os itens de 60 a 63.

De acordo com a legislação brasileira, compete ao Ministério do Meio Ambiente avaliar e classificar o potencial de periculosidade ambiental dos agrotóxicos, avaliar sua eficácia agronômica e executar a avaliação e a classificação toxicológica dessas substâncias.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Desde a primeira regulamentação da Lei nº 7.802/89, estabeleceu-se a competência do órgão de meio ambiente para avaliar e classificar os agrotóxicos, seus componentes e afins quanto ao PPA. (Fonte: IBAMA)

  • Segundo a atual legislação, compete ao Ministério da Agricultura e Abastecimento realizar a avaliação da eficácia agronômica, ao Ministério da Saúde executar a avaliação e classificação toxicológica e ao Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), avaliar e classificar o potencial de periculosidade ambiental.

    Fonte: AGROTÓXICOS, SAÚDE E AMBIENTE: uma introdução ao tema Frederico Peres Josino Costa Moreira Gaetan Serge Duboi

  • "Executar a avaliação e a classificação toxicológica dessas substâncias" - Ministério da Saúde.

    Decreto 4074/2002: 

    Art. 6o  Cabe ao Ministério da Saúde:

            I - avaliar e classificar toxicologicamente os agrotóxicos, seus componentes, e afins;

           

  • ERRADO

    Decreto 4.074

    O correto é:

    De acordo com a legislação brasileira, compete ao IBAMA avaliar e classificar o potencial de periculosidade ambiental dos agrotóxicos, ao Ministério da Agricultura avaliar sua eficácia agronômica e executar a avaliação e ao Ministério da saúde a classificação toxicológica dessas substâncias.

  •  Art. 7  Cabe ao Ministério do Meio Ambiente:

           I - avaliar os agrotóxicos e afins destinados ao uso em ambientes hídricos, na proteção de florestas nativas e de outros ecossistemas, quanto à eficiência do produto;

           II - realizar a avaliação ambiental, dos agrotóxicos, seus componentes e afins, estabelecendo suas classificações quanto ao potencial de periculosidade ambiental;

           III - realizar a avaliação ambiental preliminar de agrotóxicos, produto técnico, pré-mistura e afins destinados à pesquisa e à experimentação; e

           IV - conceder o registro, inclusive o RET, de agrotóxicos, produtos técnicos e pré-misturas e afins destinados ao uso em ambientes hídricos, na proteção de florestas nativas e de outros ecossistemas, atendidas as diretrizes e exigências dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Saúde.

    Art. 6  Cabe ao Ministério da Saúde:

            I - definir os critérios técnicos para a classificação toxicológica e para a avaliação do risco à saúde decorrente do uso de agrotóxicos, seus componentes e afins;       

    II - realizar a classificação toxicológica de agrotóxicos e afins;


ID
940468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos compostos químicos tóxicos, julgue os itens de 60 a 63.

O abaixamento do pH da água de rios e lagos devido à ocorrência de chuvas ácidas ocasiona a liberação de metais pesados dos solos e sedimentos contaminados para o meio aquoso.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Quando acidifica o ambiente aquático, mais os metais pesados são liberados do solo, contaminando esse ambiente.

  • BITENCOURT, Dioni Glei Bonini. Dinâmica de acidificação e de liberação de metais na solução do solo de perfis de solos construídos na área de mineração de carvão de Candiota, RS. 2014. 114f. Tese - Programa de Pós - Graduação em Agronomia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

  • o aumento da concentração de H+ faz os compostos de metais pesados ficarem na fase livre. Por exemplo: supondo que um solo de galeria tenha Cd(OH)², até aí tudo bem porque se encontra em uma forma que favorece a disponibilidade de nutrientes para as plantas

     

    ao acidificar, forma-se água e libera o Cd²+, o que pode ser ruim


ID
940477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ecotoxicologia estuda os efeitos das substâncias tóxicas ou não tóxicas sobre os organismos vivos, populações e comunidades animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a biosfera, contemplando, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um contexto integrado.

Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.

Sabendo-se que a contaminação ambiental — presença de produtos químicos em ambientes onde normalmente não estão presentes — pode causar efeitos biológicos adversos, é correto afirmar que todo ambiente poluído é contaminado, mas nem todo ambiente contaminado é poluído.

Alternativas
Comentários
  • Todo ambiente contaminado é poluído, mas nem todo ambiente poluído é contaminado. A arfimativa certa seria essa.

  • ERRADA.

    Vejamos:

    "Segundo o dicionário de Direito Ambiental, contaminação ambiental é a introdução, no meio ambiente, de agentes que afetam negativamente o ecossistema, provocando alterações na estrutura e funcionamento das comunidades. Poluição ambiental é a alteração das condições físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, em níveis capazes de, direta ou indiretamente, serem impróprias, nocivas ou ofensivas à saúde, à segurança e ao bem-estar da população; pode criar condições adversas às atividades sociais e econômicas; ocasionar danos à flora, à fauna, a outros recursos naturais, às propriedades públicas e privadas ou à paisagem urbana."

    Um ambiente pode estar contaminado sem que uma atividade humana seja a responsável. Logo, NEM toda poluição é uma contaminação e  NEM toda contaminação é poluição.

  • Gabarito: E

    Errei essa, mas bastava um pouco mais de atenção! Ora, se aceitarmos a definição que a questão traz, de que a contaminação é apenas QUÍMICA, e lembrarmos que poluição pode ser alteração nas condições físicas, químicas ou biológicas, fica óbvio que pode-se ter poluição SEM contaminação (ex: poluição sonora).

  • "Contaminação ou poluição?

    Esses termos são frequentemente usados como sinônimos. Contudo, há diferenças entre eles.

    Contaminação é a presença de uma substância onde ela geralmente não ocorre. Por exemplo, um solo que não contém cádmio, passa a ter depois da disposição de resíduos sólidos que continham esse elemento.

    O termo contaminação também pode ser empregado para a designar que uma determinada concentração está acima de algum nível permitido por lei. Assim, se o nível de uma substância está acima do que as autoridades permitem, pode-se dizer que tal local se encontra contaminado.

    Poluição, por sua vez, é um tipo de contaminação que gera efeitos biológicos negativos sobre os seres vivos. Assim, se no solo contaminado por cádmio que falamos anteriormente, nota-se distúrbios de formação e desenvolvimento, por exemplo, nas plantas que se desenvolvem no local, diz-se que o local se encontra poluído.

    Dessa forma, como pode se notar, por definição toda poluição é uma contaminação, mas nem toda contaminação é necessariamente uma poluição. Da mesma forma, toda substância considerada poluente é também contaminante, mas nem toda substância contaminante é considerada poluente." 



    Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/contaminacao-ou-poluicao/138403#ixzz5CORCpkVY

  • Poluição está mais relacionado com concentrações não naturais de determinadas substâncias, para mais ou para menos, inclusive das que são naturalmente encontradas ali.

    Já a contaminação está mais associada a presença de um agente não encontrado ali naturalmente ou até que seja, mas que esteja em concentrações acima das permitidas.

  • conceitos meramente técnicos cobrados por essa questão. Os colegas comentaram corretamente, mas eu achei melhor escrever uma coisa mais objetiva

    Poluição se dá mais por alterações de concentrações. Ex.: aumento da carga orgânica, aumento da temperatura, aumento excessivo de uma população, aumento da velocidade, aumento de sedimentos, redução de O², redução da velocidade de escoamento

    Contaminação é a inserção de um componente anteriormente ausente como: As (arsênio), Cs (césio), organismos patogênicos específicos, radiação, Pb, Cr, organismos exóticos superresistentes e etc.

    um dado ecossistema pode estar simplesmente poluído, ou simplesmente contaminado, bem como pode estar contaminado e poluído

  • Eu ainda não vejo o erro da questão

    "é correto afirmar que todo ambiente poluído é contaminado, mas nem todo ambiente contaminado é poluído"

    1 parte: Todo ambiente poluído é contaminado: Sim, porque a alteração do meio depende de matéria ou energia proveniente das atividades humanas.

    2 parte: mas nem todo ambiente contaminado é poluído: Sim, porque um elemento químico ou patogênico que ultrapasse os limites impostos pela lei pode ocasionar um ambiente contaminado, mas não poluído que altere todas as condições do meio.

    Para mim continua certo

  • O correto é: Todo ambiente contaminado é poluído, mas nem todo ambiente poluído é contaminado.

  • Chamamos de água poluída aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. Ao vermos uma água com coloração ou odor diferente, sabemos que ela está poluída. Entretanto, a coloração e o cheiro ruim podem ser provocados por substâncias que não provocam doenças no ser humano.

    Quando a água possui organismos causadores de doença ou substâncias que podem trazer problemas de saúde, dizemos que ela está contaminada. Sendo assim, podemos concluir que nem toda água poluída está contaminada, mas toda água contaminada está poluída, ou seja, a água contaminada é um tipo de água poluída.

    Fonte:


ID
940483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ecotoxicologia estuda os efeitos das substâncias tóxicas ou não tóxicas sobre os organismos vivos, populações e comunidades animais ou vegetais, terrestres ou aquáticos, que constituem a biosfera, contemplando, assim, a interação das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem em um contexto integrado.

Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.

Entre os diversos animais de uma mesma cadeia trófica, os organismos que se alimentam diretamente de plantações contaminadas por pesticidas serão, necessariamente os mais contaminados por esse produto químico.

Alternativas
Comentários
  • Bioacumulação pode magnificar a quantidade desses compostos ao longo da cadeia alimentar.

  • ERRADA.

    Os consumidores primários serão comidos pelos predadores, biomagnificando os compostos.

  • Bioacumulação: aumento da concentração de uma substância nos tecidos ou órgãos dos organismo; refere-se a um mesmo nível trófico;

     

    Biomagnificação: acúmulo progressivo de substâncias de um nível trófico para outro ao longo da cadeia alimentar. Assim, os predadores do topo têm maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas. 

     

    http://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/antartida/31-portugues/publicacoes/series-divulgacao/poluicao/811-bioacumulacao-e-biomagnificacao

  • Basta pensar que os consumidores primários podem consumir diversos produtores e os secundários consumir diversos consumidores primários (herbívoros), acumulando uma quantidade maior do composto no nível trófico superior.

  • Resposta: errado.

    Os predadores de topo de cadeia que serão os mais contaminados.

  • A questão aborda o processo de bioacumulação.

    A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar. Sendo assim, os organismos que estão no topo da cadeia alimentar apresentam mais acúmulo de substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/bioacumulacao.htm


ID
1020802
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A preocupação com a reparação de danos provocados pelo homem aos ecossistemas não é recente e atualmente desponta como um importante desafio a ser superado. Neste sentido, têm sido estabelecidas plantações florestais no Brasil desde o século XIX por diferentes razões. Entretanto, somente na década de 1980, com o desenvolvimento da ecologia da restauração como ciências, o termo restauração ecológica e suas derivações passaram a ser mais claramente definidos. Considere os 6 (seis) termos a seguir para responder a questão.
- processos erosivos
- ausência de cobertura vegetal
- diminuição de cobertura vegetal
- deposição de lixo - compactação do solo
- assoreamento dos rios

Consideram-se sintomas de áreas degradadas, dentre os seis itens listados:

Alternativas
Comentários
  • "Deposição de lixo" sintoma de área degradada? Faz favor neh?! isso é sintoma de falta de educação da raça humana. Pessoas porcas não se preocupam se a área é degradada para jogar lixo. Existem solos/áreas muito boas por baixo do lixo.

  • Nem "deposição de lixo" nem "ausência de cobertura vegetal". Há praias, desertos, rochas, montanhas, que não tem cobertura vegetal, e não são degradadas. Diferentemente de quando de considera "Diminuição de cobertura vegetal" onde usa-se um termo comparativo à outra época de um mesmo sistema! Questão muito mal elaborada.

  • Eu acho que processos erosivos e deposição de lixo não são sintomas, são causas de degradação.

  • Discordo. No meu entendimento deveria ser alternativa B. São 3 sintomas (consequências) da degradação de uma área:

    - processos erosivos (CAUSA - processo de forças exógenas que modela o relevo e PODE - mas não necessariamente irá - degradar o ambiente de alguma forma)

    - ausência de cobertura vegetal (A ausência de cobertura vegetal pode ser natural da área, não significa necessariamente que a área foi degradada)

    - diminuição de cobertura vegetal (SINTOMA)

    - deposição de lixo (CAUSA - o fato de existir lixo disposto em uma área em si não determina que a mesma esteja degradada. Pelo contrário, caso seja feito da maneira adequada não ira influir na mesma. Porem, dependendo das condições, PODE causar uma degradação e não ser o indicio da degradação em si)

    - compactação do solo (SINTOMA)

    - assoreamento dos rios (SINTOMA)

  • Essa questão tem 2 respostas, na verdade: D e E. Deveria ser anulada.


ID
1020826
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao serem definidas, as unidades de solo são agrupadas em classes de capacidade. Considere a seguinte definição: "Terras apropriadas para cultivos intensivos, mas que necessitam de práticas complexas de conservação; os solos desta classe, normalmente têm declives mais pronunciados, são suscetíveis às erosões aceleradas, tendo, portanto, mais limitações edáficas". Essa definição se refere à classe:

Alternativas
Comentários
  • GRUPO A: Terras próprias para culturas (anuais e perenes) e outros usos. Abrange quatro classes de capacidade de uso (I, II, III e IV);

    Classe I: Solos profundos, altamente produtivos, praticamente planas, fáceis de serem trabalhadas, sem erosão aparente, sem pedras e bem drenadas. Quando usados intensivamente na lavoura exigem apenas práticas como:rotação de culturas, calagem, adubação de manutenção e tratos culturais normais. Classe II: Terras com limitações moderadas de uso, com pouco risco de erosão. Inclui as terras produtivas, com declives suaves, facilmente trabalháveis, erosão ligeira, podendo apresentar pedras ocasionais. Exigem práticas como: plantio em nível; culturas em faixas; uso de fertilizantes e corretivos. Classe III:Terras apropriadas para cultivos intensivos, mas com problemas complexos de conservação. Os solos desta classe podem apresentar declive e erosão moderados, ser planas e mal drenadas, apresentar sulcos de erosão ou estar temporariamente encharcadas. Exigem práticas intensivas como: terraceamento; cordões de contorno; drenagem artificial; irrigação; adubação e calagem; sulcos em nível. Classe IV: Terras com sérios problemas de conservação. Inclui terras pouco produtivas, com declives fortes, erosão acentuada, solos rasos ou com bastante pedras. São melhor aproveitadas para culturas perenes ou pastagens.

    GRUPO B: Terras impróprias para culturas, mas adaptáveis para pastagens, silvicultura e refúgio da vida silvestre (V,VI e VII);

    Classe V: Terras próprias para pastagens, florestas e silvicultura, sem restrições especiais de uso. Inclui as terras de boa produtividade, planas e não sujeitas à erosão, mas ruins para a agricultura por serem muito úmidas ou inundáveis. Classe VI: Terras próprias para pastagens e florestas, com restrições de uso. Inclui as terras de baixa produtividade, ou com alta produtividade, mas com problemas como: pedregosas, muito inclinadas ou severamente erodidas. Essas terras podem sustentar uma vegetação como pastagens e florestas com restrições moderadas de uso. 

    GRUPO C: Terras impróprias para a exploração agrícola econômica, podendo servir apenas para recreação, abrigo da vida silvestre e outros usos não agrícola (VIII).

    Classe VIII: Terras impróprias para culturas, pastagens ou exploração florestal, podendo servir apenas para abrigo da fauna silvestre ou recreação. Inclui as terras muito íngremes ou pedregosas, estéreis ou completamente arruinadas pela erosão. Tais como: os brejos e pântanos, cuja recuperação não é econômica; - áreas que não possibilitam o desenvolvimento de vegetação (voçorocas, escavações, afloramentos de rochas, etc.).  Podem ser usadas para abrigo da fauna silvestre (caça e pesca) e como lugares de recreação.


ID
1020916
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A legislação aplicada ao licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro, dispõe sobre as atividades que causam ou possam causar impacto ambiental local, fixa normas gerais de cooperação federativa nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente e a o combate à poluição em qualquer de suas formas, em consonância com o previsto na Lei Complementar nº 140/2011. Para o Licenciamento Ambiental de atividades de médio e alto impacto, o município deverá possuir equipe técnica com formação superior, capacitada, multidisciplinar, formada por profissionais habilitados pelos Conselhos de Classe pertinentes para tais atividades. Biólogos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Civis, Engenheiros Florestais, Engenheiros Químicos, Engenheiros Sanitaristas, Geógrafos, Geólogos e Químicos, são profissinais, coletivamene, que devem integrar equipe técnica para as atividades:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta deveria ser letra D, pois essa equipe é suficientemente qualificada para todos os tipos de atividades de cunho ambiental. Não entendi o que a banca quis com isso.

  • Concordo plenamente, marque letra D. Porém conforme gabarito A.

  • Essa questão é bastante confusa, não consegui pautar uma explicação para a letra a, ao meu ver a letra d responde a questão.

  • Alguem sabe onde se encontra o embasamento legal que justifica o gabarito? 

  • ANEXO I EQUIPE TÉCNICA:


    Para o Licenciamento Ambiental de atividades de MÉDIO E ALTO IMPACTO, o Município deverá possuir equipe técnica com formação superior, capacitada, multidisciplinar, formada por profissionais habilitados pelos Conselhos de Classe pertinentes para tais atividades, por exemplo:


    NÃO INDUSTRIAIS: Arquiteto, Biólogo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Sanitarista, Geólogo.

    INDUSTRIAIS: Biólogos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Civis, Engenheiros Florestais, Engenheiros Químicos, Engenheiros Sanitaristas, Geógrafos, Geólogos, Químicos.

    AGROPECUÁRIA: Biólogos, Geógrafos, Geólogos, Engenheiros Agrícolas, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Florestais, Zootecnista.


    Ver link:

    http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/5063790/4186761/Res_CONEMA_42_12.pdf

  • Gente, prestem atenção: pra não industriais é necessário um arquiteto na equipe.

  • Perfil técnico dos profissionais

    A Resolução Conema 42 também definiu o perfil técnico dos profissionais que devem atuar no licenciamento ambiental. Para o licenciamento de atividades de médio e alto impacto foi estabelecido que o município deverá possuir equipe técnica com formação superior, capacitada, multidisciplinar, composta por profissionais habilitados pelos respectivos conselhos de classe, exemplificando as categorias profissionais pertinentes:

    Não industriais: arquiteto, biólogo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, geólogo.

    Industriais: biólogos, engenheiros ambientais, engenheiros civis, engenheiros florestais, engenheiros-químicos, engenheiros-sanitaristas, geógrafos, geólogos, químicos.

    Agropecuária: biólogos, geógrafos, geólogos, engenheiros agrícolas, engenheiros-agrônomos, engenheiros ambientais, engenheiros florestais, zootecnistas.

    No caso das atividades classificadas como de baixo impacto, o licenciamento ambiental poderá ser realizado por profissionais de nível superior, qualquer que seja a área de formação, desde que capacitados para atuação no licenciamento ambiental.

  • Gabarito: letra A.

    Já não é a primeira vez que IBFC faz questão sobre anexo de legislação.

    Como se preparar pra isso? Muito indigesto!


ID
1020934
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o texto a seguir, relacionado com esgoto, dividido em três segmentos, para responder a questão.

I. Os sistemas de coleta e tratamento dos esgotos sanitários compreendem, especificamente, as redes de coleta de esgotos (coletores), as estações de tratamento e a disposição de efluentes e lodo.

II. Os impactos ambientais são decorrentes das obras / supressão de cobertura vegetal, poeira, ruídos, etc - e da operação do sistema - riscos de acidentes, ocorrência de odores fétidos em estações de tratamento de esgotos (ETE's),

III. além dos impactos potenciais relativos à disposição do lodo, que pode contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas.

Com respeito a atividade de saneamento ambiental, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) descrita(s) em:

Alternativas
Comentários
  • i - Errada (Os sistemas de coleta e tratamento dos esgotos sanitários compreendem as redes de coleta e transporte de esgotos (coletores, interceptores e emissários), as estações elevatórias, as estações de tratamento e a disposição de efluentes e lodo.)

  • http://www.deltasaneamento.com.br/noticia/31/saneamento-ambiental-atraves-de-coleta-e-tratamento-de-esgotos#.WM8DqyNv_qA Questão retirada desse site...o branquinha sem vergonha viu
  • Os sistemas de coleta e tratamento dos esgotos sanitários compreendem as redes de coleta e transporte de esgotos (coletores, interceptores e emissários), as estações elevatórias, as estações de tratamento e a disposição de efluentes e lodo.

    Os impactos ambientais são decorrentes das obras / supressão de cobertura vegetal, poeira, ruídos, etc - e da operação do sistema - riscos de acidentes, ocorrência de odores fétidos em estações de tratamento de esgotos (ETE's), além dos impactos potenciais relativos à disposição do lodo, que pode contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas.


ID
1182136
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em uma lide, a autoridade judicial solicitou a um Perito Oficial instrução a respeito da questão. O caso tratava-se da discussão do responsável pela poluição com nitratos do lençol freático de região rural. A vítima era um morador de uma propriedade agrícola, lindeira a um aterro de resíduos industriais perigosos (ARIP), que recebia resíduos sólidos oriundos de curtumes da região. O responsável pelo aterro afirmava que a poluição das águas subterrâneas era devido à utilização de fertilizantes na lavoura do titular da causa judicial. Para dirimir o causador da poluição ambiental e imputar a este as devidas sansões penais, o Perito designado irá realizar a(s) análise(s) abaixo descritas para a conclusão do laudo pericial:

Alternativas

ID
1351378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de solos e da hidrologia da bacia amazônica, julgue os itens a seguir.

A capacidade do solo de armazenar e liberar gradativamente elementos químicos provém do conjunto de cargas elétricas que possui. Dessa forma, o solo é capaz de manter um equilíbrio dinâmico entre a proporção de elementos retida na fase sólida e a proporção prontamente disponível em solução.

Alternativas
Comentários
  • A adsorção de íons carregados positivamente (cátions) deve-se à presença de cargas elétricas negativas não neutralizadas (ou não compensadas) existentes nas superfícies das argilas. Essas cargas negativas atraem e retêm cátions dissolvidos na água do solo á semelhança de um ímã atraindo finas partículas de ferro. A esse fenômeno dá-se o nome de adsorção iônica , que é dinâmica, uma vez que um íon adsorvido na superfície de uma partícula coloidal pode ser facilmente trocado ou substituído por outro. 

    As extremidades das raízes retiram da superfície desses coloides do solo grande parte dos elementos necessários à nutrição da planta, substituindo-os por outros, não necessários.

  • Famoso "estado de entropia".

  • A capacidade do solo de armazenar e liberar gradativamente elementos químicos provém do conjunto de cargas elétricas que possui. Dessa forma, o solo é capaz de manter um equilíbrio dinâmico entre a proporção de elementos retida na fase sólida e a proporção prontamente disponível em solução.


ID
1361530
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo Resolução CONAMA nº 420, sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo, quanto, à presença de substâncias químicas, estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias emdecorrência de atividades antrópicas. Considerando as classes de qualidade dos solos, segundo a concentração de substâncias químicas, a que apresenta concentrações de pelo menos uma substância química maior do que o VRQ (valor de referência de qualidade) e menor ou igual ao VP (valor de prevenção) é a:

Alternativas
Comentários
  • letra a.

    I - Classe 1 - Solos que apresentam concentrações de substâncias químicas menores ou iguais ao VRQ;

    II - Classe 2 - Solos que apresentam concentrações de pelo menos uma substância química maior do que o VRQ e menor ou igual ao VP;

    III - Classe 3 - Solos que apresentam concentrações de pelo menos uma substância química maior que o VP e menor ou igual ao VI; e

    IV - Classe 4 - Solos que apresentam concentrações de pelo menos uma substância química maior que o VI.


  • Importante lembrar também:

    Valor de Referência de Qualidade – VRQ: é a concentração de determinada substância que define a qualidade natural do solo, sendo determinado com base em interpretação estatística de análises físico-químicas de amostras de diversos tipos de solo;

    Valor de Prevenção – PV: é a concentração de valor limite de determinada substância no solo, tal que ela seja capaz de sustentar as suas funções principais;

    Valor de Investigação – VI: é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea acima da qual existe riscos potenciais, diretos ou indiretos, à saúde humana, considerando um cenário de exposição padronizado.

    Assim, considerando o teor crescente da concentração de uma substância química no solo ou água subterrânea: VRQ < PV < VI


ID
1361542
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Conforme a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, a prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo é denominada:

Alternativas
Comentários
  • XXIV- pousio: prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, por no máximo 5 (cinco) anos, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo;



ID
1366840
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em determinadas áreas contaminadas, decidir sobre sua descontaminação, baseando-se nos riscos ecológicos, pode ser uma decisão bastante difícil.[...] A probabilidade de uma alternativa de resposta ser bem sucedida e o tempo necessário para uma comunidade biológica recuperar-se plenamente devem ser considerados na seleção de processo de remediação.

DEMAJOROVIC, Jacques; VILELA, Alcir. Modelos e ferramentas de gestão ambiental. São Paulo: Editora Senac, 2006. p. 246. Adaptado.

Levando-se em consideração as ideias expostas no trecho acima, qual conceito ecológico deve ser considerado em processos de remediação?

Alternativas
Comentários
  • Em ecologia, resiliência (ou estabilidade de resiliência) é a capacidade de um sistema restabelecer seu equilíbrio após este ter sido rompido por um distúrbio, ou seja, sua capacidade de recuperação.


ID
1368379
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A atenuação natural é a resposta de sistemas hidrológicos à contaminação, através de processos, os quais, sem a intervenção humana, reduzem toxidade, mobilidade, volume ou concentração de contaminantes no solo.

Considera-se que, dentre os processos de atenuação natural,

Alternativas
Comentários
  • Destrutivos: biodegradação

    As demais técnicas transferem ou retêm os contaminastes, porém não os destrói 

  • Resposta: Alternativa E:

    existem os que podem ser classificados como destrutivos e não destrutivos.


ID
1368412
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Entre os poluentes tóxicos que oferecem maior risco ao meio ambiente e à saúde pública estão os chamados Poluentes Orgânicos Persistentes (POP), que são compostos altamente estáveis decorrentes de diversas atividades industriais e que resistem à degradação no meio ambiente.

Sobre o assunto, o esvaziamento de óleo de transformadores e condensadores antigos oferece risco de lançamento no meio ambiente de qual tipo de POP?

Alternativas
Comentários
  • Mais  exemplos ..

    A lista inclui 8 pesticidas (aldrina, clordano, DDT, dieldrina,endrina, heptacloro, mirex e toxafeno), 2 químicos industriais (PCBs e hexaclorobenzeno, este também usado como pesticida) e 2 subprodutos involuntários de processos industriais de combustão (dioxinas e furanos).

  • As Bifenilas Policloradas (PCBs) devido às suas características de não biodegradabilidade, bacteriostaticidade e bioacumulação, são classificadas internacionalmente como “Poluentes Orgânicos Persistentes” (POPs). 

    Na década de 30, a regulamentação pública nos EUA sobre instalações elétricas passou a exigir que os transformadores em subestações prediais ou naquelas onde houvesse o risco de incêndio em áreas próximas, fossem fabricados com líquido isolante não inflamável e não propagador de chama. A partir de então, foram desenvolvidas várias formulações de óleos isolantes para transformadores baseadas nas PCBs, devido à sua característica de não flamabilidade.

  • Popularmente conhecido como ascarel


ID
1368490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Resolução Conama nº 420, de 28/12/2009, dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo. A esse respeito, considere as afirmações a seguir.

I - Remediação é uma das ações de intervenção para reabilitação de área contaminada e consiste em aplicação de técnicas, visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes.
II - Reabilitação é o conjunto de ações de intervenção realizadas em uma área contaminada, visando a atingir um risco tolerável para o uso declarado ou futuro da área.
III - Valor Orientador é a concentração de determinada substância que define a qualidade natural do solo, sendo tal determinação baseada em interpretação estatística de análises físico-químicas de amostras de diversos tipos de solos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Valores Orientadores: são concentrações de substâncias químicas que fornecem orientação sobre a qualidade e as alterações do solo e da água subterrânea.

  • XVII - Remediação: uma das ações de intervenção para reabilitação de área contaminada, que consiste em aplicação de técnicas, visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes;

    XVIII - Reabilitação: ações de intervenção realizadas em uma área contaminada visando atingir um risco tolerável, para o uso declarado ou futuro da área;

    XXI - Valores Orientadores: são concentrações de substâncias químicas que fornecem orientação sobre a qualidade e as alterações do solo e da água subterrânea;

  • A afirmação III traz a definição de VQR:

     

    Valor de Referência de Qualidade-VRQ: é a concentração de determinada substância que define a qualidade natural do solo, sendo determinado com base em interpretação estatística de análises físico-químicas de amostras de diversos tipos de solos;

  • Pra lembrar mais facilmente:

    Valores Orientadores: concentrações que orientam sobre a qualidade do solo

    Valor de Referência de Qualidade (VRQ): concentração que define a qualidade natural do solo


ID
1368586
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No planejamento ambiental devem-se observar com cuidado os principais processos que resultam em degradação dos solos. Entre esses processos, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Gleização: processo de formação do solo característico das condições de excesso de água (hidromorfismo). Nessa condições forma-se um horizonte glei típico dos Gleissolos.

     

  • Letra C

    São procesos que resultam na degradação dos solos.: degradação física, salinização e poluição.

     

  • Resposta: Letra C

    Impactos ambientais sobre o solo:

    Químico: Contaminação, Poluição, Salinização, Acidificação

    Físico: Erosão (degradação física), compactação, impermeabilização.

    Biológico: Perda da biodiversidade, Redução de matéria orgânica, Redução de biomassa.

    Fonte: Calijuri, Maria; Cunha, Davi. Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologia, Gestão. RJ: Elsevier, 2013. 4.ed, p.320


ID
1411459
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Espécies bioindicadoras demonstram de forma precoce a presença de alterações em um ambiente; são utilizadas para identificar modificações ambientais, antes que se agravem, e também na busca de se determinar qual tipo de poluição pode afetar os ecossistemas. As alternativas abaixo demonstram razões para a utilização de bioindicadores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • São de baixo  custo.


ID
1413088
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O termo boçoroca é utilizado para designar uma erosão linear

Alternativas
Comentários
  • profunda, que intercepta o nível de água freático (lençol freático). É o mesmo que voçoroca, a forma mais agressiva da erosão.

  • Outro problema recorrente nessas áreas agrícolas é a erosão dos solos, associada ao clima tropical
    com chuvas bastante intensas e concentradas em alguns meses do ano. Desta forma, ocorrem erosões de
    diversos tipos, desde laminar até erosões lineares concentradas (boçorocas) de grandes proporções, com
    consequências danosas para a produção agrícola e também para os cursos de água, que acabam assoreados.

    p. 324

    CUNHA, CALIJURI 2013

  • No caso específico da boçoroca, as ravinas provocadas por esse fenômeno podem se aprofundar até atingir o lençol freático. Quando isso ocorre, a combinação de erosão pluvial superficial e saída da água subterrânea potencializa o fenômeno, ampliando o desgaste do solo, já que o fluxo natural da água subterrânea passa a atuar como transportador das partículas localizadas no fundo da ravina, escavando sua base e provocando o desmoronamento da cabeceira.

    https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/bocoroca-ravinas-podem-alcancar-o-lencol-freatico.htm


ID
1413091
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao processo de degradação do solo por intensa remoção química dos nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, dá- se o nome de

Alternativas
Comentários
  • A

    LIXIVIAÇÃO = É a extração ou solubilização dos constitutintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar pela ação de um fluido percolante.

  • Não concordo com essa resposta. Para mim o correto é desertificação. 


ID
1413094
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Constituem os chamados poluentes orgânicos recalcitrantes ou refratários:

Alternativas
Comentários
  • Poluentes orgânicos recalcitrantes ou refratáios - compostos orgânicos que não são biodegradáveis ou sua taxa de biodegradação é muito lenta.

    A digestão de uma substância depende não somente da possibilidade de ela fornecer energia para os organismos, mas também da existência de organismos capazes de digerí-la. Esse é o caso da maioria dos compostos orgânicos recalcitrantes, os quais têm sido criados por processos  tecnológicos e dispostos há relativamente pouco tempo no ambiente.

    O impacto introduzido por compostos orgânicos desse tipo está associado à sua TOXIDADE, e não ao consumo de oxigênio utilizado para sua decomposição. Alguns exemplos: DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, DETERGENTES SINTÉTICOS, PETRÓLEO.


ID
1413106
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os principais parâmetros relacionados à contaminação do solo e águas subterrâneas em área urbana são, na seguinte ordem:

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 396

    ART 12...

    parágrafo único. dentre os parâmetros selecionados, deverão ser considerados, no mínimo, Sólidos Totais Dissolvidos, Nitrato e Coliformes Termotolerantes,

  •       O contaminante inorgânico de maior preocupação em águas subterrâneas é o íon nitrato, NO3-, que normalmente ocorre em aquíferos de zonas rurais e suburbanas. Aquíferos mais profundos são menos contaminados por causa de sua profundidade, porque sua localização está menos sujeita a grandes fontes de contaminação e porque a remediação natural pela desnitrificação nas condições de baixa quantidade de oxigênio podem ocorrer.

          O nitrato em águas subterrâneas origina-se principalmente de quatro fontes: aplicação de fertilizantes com nitrogênio, bem como inorgânicos e de esterco animal, em plantações; cultivo do solo; esgoto humano depositado em sistemas sépticos e deposição atmosférica (BAIRD; CANN, 2011).

         


ID
1422613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Tendo em vista a importância da cadeia alimentar, dos ecossistemas florestais e da sucessão para o entendimento acerca do meio ambiente e sua biodiversidade, julgue o item a seguir.

A causa principal de degradação da floresta amazônica, o maior bioma brasileiro, é a extração de madeira, mas outros fatores são também importantes, tais como a mineração, a construção de hidrelétricas, a abertura de estradas na selva e a expansão das fronteiras agrícolas.

Alternativas
Comentários
  • Fronteira agrícola é uma área, mais ou menos definida, que representa um avanço da produção agropecuária sobre o meio natural. Em outras palavras, podemos dizer que se trata de uma região ainda com mata nativa que sofre com a expansão de atividades agropecuárias.

    Além da expansão da fronteira agrícola, a floresta amazônica, o maior bioma brasileiro, também é degradada por causa dos seguintes fatores:

    ·     Extração de madeira;

    ·     Mineração;

    ·     Construção de hidrelétricas; e

    ·     Abertura de estradas na selva.

    Resposta: Certo

  • A causa principal da degradação da floresta amazônica é a criação de gado, gabarito devia ser ERRADO

  • GABARITO: CERTO

    Principal causa da degradação da floresta amazônica é o desmatamento (extração de madeira), pois diversas empresas estrangeiras e nacionais ocupam áreas de reserva florestal, e que, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente grandes hectares de terras, provocando uma série de impactos ambientais, como: perda da biodiversidade, impactos no ciclo hidrológico da região, empobrecimento do solo e erosão.

  • extrai madeira para vender e para pôr o gado.

ID
1422634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de poluentes ambientais.

A inundação de áreas de florestas para a formação de reservatórios de hidrelétricas não altera a qualidade da água, ainda que sejam aumentadas as concentrações de compostos nitrogenados e que seja elevado o consumo de oxigênio dissolvido na água, estabelecendo-se processo aeróbio de decomposição.

Alternativas
Comentários
  • As diferenças em tempo de retenção introduzem novos mecanismos de alteração dos reservatórios, principalmente composição das comunidades zooplanctônicas e fitoplanctônicas (composição de espécies, sucessão, biomassa, produtividade e colonização). O impacto na biodiversidade também é grande, pois a biota das águas interiores está submetida a uma série de variados impactos decorrentes das atividades humanas nas diferentes bacias hidrográficas tais como:

    • Poluição, contaminação e introdução de substâncias tóxicas;

    • Introdução de espécies exóticas predadoras;

    • Remoção da vegetação ciliar em rios, represas e lagos;

    • Atividades excessivas de pesca;

    • Aumento do material em suspensão na água devido a atividades agrícolas;

    • Uso excessivo de equipamentos de recreação;

    • Deterioração da margem de rios, represas e lagos;

    • Remoção e destruição de áreas alagadas;

    • Eutrofização excessiva;

    • Alteração na flutuação do nível da água e interferência no sistema hidrológico;

    • Remoção de espécies de grande importância na rede alimentar;

    • Aumento de navegação e transporte;

    • Desmatamento em geral e perda da vegetação inundável;

    • Intensificação das atividades de mineração;

    • Alterações nas condições químicas e físicas das águas (qualidade da água) – temperatura, oxigênio dissolvido, pH (por acidificação), nutrientes (por eutrofização).


ID
1422697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu atingindo um rio utilizado para o abastecimento de água de várias cidades. Considerando os danos ambientais causados na situação hipotética descrita, julgue o item a seguir.

Se os rejeitos provenientes do rompimento da barragem atingirem grande extensão do rio, a aplicação das penalidades administrativas previstas na legislação independe da elaboração de laudo técnico que comprove a dimensão do dano e a gradação do impacto.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 6514/2008

    Art. 61.  Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade:

    Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais). 

    Parágrafo único.  As multas e demais penalidades de que trata o caput serão aplicadas após laudo técnico elaborado pelo órgão ambiental competente, identificando a dimensão do dano decorrente da infração e em conformidade com a gradação do impacto. 

     

  • Todas as multas necessitam de laudo técnico


ID
1572091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item a seguir, que dizem respeito aos métodos de remediação.


O encapsulamento geotécnico, apesar de impedir a continuação do processo de contaminação do subsolo e do nível freático, não elimina a necessidade de saneamento do aquífero.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO

    Encapsulamento geotécnico: utiliza barreiras para isolar o local contaminado; Bombeamento: retira a água subterrânea e a trata, podendo ser reintroduzida no solo ou descartada. Benefícios da remediação ambiental.

    fonte: digita no google

    Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.


ID
1572094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos processos de sorção observáveis no transporte de contaminantes, julgue o item que se segue.


A sorção geralmente é considerada nos modelos matemáticos de transporte de poluentes como instantânea e irreversível.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    De maneira geral, a retenção de agrotóxicos no solo é caracterizada pelos processos de sorção e dessorção, que tendem a limitar a taxa de biodegradação, a lixiviação e outros processos relacionados à dissipação desses compostos no ambiente. O processo de sorção refere-se à habilidade do solo em reter essas moléculas diminuindo sua disponibilidade em solução e, portanto, evitando que ele se mova na matriz do solo. Já a reversibilidade da sorção é denominada dessorção, ou seja, a liberação das moléculas sorvidas às superfícies das partículas de solo para a solução (Oliveira Júnior & Regitano, 2009). 

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rbeaa/a/ccB7g3HLPqxKb5Gd35BjNhr/?lang=pt&format=pdf#:~:text=A%20sor%C3%A7%C3%A3o%20e%20dessor%C3%A7%C3%A3o%20de,seu%20destino%20ambiental%20e%20biodisponibilidade.&text=Observou%2Dse%20baixa%20reten%C3%A7%C3%A3o%20de,para%20os%20sistemas%20de%20manejo.


ID
1572109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca da técnica de extração de vapores, julgue o item subsequente.


A técnica de extração de vapores é indicada para poluentes originados dos constituintes de petróleo, mas não deve ser utilizada nos poluentes originados de tintas e produtos farmacêuticos.


Alternativas
Comentários
  • A extração de vapores no solo, também conhecida como SVE (Soil Vapor Extraction), é uma técnica de remediação comumente empregada no tratamento de solos contaminados, porém, deve-se ressaltar que essa técnica é aplicada somente à "zona não-saturada" (zona que se situa imediatamente abaixo da superfície topográfica e acima do nível freático, onde os espaços entre as partículas estão parcialmente preenchidos por gases, essencialmente ar atmosférico e vapor de água, e por água. A água contida nessa zona encontra-se à pressão atmosférica, podendo ser utilizada pelas raízes das plantas ou contribuir para o aumento das reservas de água subterrânea). De modo geral, a SVE baseia-se na aplicação de vácuo em pontos estratégicos do solo, a fim de induzir o fluxo controlado de ar e, então, remover os contaminantes presentes no solo, sobretudo, nas regiões da subsuperfície. Nessa técnica, os gases extraídos devem, obrigatoriamente, passar por etapas de tratamento de vapores, antes de serem lançados para a atmosfera.

    A técnica SVE é aplicada somente para os compostos orgânicos voláteis que apresentam o valor da constante de Henry maior que 0,01 ou a pressão de vapor maior que 0,5 mm de Hg. 


ID
1572112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca da técnica de extração de vapores, julgue o item subsequente.


Para retirar compostos orgânicos voláteis da zona não saturada do subsolo recomenda-se a técnica de extração de vapores do solo.


Alternativas

ID
1608967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando Lei de Agrotóxicos, julgue o item subsecutivo.


É proibido o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins para cujos componentes o Brasil não disponha de métodos de desativação e que se revelem tão perigosos para o homem como os testes de laboratório com animais, segundo critérios técnicos e científicos atualizados.

Alternativas
Comentários
  • 6º Fica proibido o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins:

    a) para os quais o Brasil não disponha de métodos para desativação de seus componentes, de modo a impedir que os seus resíduos remanescentes provoquem riscos ao meio ambiente e à saúde pública;

    b) para os quais não haja antídoto ou tratamento eficaz no Brasil;

    c) que revelem características teratogênicas, carcinogênicas ou mutagênicas, de acordo com os resultados atualizados de experiências da comunidade científica;

    d) que provoquem distúrbios hormonais, danos ao aparelho reprodutor, de acordo com procedimentos e experiências atualizadas na comunidade científica;

    e) que se revelem mais perigosos para o homem do que os testes de laboratório, com animais, tenham podido demonstrar, segundo critérios técnicos e científicos atualizados;

    f) cujas características causem danos ao meio ambiente.

  • O q concurso está considerando  questão como errada


ID
1608994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do processo de licenciamento ambiental e da recuperação de área degradada, julgue o item que se segue.


O licenciamento ambiental de usina hidrelétrica a ser construída em rio que faz divisa entre dois estados deve ser feito com base no plano diretor de uso e ocupação do solo de cada município afetado e/ou atravessado pelo empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • Ok e se o rio for em municipios rurais como geralmente sao que nao tem nem 10 mil habitantes como fica plano diretor?
  • levei em consideração que os municipios possuem mais de 20 mil habitantes

     

  • Qual a fundamentação pra essa questão?

  • município contempla area urbaniza e rural.
  • Com a promulgação da Lei Complementar Federal nº 140/2011 foi regulamentada a competência comum entre os entes federativos (União, estado, Distrito Federal e municípios), e fixada normas de cooperação entre eles, reduzindo assim as superposições e conflitos de atuação, além de tornar o processo de licenciamento ambiental menos oneroso e burocrático, além de mais ágil.

    De acordo com o Art. 9º da Lei Complementar 140/2011 foi definido que caberia aos municípios o licenciamento de atividades e empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, bem como os localizados em unidades de conservação instituídas pelo município, exceto em Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) e daquelas delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convênio.

    É importante saber que o requisito de no mínimo 20 mil habitantes não é o único para a obrigatoriedade de o município elaborar o plano diretor.

    O plano diretor é obrigatório para cidades:

    a) com mais de vinte mil habitantes (art. 41, I),

    b) integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas (art. 41, II),

    c) onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumento previstos no § 4º do artigo 182, da CF/88, qualquer que seja a população (art. 41, III),

    d) integrantes de áreas de especial interesse turístico(art. 41, IV) e

    e) inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto de âmbito regional ou nacional (art. 41, V).

    @clevertonpc #SEREIANALISTAAMBIENTAL2021


ID
1632055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A globalização contribuiu para a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental e para a conscientização dos consumidores em relação à preservação do meio ambiente, tornando a questão ambiental um assunto de interesse geral. Nas organizações, a gestão com foco ambiental leva em conta um conjunto de instrumentos e programas que visam, inicialmente, proporcionar um processo de mudança organizacional, para, posteriormente, proporcionar um processo de melhoria contínua. Ao buscarem maior qualidade ambiental, as organizações podem gerar inovações que resultem no aumento da eficiência produtiva, em novas oportunidades de negócios ou em produtos menos agressivos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribuam para melhorar a competitividade da empresa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item seguinte.

São dois os tipos de taxas cobradas dos poluidores: as taxas de serviços, que consistem na cobrança de biorremediação de solo contaminado por metais leves, e a taxa de produto, associada a emissões de carbono na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • Metais Leves? Ta errado e Metais pesados!
  • O meu entendimento por Taxa de Serviços seria aquela taxa que tem como fato gerador o exercício do poder de polícia/fiscalização do órgão ambiental licenciador.

  • Metais leves não! Metais pesados, heavy metals

  • Acho que essa tal de taxa aí nem existe!


ID
1686529
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação ao processo de avaliação de impactos ambientais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A errada porque EIA/RIMA deve vir antes da LP;

    Alternativa B errada porque Ad Hoc é uma reunião de especialistas;

    Alternativa C errada porque o EIA/RIMA é para tensões superiores a 230 kV;

    Alternativa D errada porque o RIMA é o relatório resumido;

  • Resolução Conama 237, em seu ANEXO I (Atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental):

    Atividades Diversas:

    -Distrito ou pólo industrial.

  • Resolução CONAMA 01/86

    "Artigo 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA e em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: 

    ...

    XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais - ZEI; "


ID
1686817
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No combate à erosão do solo, são importantes as seguintes medidas:

Alternativas
Comentários
  • Questão bem simples.

    Quase sempre que ler aração e gradagem em uma questão de combate a erosão está errada, haja visto que essas técnicas desprende as partículas do solo e deixam a "mercê" da chuva.

    E aterramento até onde sei e colocar terra solta em algum lugar, logo não é uma opção boa para evitar erosão.


ID
1701511
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A questão da contaminação do solo e das águas subterrâneas tem sido objeto de grande preocupação nas três últimas décadas em países industrializados, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Depois de identificado o local, área ou terreno onde foi comprovada a contaminação ou poluição, deve-se iniciar a descontaminação. Existe um método que se aplica a solos com contaminação superficial/águas rasas, sendo a descontaminação feita através da ação de plantas e micro-organismos. O método mencionado é chamado de

Alternativas
Comentários
  • A resposta mais adequada não seria Biorremediação? Fitorremediação é apenas para plantas.

  • A fitorremediação é o nome da técnica em que se utiliza plantas para remediar áreas contaminadas.

    Biorremedição utiliza bactérias (microorganismos), não plantas.

  • Fitorremediação - É uma técnica que consiste no uso de plantas e sua comunidade microbiana associada para degradar, sequestrar ou imobilizar poluentes presentes no solo.

  • Realmente muito fácil: 61% de erros. É cada animal comentando...

  • Realmente muito fácil: 61% de erros. É cada animal comentando...

  • Meu caro amigo Gustavo, como vou adivinhar se a questão está cobrando a exceção, se ela não deixa isso explícito? impossível.

  • Meu caro amigo Gustavo, como vou adivinhar se a questão está cobrando a exceção, se ela não deixa isso explícito? impossível.

  • Claro, afinal, eles estão cobrando a exceção né? É cada uma!!!

  • Super fácil

  • Super fácil

  • Super fácil

  • Me poupe

  • Me poupe

  • Me poupe

  • Me poupe

  • Me poupe

  • falar que é fácil respondendo em casa é moleza. rs

  • Questão fácil, vejamos: "Deixe-me consultar no google a resposta depois de ter errado."

  • Questão fácil, vejamos: "Deixe-me consultar no google a resposta depois de ter errado."

  • kkk super fácil, principalmente aquelas que só quem acerta é quem menos estuda!!

  • QuEsTÃo FaCiO gAlErE

  • teu aro!

  • passou em q já ?

  • kkkkkkkkk

  • kkkkkkkkk


ID
1701541
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Processo de degradação do solo, comum em locais onde predominam duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa. Com isso, há o favorecimento da concentração do hidróxido de ferro e alumínio no solo, formando uma crosta ferruginosa. Esta é caracterizada pela formação de uma espécie de ferrugem por cima do solo, deixando-o mais duro e dificultando o manejo. Este processo de degradação recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • laterização ocorre especialmente em conseqüência da queimada ou derrubada das florestas e é intensificada pelo intemperismo químico. Solos sujeitos à laterização são altamente lixiviados, tornando-se ácidos e com reduzido percentual de matéria orgânica.

  • A laterização está associada a lavagem exaustiva ocasionada pelo aprofundamento da lixiviação. Este processo deforma o solo, causando a formação de crosta na superfície da terra.

    A princípio, os solos laterizados costumam ser muitos ácidos, o que dificulta a manutenção na matéria orgânica existente e o crescimento da planta, visto que há pouca permeabilização, o que impede a penetração de água e nutrientes no solo.

    Na prática, essa degradação é mais comum em áreas úmidas e quentes de climas tropicais e pode ser intensificado por queimadas e desmatamentos, até porque é a vegetação que ajuda a proteger os solos do elevado desgaste promovido pela água das chuvas.

    Contudo, apesar de ser importante para a formação dos latossolos, a laterização pode ser considerada um problema de degradação ambiental, uma vez que dificulta a penetração de raízes e diminui a fertilidade.


ID
1759336
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incumbe:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Letras A e B) Art. 10.  Incumbe ao Distrito Federal e aos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama, do SNVS e do Suasa, bem como da responsabilidade do gerador pelo gerenciamento de resíduos, consoante o estabelecido nesta Lei.

    Letra C,D e E) Art. 11.  Observadas as diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento, incumbe aos Estados: I - promover a integração da organização, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum relacionadas à gestão dos resíduos sólidos nas regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, nos termos da lei complementar estadual prevista no§ 3º do art. 25 da Constituição Federal;  II - controlar e fiscalizar as atividades dos geradores sujeitas a licenciamento ambiental pelo órgão estadual do Sisnama.

  • A) Art. 10.  Incumbe ao Distrito Federal e aos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama, do SNVS e do Suasa, bem como da responsabilidade do gerador pelo gerenciamento de resíduos, consoante o estabelecido nesta Lei. 

     

    B) GABARITO

     

    C) Competência dos Estados

     

    D) Competência dos Estados

     

    E) Competência dos Estados


ID
1830232
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Recentemente foi noticiado mais um grave desastre com vítimas, devido a um movimento de massa na Guatemala, que soterrou dezenas de casas. No Brasil, nas últimas décadas, também têm ocorrido tragédias de grande repercussão, em particular na região da Mata Atlântica, com a perda de centenas de vidas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dentre outros. Considerando a classificação adotada para os diferentes tipos de movimento de massa, o que tem ocorrido com maior frequência nas últimas décadas na região da Mata Atlântica é:

Alternativas

ID
1919092
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando a poluição do solo em áreas rurais, qual, dentre as alternativas a seguir, é considerada uma prática que intensifica a poluição do solo?

Alternativas
Comentários
  • Com exceção da alternativa C, todas as práticas proporcionam menor interferência no solo e, assim, não atuam intensificando a poluição edáfica.

    Gabarito: Letra C.


ID
1937923
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O solo é um sistema vivo, heterogêneo, composto por frações sólidas, líquidas e gasosas, no qual está diretamente ligada a topografia. Sendo assim, os pesticidas retidos no solo causam:

Alternativas
Comentários
  • A bioacumulação é um processo que pode ser definido como a absorção e a retenção de substâncias químicas no organismo de determinado ser vivo. Esse fenômeno refere-se ao resultado da captação e nunca ao processo de captação.

    O acúmulo de substâncias pode ocorrer em virtude da absorção de substâncias encontradas no meio ou através da alimentação do ser vivo. Quando a bioacumulação é resultado do contato com a substância no meio, dizemos que ocorreu uma bioconcentração. Quando o processo envolve a alimentação, ou seja, a cadeia trófica, dizemos que ocorreu a bioamplificação.


ID
1937926
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Qual das afirmativas abaixo é verdadeira?

Alternativas

ID
1937932
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A poluição por pesticidas é, hoje, um dos maiores problemas ambientais decorrentes das atividades agrícolas, causando:

Alternativas

ID
1937941
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As ocupações desordenadas nos centros urbanos têm provocado grandes impactos ambientais. Dentre eles:

Alternativas

ID
1979272
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere os seguintes valores, obtidos para a análise de solo:

Na = 0,51 cmolc kg-1;

K = 0,10 cmolc kg-1;

Ca = 5,3 cmolc kg-1;

Mg = 3,2 cmolc kg-1;

Al3+ = 2,0 cmolc kg-1.

O valor da CTC efetiva desse solo é:

Alternativas
Comentários
  • CTC = Saturação de Bases (SB)  + Al + H

    SB = Ca + Mg + K + Na

    CTC = 9,1 + 2,0 + 0

    CTC = 11,1

  • Era só somar tudo kkkk

ID
1979278
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A erosão é um dos principais problemas para a conservação de solo e água. Quando se tem a presença de cobertura vegetal na superfície do solo, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • A cobertura vegetal reduz a velocidade do escoamento SUPERFICIAL (runoff), amortece energia do impacto das gotas da chuva e aumenta a quantidade de água interceptada. Gabarito alternativa a)


ID
2003743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A degradação do solo caracterizada por compactação, selamento ou encrostamento superficial, inundação, aeração deficiente, excesso ou falta de água refere-se à erosão

Alternativas
Comentários
  • Na minha humilde opinião, a questão seria passível de anulação... a perda física não poderia ser considerada um tipo de erosão, mas sim um tipo de degração do solo. A erosão em si pode ter basicamente dois agentes: a água (erosão hídrica) ou o vento (eólica), que apresentam as mesmas características essenciais. Mas do que adianta discutir com a banca, né?

    Segundo a Embrapa (http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/sistema_plantio_direto/arvore/CONT000fh2b6ju702wyiv80rn0etnr3eq82e.html) e Hernani et al (https://www.researchgate.net/publication/285274946_A_erosao_e_seu_impacto):  

    "Os tipos de degradação dos solos podem ser:

    1. Erosão hídrica: perda de horizontes superficiais; deformação do terreno; movimentos de massa; deposição.

    2. Erosão eólica: perda de horizontes superficiais; deformação do terreno; movimentos de massa; deposição.

    3. Química: perda de nutrientes e/ou matéria orgânica; desbalanço de nutrientes; salinização; acidificação; poluição.

    4. Física: compactação; selamento, encrostamento; inundação; aeração deficiente, excesso ou falta de água.

    5. Biológica: redução da biomassa, redução da biodiversidade."

     


ID
2003791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação às notações utilizadas em sistemas taxonômicos de classificação de horizontes e de camadas de solo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2139271
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São formas de poluição do solo, água e ar, respectivamente,

Alternativas

ID
2139307
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os processos industriais são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, mas atrelado e este desenvolvimento causam uma perda ambiental (em maior ou menor grau), dependendo das tecnologias e controles aplicados.
Esta perda ambiental é descrita como

Alternativas
Comentários
  • Outra questão de raciocínio lógico. Advinhe no que eu estou pensando candidato, disse o examinador. 

  • A poluição não é uma perda ambiental, mas sim uma consequência dos processos industriais! 

    Faria mais sentido se o gabarito fosse a letra D - Degradação da camada de ozônio. 

  • a gnt tem que ir pela logica de uma pessoa leiga. as vezes o examinador nao sabe tanto quanto a gnt e escreve essas coisas

  • O art. 3º da lei 6938

    III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

    a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

    b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

    c) afetem desfavoravelmente a biota;

    d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

    e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

  • Degradação ambiental é esgotamento ou destruição de um recurso potencialmente renovável, como solo, pastagem, floresta ou vida selvagem,usado mais do que naturalmente regenerado. Se continuar, o recurso torna-se não renovável (em uma escala de tempo humano) ou inexistente (extinto). a degradação ambiental implica perdas da biodiversidade, da vida animal e vegetal, tanto terrícolas quanto aquáticas. A essa degradação se somam as consequências, como: a poluição das águas, o empobrecimento e desertificação do solo, as alterações no clima, a poluição do ar, a crescente violência nos centros urbanos, entre tantas outras. Entretanto, o modelo econômico que gera riqueza e renda, muitas vezes é contraditório, pois não impede o aumento da miséria e da fome


ID
2157151
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O controle da poluição do solo dá-se pelas técnicas preventivas e corretivas, que visam à minimização dos riscos ambientais, e cuja aplicação dependerá das circunstâncias locais. Em relação às técnicas de controle da poluição do solo, marque a opção correta.
I - Diluição dos poluentes.
II - Implantação de sistemas de prevenção e erosão.
III - Minimização de sistemas de disposição final de resíduos urbanos, pela coleta seletiva, reciclagem e tratamento.
IV - Execução de sistemas de disposição final de resíduos, considerando critérios de proteção do solo.
V - Minimização de resíduos industriais.

Alternativas
Comentários
  • O controle da poluição do solo se dá pelas técnicas preventivas e corretivas, que visam à minimização dos riscos ambientais, e cuja aplicação dependerá das circunstâncias locais. As técnicas de controle mais utilizadas estão listadas abaixo:

     

    - seleção dos locais e das técnicas mais apropriadas para o desenvolvimento as atividades humanas, considerando o uso e tipo de solo na região, o relevo, a vegetação, a possibilidade de ocorrência de inundações e as características do subsolo;

     

    - execução de sistemas de prevenção da contaminação das águas subterrâneas;

     

    - implantação de sistemas de prevenção e erosão, tais como alteração de declividade, operação em curvas de nível, execução de dispositivos de drenagem e manutenção da cobertura vegetal;

     

    - minimização de resíduos industriais, pela redução da geração na fonte, segregação, reciclagem e alteração dos processos produtivos;

     

    - minimização de sistemas de disposição final de resíduos urbanos, pela coleta seletiva, reciclagem e tratamento;

     

    - execução de sistemas de disposição final de resíduos, considerando critérios de proteção do solo.

     

     

    FONTE: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/Apostila%20IT%20179/Cap%203.pdf

  • Olá ... A alternativa "implantação de sistemas de prevenção e erosão" não deveria estar errada? pois essa alternativa está falando como se implantar sistemas de erosão fosse uma alternativa e sabemos que deveria se ao contrário.

  • Thalia, a alternativa sugere implantar sistema que impeçam a erosão, ou seja, prevenir a erosão é uma forma de controlar a poluição nos solos, vez que sem a ocorrência do processo erosivo, impedirá o carreamento de partículas contaminantes poluentes. ;)


ID
2191111
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de desertificação é geralmente causado por degradação ambiental com várias consequências do ponto de vista de perdas sociais, econômicas e ambientais. São perdas causadas pela desertificação:

Alternativas

ID
2200567
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Conforme o Relatório “Panorama da Desertificação no Estado do Piauí” (2005: 2), a desertificação configura-se como “um processo de degradação ambiental que ocorre nas regiões áridas, semiáridas e sub úmidas secas do globo por ação antrópica, com impactos negativos imediatos na qualidade de vida da população, tais como: aumento da escassez hídrica; perda da fertilidade do solo; redução da produção de alimentos; diminuição drástica das reservas de madeira; entre outras.” Diante destas conjunturas, o Piauí tornou-se conhecido internacionalmente, ganhando visibilidade entre a comunidade científica e a sociedade, por apresentar uma das maiores áreas de desertificação do Brasil, denominada Núcleo de Desertificação de Gilbués, abrangendo vários municípios. Neste sentido, entre os vários fatores que configuram a região, considere:

I. O Núcleo de Gilbués abrange os municípios de Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Redenção do Gurguéia e São Gonçalo do Gurguéia.

II. O Núcleo de Desertificação de Gilbués constitui-se em caso especial de degradação do solo relacionado diretamente a um determinado substrato rochoso: o Grupo Areado da Bacia Sanfranciscana, estando circunscrito ao extremo sul do estado do Piauí, dada às condições geológicas da área.

III. A intensificação dos processos de degradação de solos está correlacionada à expansão do complexo agroindustrial da soja, na década de 2000.

IV. Alteração da cobertura vegetal devido às ações antropogênicas, expondo um raro tipo de associação de solos (PE5), que apresenta alta fertilidade, mas pouca resistência aos processos erosivos, às condições regionais de concentração pluviométrica (alta intensidade pluviométrica), gerando a exposição do embasamento rochoso sedimentar, responsável tanto pela redução quanto pela perda da fertilidade e da produtividade biológica e/ou econômica.

Está correto o que consta em

Alternativas

ID
2252182
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação à remediação de áreas contaminadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As aplicações mais comuns da ténica de oxidação química in situ  vêm sendo baseadas no Reagente de Fenton, onde o peróxido de hidrogênio é aplicado junto a um catalizador, o ferro (Fe), gerando radicais hidroxilas livres que oxidam os compostos orgânicos presentes no meio. O peróxido de hidrogênio residual decompõe-se em água e oxigênio, e o ferro sofre precipitação. Abaixo é apresentada a equação representativa da oxidação química gerada pelo Reagente de Fenton.

    Fe 2+ + H 2 O 2 --> Fe 3+ + OH - + OH

    A oxidação in situ é muito empregada na remediação de solo e água subterrânea. Ela pode ser aplicada a diversos tipos e granulometria de solos (silte e argiloso) no tratamento de compostos orgânicos voláteis (VOCs), incluindo dicloroeteno (DCE), tricloroetileno (TCE), tetracloroetileno (PCE), benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos, assim como os compostos orgânicos semi-voláteis (SVOCs) tais como os pesticidas, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos ( HPAs) e os bifenilas policloradas (PCB´s).

  • Qual o erro da B?

  • O raio não é grande, a fase porosa de uma área não saturara dispersa o ar o que dificulta sua abrangência em um raio prolongado.

  • Qual o erro da C?


ID
2252185
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação à remediação de solos contaminados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os agentes oxidantes mais utilizados são: ozônio, peróxido de hidrogênio e “chlorines”.

    Advecção - O transporte da substância se dá através do FLUXO do fluido no qual a mesma está dissolvida. Se esta substância for inerte, o transporte se dá à velocidade média do solvente e na direção das linhas de fluxo.

     Dispersão - É a combinação de dois mecanismos: 1)Difusão molecular Decorre de gradientes de concentração do contaminante no domínio do fluxo. A substância tende a migrar das regiões de maior concentração para as de menor concentração. Este processo independe da velocidade do fluido, porém é influenciado pela turbulência (mistura mecânica). Dispersão hidrodinâmica Diferença de velocidade de fluxo nos canais (vazios) do solo faz com que a solução se disperse. É de difícil quantificação.

  • Entre os microrganismos com capacidade para remover os metais pesados, destacam-se os fungos Rhizopus arrhizus, Absidia orchidis, Aspergillus niger, Penicillium nonatum, Penicillium chrysogenum e Saccharomyces cerevisiae, pois apresentam um bom potencial de remoção de metais como urânio, tório, chumbo, ouro, cobre e cádmio (VOLESKY; HOLAN 1995; KAPOOR; VIRARAGHAVAN, 1995). A levedura Saccharomyces cerevisiae é um dos microrganismos que podem ser utilizados no processo de biossorção, pois possui grande capacidade de retirar metais pesados da água (DEL RIO, 2004). Devido a tal capacidade, ela pode ser usada como bioacumulador desses metais, sendo uma ótima alternativa para a descontaminação ambiental (BASÍLIO et al., 2005).

  • Não entedi a A se dificulta a remediação da area contaminada então pra que faz isso?


ID
2455684
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O gerenciamento de áreas contaminadas é um tema que vem ganhando destaque no Brasil nos últimos anos. A Fase Livre é considerada uma das formas de contaminação causada pela introdução antrópica de elementos químicos potencialmente tóxicos no meio natural, e pode ser entendida como a ocorrência de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 420, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009

    Art. 6o Para efeito desta Resolução são adotados os seguintes termos e definições:

    VI - Fase livre: ocorrência de substância ou produto imiscível, em fase separada da água;


ID
2455687
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

É a etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas que consiste na aquisição e interpretação de dados a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso. Essa etapa tem a seguinte denominação:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 420, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009

    Art. 6o Para efeito desta Resolução são adotados os seguintes termos e definições:

    I - Avaliação de risco: processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido;

    II - Avaliação preliminar: avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas
    disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área;

    VIII - Investigação confirmatória: etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação;

    IX - Investigação detalhada: etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso;

  • Decobera isso.


ID
2494858
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Resolução no 420/2009 do CONAMA dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.


É correto afirmar que essa resolução

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Esta Resolução não se aplica em áreas e solos submersos no meio aquático marinho e estuarino.

    Art. 3o A proteção do solo deve ser realizada de maneira preventiva, a fim de garantir a manutenção da sua funcionalidade ou, de maneira corretiva, visando restaurar sua qualidade ou recuperá-la de forma compatível com os usos previstos.

    Parágrafo único. São funções principais do solo:

    II - manter o ciclo da água e dos nutrientes;

    III - servir como meio para a produção de alimentos e outros bens primários de consumo;

    IV - agir como filtro natural, tampão e meio de adsorção, degradação e transformação de substâncias químicas e organismos;

    V - proteger as águas superficiais e subterrâneas;

    Art. 5o  Os critérios para prevenção, proteção e controle da qualidade das águas subterrâneas observarão a legislação específica.

  • A lei não estabelece critérios para o subsolo e interface.


ID
2494864
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ABNT NBR 15515-1:2007, que estabelece termos e definições aplicados à avaliação preliminar de passivos ambientais em solo e água subterrânea, conceitua área com potencial de contaminação como área

Alternativas
Comentários
  • A. Correta. Essa é a definição de Área com potencial de contaminação (AP): onde estão sendo desenvolvidas ou onde foram desenvolvidas atividades com potencial de contaminação que, por suas características, podem acumular quantidades ou concentrações de contaminantes em condições que a tornem contaminada.

    B. Incorreta. Essa é a definição de Área Contaminada (AC): onde as concentrações de substâncias químicas de interesse estão acima de um valor de referência vigente na região, no país ou, na ausência desse valor, aquele internacionalmente aceito, que indica a existência de um risco potencial.

    C. Incorreta.

    Conforme definição da NBR 15515-1:2007 Área Suspeita de Contaminação (AS) é a área na qual, após a realização de uma análise preliminar, foram observados indícios de contaminação.

    D. Incorreta.

    Fonte: NBR 15515-1:2007


ID
2494867
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os conceitos associados a áreas degradadas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 97.632, DE 10 DE ABRIL DE 1989.

    Art. 3° A recuperação deverá ter por objetivo o retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano preestabelecido para o uso do solo, visando a obtenção de uma estabilidade do meio ambiente.

    GABARITO: B

  • Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, em seu art. 2º,

    XIII - Recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;

    Local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção; ou seja, trata-se de devolver ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes.

    XIV - Restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original; 

    Reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção.

    Reabilitação - Local alterado destinado a uma dada forma de uso de solo, de acordo com projeto prévio e em condições compatíveis com a ocupação circunvizinha, ou seja, trata-se de reaproveitar a área para outra finalidade.

    Remediação - Ações e tecnologias que visam eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes em subsuperfície (solo e águas subterrâneas). Refere-se a áreas contaminadas.

    (Box, 1976 e ABNT, 1989 apud Bitar & Braga, 1995).

  •  a) a restauração ambiental de áreas degradadas está associada ao uso futuro, segundo um projeto prévio com o novo uso adaptado às condições anteriores à degradação. Errado (rabilitação)

     b) a recuperação ambiental de áreas degradadas está associada ao retorno da área degradada a uma forma de utilização, visando à estabilidade do meio ambiente e à busca de um novo equilíbrio dinâmico. Certo.

     c) a remediação ambiental de áreas degradadas consiste na execução de técnicas que permitam o retorno do meio degradado às condições ambientais existentes antes do processo de degradação. Errado (restauração).

     d) a reabilitação ambiental de áreas degradadas consiste na eliminação ou na minimização da concentração de elementos contaminantes de modo a assegurar a reutilização de uma área contaminada. Errado (remediação).


ID
2494885
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ABNT NBR 15515-2:2011 estabelece definições e diretrizes sobre a fase de investigação confirmatória de passivos ambientais em solo e águas subterrâneas e elenca alguns dos principais métodos geofísicos utilizados na investigação desses passivos.


De acordo com essa norma, a magnetometria é um método de investigação que tem como objetivo a identificação de

Alternativas
Comentários
  • Método geofísico que tem como principio medir o campo magnético secundário das rochas, o equipamento mais usado mede o movimento de precessão dos elétrons, resultado da diferença de orientação e intensidade da magnetização das rochas em relação ao campo magnético atual da Terra.

    http://geofisicabrasil.com/quero-ser-geofisico/geofisicaaplicada/129-metodosgeof/3407-magnetometria.html

    Em outras palavras mede a densidade da rocha atraves dos campos, como o campo magnético viaja em corpos densos, qualquer falha ou fratura é detectado no processo.


ID
2536360
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O percolado de águas de chuva de aterros de resíduos não contaminados é um líquido de odor nauseante e coloração escura. Em relação a esse líquido, também chamado de chorume, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Adquire coloração escura quando a água da chuva percola através de depósitos de resíduos orgânicos em decomposição, lixiviando grandes quantidades de matéria orgânica.

( ) A DBO do líquido percolado de um aterro sanitário aumenta com a idade do aterro, atingindo em certas situações elevadas concentrações.

( ) Esse resíduo atende aos padrões de lançamento de um rio classe I após passar por uma ETE com tratamento secundário.

( ) Nesse processo, aparecem os gases como subproduto da decomposição da matéria orgânica.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Esse resíduo atende aos padrões de lançamento de um rio classe I após passar por uma ETE com tratamento secundário. O UNICO ITEM FALSO. Não se pode afirmar que após o tratamento secundário ( biológico) o efluente estará com sua DBO nos VMP pela legislação pois neste aspecto interfere a eficiencia do sistema.

  • Eu acreditava que o chorume líquido se formava independentemente da água da chuva

  • A segunda afirmativa está FALSA. Com o tempo, a disponibilidade de M.O. para lixiviação diminui, visto que essa já está há algum tempo passando por degradação e mineralização. Assim, a DBO de um lixiviado de aterro DIMINUI com o tempo.


    Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/historico-de-programas/prosab/prosab5_tema_3.pdf


    Páginas 28 e 29


ID
2603737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Salinização de Áreas Irrigadas Degrada Terras do Nordeste


A longa estiagem está produzindo um efeito devastador no solo de áreas irrigadas do Nordeste, a salinização: 30% dessas áreas já foram atingidas.

Disponível em:<http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/07/salinizacao-de-areas-irrigadas-degrada-terras-do-nordeste.html>. Acesso em: 21 jan. 2015.


A notícia acima apresenta um problema particular de poluição do solo conhecido como salinização, que possui como uma das formas de prevenção a (o)

Alternativas
Comentários
  • SALINIZAÇÃO - É um processo que se manifesta mais comumente em áreas de clima árido e semiárido em que são elevados os índices de evaporação e muito baixas as quantidades médias de chuvas. Devido ao acúmulo excessivo de água no solo, somado ao seu elevado índice de evaporação, pode provocar o processo de salinização, pois os sais depositados não evaporam em conjunto. Assim, quando as chuvas são poucas e o solo é pouco lavado pelo escoamento das águas pluviais na superfície, esses sais mantêm-se ainda mais acumulados, causando a perda de sua fertilidade e até mesmo intensificando processos de desertificação.

    Causas principais para a salinização do solo: a subida do nível freático, a adoção de métodos incorretos de irrigação e o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e oceanos. 

    Consequências principais do processo de salinização do solo são a perda de áreas agricultáveis, a morte de vegetais cultivados (principalmente o feijão, a cebola, a batata e outros tipos mais sensíveis), além do aumento da possibilidade de desertificação.

    medidas de contenção, como a correção do solo ou até a dessalinização por drenagem, mas o mais correto é prevenir tais ocorrências, com técnicas corretas de irrigação e o monitoramento e controle dos índices de salinidade das águas e dos próprios solos.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/salinizacao-solo.htm

  • alternativa C


ID
2603752
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As técnicas de remediação das áreas degradadas por atividades industriais vêm sendo amplamente investigadas em todo o mundo, em especial para o tratamento dos solos e das águas contaminadas por hidrocarbonetos de petróleo.


A injeção do ozônio diretamente no local contaminado, para remediação do solo de uma antiga área de tancagem enterrada de derivados de petróleo, corresponde a um exemplo da técnica in-situ denominada 

Alternativas
Comentários
  • "ISCO (Oxidação química in situ) é uma tecnologia baseada na injeção de oxidantes químicos em meios contaminados (água subterrânea e solo), com o objetivo de destruir o contaminante através de reações químicas e converter a sua massa em compostos inertes encontrados na natureza. Os oxidantes usualmente aplicados neste processo são: peróxido de hidrogênio (H 2 O 2 ), permanganato de potássio (KMnO 4 ), ozônio (O 3 ) e em menor escala o oxigênio dissolvido (OD)."


ID
2603755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Existem diversas técnicas de biorremediação que podem ser aplicadas no solo e na água subterrânea contaminados por hidrocarbonetos de petróleo. Como exemplo de técnica de biorremediação, tem-se a bioestimulação, que consiste na

Alternativas
Comentários
  • Microorganismos distintos substâncias distintas. Alguns deles sobrevivem em condições extremamente adversas, mas outros sob as mesmas condições podem morrer ou crescer muito lentamente, ou ainda, gerar compostos mais perigosos. Para que as condições ideais sejam alcançadas, eventualmente faz-se necessária a adição de ar, nutrientes ou outras substâncias, além de quantidades extras de microorganismos.

    Bioestimulação ou Biosparging: consiste na adição de de nutrientes 

    Bioventilação ou Bioventing: consiste na adição de ar.

    Bioaumentação: consiste na adição de quantidades extras de microrganismos.

  • Gabarito E


ID
2603761
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, definindo as competências dos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Segundo esse instrumento legal, propor ao Conama normas e padrões para licenciamento de construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades que utilizem recursos ambientais efetiva ou potencialmente poluidores, ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental é uma competência do(a)

Alternativas
Comentários
  • quem licencia é o IBAMA. é o orgão executor do SISNAMA

     

  • Lei 6938 -  Art. 11. Compete ao IBAMA propor ao CONAMA normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento previsto no artigo anterior, além das que forem oriundas do próprio CONAMA


ID
2660101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na escolha da tecnologia de remediação, um bom engenheiro pondera as propriedades do contaminante e as características hidrogeológicas do subsolo. Em um brownfield com camada impermeável profunda, contaminado por tretracloroeteno (PCE), algumas das técnicas de remediação listadas abaixo podem ser empregadas, à EXCEÇÃO de

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta Letra E

     

    Barreiras transversos horizontais de injeção, a grosso modo, é uma tecnica que permite a recuperação de estruturas interradas, criando camada impermeabilizante e evitando a infiltração capilar das estruturas.

  • https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4331228/mod_resource/content/1/%C3%81REAS%20CONTAMINADAS.pdf

  • A questão versa sobre medidas de remediação, não de contenção, que é o caso da utilização de barreiras (usadas para conter a pluma de contaminantes)


ID
2660230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos solos zonais presente no território brasileiro tem como características principais: apresentar coloração vermelha, amarela ou alaranjada; ser muito profundo; ser bastante poroso; ter elevados teores de óxido de ferro e alumínio; apresentar pequenas diferenças entre os horizontes que apresentam transição gradual ou difusa à exceção do superficial, orgânico, típico de clima tropical úmido, bastante envelhecido e intemperizado.


O tipo de solo acima descrito é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E e só acertei porque moro no norte do Paraná e já conheço bem este tipo de solo.

  • Latossolos: Solo mais comum encontrado em toda a extensão do Brasil. Muito antigo( em formação) e profundo (horizonte A bem expressivo.

    Cambissolo: Solos pouco desenvolvidos e com horizonte B incipiente.

    Litossolo: Solos rasos e rochosos, colocados imediatamente sobre a rocha, sem horizontes pedológicos diferenciados.




ID
2695060
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A poluição do solo é a alteração prejudicial de suas características naturais, com eventuais mudanças na estrutura física, resultado de fenômenos naturais: terremotos, vendavais e inundações, ou de atividades humanas: disposição de resíduos sólidos e líquidos; urbanização e ocupação do solo; atividades agropecuárias e extrativas e acidentes no transporte de cargas (FUNASA. Manual de Saneamento. p. 28).

O principal dano decorrente da utilização do solo é a erosão, que ocorre na natureza causada pela ação das águas e do vento, com consequente remoção das partículas do solo, tendo como efeito:

Alternativas
Comentários
  • Fatores externos de formação e transformação do relevo:

    Erosão / água / vento / gelo / homem 


ID
2697193
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A legislação estadual de São Paulo estabelece valores orientadores para solos e água subterrânea. Nesse, sentido considere:

I. Valor de Referência de Qualidade (VRQ) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, que define um solo como limpo ou a qualidade natural da água subterrânea.
II. Valor de Prevenção (VP) é a concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea. Este valor indica a qualidade de um solo capaz de sustentar as suas funções primárias, protegendo-se os receptores ecológicos e a qualidade das águas subterrâneas.
III. Valor de Intervenção (VI) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, acima da qual devem cessar as atividades as quais deram origem às contaminações ambientais.
IV. Valores Orientadores (VO) para solo e água subterrânea são concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas.
V. Valor de Risco Ambiental (VRA) são valores de contaminantes ambientais que colocam em risco a qualidade da água subterrânea, dos solos e da população humana que deles se utilizam.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III. Valor de Intervenção – VI é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea acima da qual existem riscos potenciais, diretos ou indiretos, à saúde humana, considerado um cenário de exposição genérico.

  • Os Valores de Orientação para solo e água subterrânea são concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas.

    Valor de Referência de Qualidade – VRQ é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, que define um solo como limpo ou a qualidade natural da água subterrânea.

    Valor de Prevenção – VP é a concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea. Este valor indica a qualidade de um solo capaz de sustentar as suas funções primárias, protegendo-se os receptores ecológicos e a qualidade das águas subterrâneas. Para a manutenção da multifuncionalidade do solo deve-se considerar a proteção da biota do solo (receptores ecológicos), a proteção da água subterrânea (importante recurso hídrico) e a proteção à saúde humana. O valor mais restritivo, dentre estes três critérios, foi definido como o valor de prevenção.

    Valor de Intervenção – VI é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea acima da qual existem riscos potenciais, diretos ou indiretos, à saúde humana, considerado um cenário de exposição genérico.

    Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/solo/valores-orientadores-para-solo-e-agua-subterranea/

  • CERTA I. Valor de Referência de Qualidade (VRQ) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, que define um solo como limpo ou a qualidade natural da água subterrânea.

    DECRETO Nº 59.263 DE 2013. Art. 3, XXXVIII - Valor de Referência de Qualidade: concentração de determinada substância no solo e na água subterrânea que define um solo como limpo ou a qualidade natural da água subterrânea.

    CERTA II. Valor de Prevenção (VP) é a concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea. Este valor indica a qualidade de um solo capaz de sustentar as suas funções primárias, protegendo-se os receptores ecológicos e a qualidade das águas subterrâneas.

    DECRETO Nº 59.263 DE 2013. Art. 3, XXXVII - Valor de Prevenção: concentração de determinada substância acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea;

    ERRADA III. Valor de Intervenção (VI) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, acima da qual devem cessar as atividades as quais deram origem às contaminações ambientais.

    DECRETO Nº 59.263 DE 2013. XXXVI - Valor de Intervenção: concentração de determinada substância no solo e na água subterrânea acima da qual existem riscos potenciais diretos e indiretos à saúde humana, considerado um cenário de exposição genérico;

    CERTA IV. Valores Orientadores (VO) para solo e água subterrânea são concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas.

    Os Valores Orientadores para solo e água subterrânea são concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas.

    Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/valores-orientadores-para-solo-e-agua-subterranea/

    ERRADA V. Valor de Risco Ambiental (VRA) são valores de contaminantes ambientais que colocam em risco a qualidade da água subterrânea, dos solos e da população humana que deles se utilizam.

    Não existe Valor de Risco Ambiental na redação da CETESB.

  • A questão trata de conceito estabelecidos em legislação estadual de São Paulo no que tange a solos e água subterrânea.

    Assertiva I – Certo. Redação conforme com o inciso XXXVIII, Art. 3, do Decreto nº 59.263 de 2013.

    Assertiva II – Certo. Redação conforme com o inciso XXXVII, Art. 3, do Decreto nº 59.263 de 2013 e com o anexo único da Decisão de Diretoria nº 195-2005- E, de 23 de novembro de 2005 da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

    Assertiva III - Errado. O anexo único da Decisão de Diretoria nº 195-2005- E, de 23 de novembro de 2005 da CETESB define Valor de Intervenção como “a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea acima da qual existem riscos potenciais, diretos ou indiretos, à saúde humana, considerado um cenário de exposição genérico".

    Assertiva IV - Certo. A definição de Valores Orientadores (VO) está conforme conceitua a CETESB.

    Assertiva V – Errado. As normas da CETESB não apresentam definição para Valor de Risco Ambiental (VRA). Dentre as classificações conceituadas pela CETESB, temos três valores orientadores para solo e água subterrânea: valor de referência de Qualidade (VRQ), Valor de Prevenção (VP) e Valor de Intervenção (VI).

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    Referência Bibliográfica:

    VALORES orientadores para solo e água subterrânea. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, 2021. Disponível no site da CETESB. 


ID
2705197
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A técnica de nucleação que consiste em retirar porções da camada superficial do solo, juntamente com a serapilheira, de uma área em estágio de sucessão mais avançada e colocá-las em faixas ou ilhas na área degradada, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Transposição do solo: técnica na qual são retiradas porções da camada superficial do solo de uma área em estágio de sucessão mais avançada e colocadas em faixas na área degradada. Espera-se que, com o tempo, essas faixas tornem-se núcleos de alta diversidade de espécies, desencadeando o processo sucessional na área como um todo; CORRETA

    ·          Transposição de galharia: consiste na disposição desordenada de galharias de modo a formar um emaranhado de restos vegetais. Essa galharia amontoada proporciona abrigo para pequenos animais, além de manter um ambiente úmido e sombreado, propício para o desenvolvimento de plantas mais adaptadas a esse tipo de ambiente;

    ·          Poleiros naturais e artificiais: são utilizados para atrair aves e morcegos, dispersores de sementes. Através de fezes e material regurgitado por esses animais, ocorre a deposição de sementes nas proximidades dos poleiros, formando núcleos de diversidade. Os poleiros naturais são obtidos através do plantio de árvores de rápido crescimento, que tenham copa favorável para o pouso de aves e morcegos, podendo ter frutos que atraiam esses animais. Os poleiros artificiais podem ser construídos com varas de bambu, postes de eucalipto, caules de árvores mortas ou recém derrubadas (com licenciamento ambiental), nos quais são fixadas varas finas de madeiras;

    ·          Transposição de chuva de sementes: consiste na transferência do banco de sementes dispersas em áreas preservadas (que são coletadas por meio de estruturas de tela fina, dispostas em meio à floresta) para áreas degradadas ou uso na produção de mudas.

    http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1218


ID
2718634
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São tipos de deterioração física dos solos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Salinização é uma deterioração química. Entretanto a elevação do lençol freático não é uma deterioração.

    Log b e d estão erradas.

  • A elevação do lençol pode sim levar a um deterioração física do solo pelo fato da compressão exercida pelo movimento físico da água na passagem intemperizando a rocha mãe> regolito.

  • Quando eu tava na prova eu marquei elevação do lençol freático porque eu pensei que era uma erosão causada por um fenômeno hidráulico. Hoje, eu percebi que um fenômeno hidráulico é, no limite, um fenômeno físico.

    Além do que, salinização é erosão química mesmo, não tem jeito.

  • alternativa D


ID
2718637
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As terras cultivadas podem ser degradadas pelas seguintes formas, EXCETO:

Alternativas

ID
2721373
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto à formação, os solos são classificados em quatro grupos principais. Em relação a esses grupos, analise as afirmativas seguintes.

I Solos residuais: são aqueles em que o produto do processo de decomposição não permanece no próprio local em que se deu o fenômeno.
II Solos transportados: são aqueles que, em seguida à sua formação, são carregados pela ação fluvial, eólica, marinha, etc.
III Solos coluvionais: são aqueles formados pela movimentação lenta da parte mais superficial do manto de intemperismo sob a ação de agentes diversos, principalmente da gravidade.
IV Solos orgânicos: são aqueles formados pela fração mineral argilosa e acrescida de uma proporção variada de matéria orgânica predominantemente animal.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I Solos residuais: são aqueles em que o produto do processo de decomposição não permanece no próprio local em que se deu o fenômeno.: ERRADO, eles permacem no próprio local.

    IV Solos orgânicos: são aqueles formados pela fração mineral argilosa e acrescida de uma proporção variada de matéria orgânica predominantemente animal. ERRADO, predominantemente não se inclui.

  • Solos residuais são os solos que permanecem no local de decomposição rocha que lhes deu origem. Para a sua ocorrência é necessário que a velocidade de remoção do solo seja menor que a velocidade de decomposição da rocha.

    Solos orgânicos: Impregnação do solo por sedimentos orgânicos preexistentes, em geral misturados de restos de animais e vegetais. Cor escura e cheiro forte.

    Solos Coluvionares: Formados pela ação da gravidade. Grande variedade de tamanhos. Dentre os solos podemos destacar o TALUS, que é solo formado pelo deslizamento de solo do topo das encostas.

    Solos Aluvionares: O agente de transporte é a água, os solos sedimentares. A sus textura depende da velocidade de transporte da água. podem ser classificados como de origem PLUVIAL, FLUVIAL ou DELTAICO.

    Os solos sedimentares ou transportados são aqueles que foram levados de seu local de origem por algum agente de transporte e lá depositados.


    Leia mais em: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-solos-sedimentares.html

    Copyright © E-Civil

  • alternativa C


ID
2839585
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Investigação confirmatória – etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação.

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1065971/mod_resource/content/0/Cartilha-DMA.pdf

    Resposta certa letra D

  • Para os efeitos do que consta na Resolução CONAMA nº 420/2009:

    Avaliação preliminar: avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área.

    Avaliação de risco: processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido.

    Investigação confirmatória: etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação.

    Investigação detalhada: etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso.

  • A Norma NBR ISO 14.010 define Auditoria Ambiental como o "processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente".

    Resumindo e simplificando o conceito acima temos que a Auditoria Ambiental é “um processo sistemático e formal de verificação, por uma parte auditora, se a conduta ambiental e/ou desempenho ambiental de uma entidade auditada atendem a um conjunto de critérios especificados.” (Philippi Jr. & Aguiar, 2004)

    A auditoria ambiental é o retrato do desempenho ambiental da empresa em um determinado momento, ou seja, verifica se até aquele ponto a empresa está atendendo os padrões ambientais estabelecidos pela legislação ambiental vigente. Ou seja, a auditoria ambiental visa principalmente verificar o sistema de gestão ambiental de uma organização.

    A auditoria ambiental é uma ferramenta importante que deve ser usada pelas empresas para controlar a observância a critérios e medidas estipulados com o objetivo de evitar a degradação ambiental, que em geral decorre quando há falta ou pouco controle do impacto ambiental das operações.


ID
2839591
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

É uma alteração do solo de caráter químico a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

     

    Resumitivamente, a salinização é a concentração de íons na superfície do solo vindos das águas ascendentes dos perfis mais internos. A falta de lixiviação em regiões mais secas impede que esses íons sejam carreados para a jusante (rios -> mar/oceanos).

    É um problema tanto físico quanto químico (mais químico que físico).

  • Salinização.


ID
2839594
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Art. 6o Para efeito desta Resolução são adotados os seguintes termos e definições: I - Avaliação de risco: processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido; II - Avaliação preliminar: avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área;


ID
2839597
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Será declarada Área Contaminada sob Investigação (AI), pelo órgão ambiental competente, aquela em que

Alternativas
Comentários
  • AI – Área Contaminada sob Investigação – área em que comprovadamente for constatada, mediante investigação confirmatória, a contaminação com concentrações de substâncias no solo ou nas águas subterrâneas acima dos valores de investigação.

    ACI – Área Contaminada sob Intervenção - área em que for constatada a presença de substâncias químicas em fase livre ou for comprovada, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana.

    AMR – Área em Processo de Monitoramento para Reabilitação – área em que o risco for considerado tolerável, após a execução de avaliação de risco.

    AR – Área reabilitada para o uso declarado – área que, após período de monitoramento, definido pelo órgão ambiental competente, foi confirmada a eliminação do perigo ou a redução dos riscos a níveis toleráveis

    FONTE: http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/LicenciamentoAmbiental/Licenciamento-saiba-mais/GestaodeRiscoAmbientalTec/AvaliacaodeAreasContaminadas/index.htm&lang=PT-BR

  • Art. 24. Será considerada Área Suspeita de Contaminação – AS, pelo órgão ambiental competente, aquela em que, após a realização de uma avaliação preliminar, forem observados indícios da presença de contaminação ou identificadas condições que possam representar perigo.

    Art. 25. Será declarada Área Contaminada sob Investigação – AI, pelo órgão ambiental competente, aquela em que comprovadamente for constatada, mediante investigação confirmatória, a contaminação com concentrações de substâncias no solo ou nas águas subterrâneas acima dos valores de investigação. Parágrafo único. Quando a concentração de uma substância for reconhecida pelo órgão ambiental competente como de ocorrência natural, a área não será considerada contaminada sob investigação, entretanto será necessária à implementação de ações específicas de proteção à saúde humana pelo poder público competente.

    Art. 26. Será declarada Área Contaminada sob Intervenção-ACI, pelo órgão ambiental competente, aquela em que for constatada a presença de substâncias químicas em fase livre ou for comprovada, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana.

    Art. 27. Será declarada Área em Processo de Monitoramento para Reabilitação-AMR, pelo órgão ambiental competente, aquela em que o risco for considerado tolerável, após a execução de avaliação de risco.

  • E

    for constatada, mediante investigação confirmatória, a contaminação com concentrações de substâncias no solo ou nas águas subterrâneas acima dos valores de investigação.


ID
2946841
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo em relação ao uso e a ocupação do solo:


1. A má utilização do solo pode causar a deterioração do meio ambiente, intensificando fenômenos como erosão, deslizamentos, inundações e assoreamentos.

2. Um bom parcelamento do solo urbano busca interagir coerentemente como conjunto ambiental a que pertence envolvendo o uso dos recursos naturais, como por exemplo, atentando para a qualidade do ar, corpos d’água, vegetação e geomorfologia do terreno.

3. Os índices urbanísticos devem ser definidos de forma que a ocupação do solo seja feita visando à conservação ambiental. Porém, para uma correta avaliação do progresso urbano, faz-se necessária a definição de sustentabilidade através de indicadores mensuráveis que fundamentalmente reflitam o menor impacto ecológico, aliado à viabilidade econômica e ao bem-estar social, em relação às diversas alternativas de uso do solo.

4. O Plano Diretor é o instrumento básico da política urbana dos municípios, tendo por função promover o adequado ordenamento territorial, bem como o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e a garantia do bem-estar de seus habitantes, de acordo com o planejamento e controle do uso do parcelamento e da ocupação do solo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2952208
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São indicadores físicos de qualidade do solo:

Alternativas
Comentários
  • CTC, pH, N e Teor de Carbono são indicadores químicos.

    A resposta está errada.

  • O gabarito da questão está errado. De acordo com a EMBRAPA, indicadores físicos são: TEXTURA, ESTRUTURA, COMPACTAÇÃO, PERCOLAÇÃO, PROFUNDIDADE E CAPACIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL.

    O gabarito deveria ser letra C

  • Onde que a Capacidade de troca Catiônica (CTC) e pH são fisicos??

    Gabarito correto é letra C. A percolação, fenômeno físico de movimento de águas no solo e a textura, ligada a granolometria e composição do solo.