SóProvas


ID
249517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

São características das redes ATM: multiplexação no tempo; células com tamanho fixo de 53 bytes, sendo 5 bytes cabeçalho de controle; provisão de serviços da camada 2; suporte a circuitos virtuais e QoS.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Só não sabia que tinha suporte a QoS o restante tá perfeito
  • Eu fiquei em dúvida. O que seria provisão de serviços para a camada 2? Até onde eu sei o ATM não tem uma camada específica dentro do Modelo OSI. Ele poderia ser compadado, estando nas camadas 1, 2 e 3 do OSI.

    Tirando isso a questão está ok.
  • Provisão dos serviços de camada 2 - refere-se às funções atribuidas a subcamada TC da camada física, onde os quadros são formatados, delimitados e preparados para a trama, a ser realizada na subcamada PMD. Além disso, funções de HEC para controle de erro de cabeçalho e comutação, usando os parâmetros de VPI e VCI. 

    Funções de Qos - providas pelos tipos de classes e AALs, dependendo do serviço a ser provido. Os protocolos da camada AAL foram concebidos com este propósito, permitindo assim corrigir os inconvenientes gerados pela simplicidade da camada ATM e prover os serviços com qualidade - qos
  • Multiplexação por tempo: No contexto de redes de computadores, a comutação de pacotes é um paradigma de comunicação de dados em que pacotes (unidade de transferência de informação) são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. Este contrasta com o paradigma rival, a comutação de circuitos, que estabelece uma ligação virtual entre ambos nós para seu uso dedicado durante a transmissão (mesmo quando não há nada a transmitir). A comutação de pacotes é utilizada para optimizar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (i.e., o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicação.
    A comutação de pacotes é mais complexa, apresentando maior variação na qualidade de serviço, introduzindo jitter e atrasos vários; porém, utiliza melhor os recursos da rede, uma vez que são utilizadas técnicas de multiplexagem temporal estatística.
     Além disso ca comutação por pacotes pode ser:
    Com Ligação (circuito virtual): A ATM está incluída aqui dentro, ela é chamada de comutação por células pelo fato de os pacotes serem definidos em células de 53 bytes com 5 para cabeçalho e 48 para carga útil. se vc estudar sobre essa assunto vai ver q é isso !!!
    Sem Ligação Datagramas: pacotes enviados independentemente.

    células com tamanho fixo de 53 bytes: Segundo Tanembaum: " Uma vez estabelecida uma conexão, um ou outro lado pode iniciar a transmissão de dados. A idéia básica por trás do ATM é transmitir todas as informações em pequenos pacotes de tamanho fixo chamados células. As células têm 53 bytes, dos quais 5 bytes formam o cabeçalho e 48 bytes são a carga útil."

    5 bytes cabeçalho de controle: Ainda com o Tanembaum: " Uma parte do cabeçalho é o identificador da conexão, e assim os hosts transmissor e receptor e todos os roteadores intermediários podem saber quais células pertencem a cada conexão. Essa informação permite que cada roteador saiba como rotear cada célula de entrada."

    provisão de serviços da camada 2; suporte a circuitos virtuais e QoS:  Pesquisei a respeito e encontrei no livro do Tanembaum a citação referente a circuitos, mas não foi muito claro a respeito de QoS, mas acredito que com base nas características do ATM e como em outras bibliografias ele é citado como recomendação para transmissão de vídeos que não podem ter falhas, ele de fato seja bem utilizado para prover QoS.
    Segue o texto retirado do livro de redes do tanembaum sobre a camada 2 ou Camada ATM: "A camada ATM lida com células e com o transporte de células. Ela define o layout de uma célula e revela o significado dos campos do cabeçalho. Ela também lida com o estabelecimento e a liberação de circuitos virtuais. O controle de congestionamento também está localizado nessa camada.

    bons estudos a todos !!
  • A tecnologia ATM oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias:

    • Emprega a multiplexação estatística, que otimiza o uso de banda;
    • Faz o gerenciamento dinâmico de banda;
    • O custo de processamento das suas células de tamanho fixo é baixo;
    • Integra vários tipos diferentes de tráfego (dados, Voz e vídeo);
    • Garante a alocação de banda e recursos para cada serviço;
    • Possui alta disponibilidade para os serviços;
    • Suporta múltiplas classes de Qualidade de Serviço (QoS);
    • Atende a aplicações sensíveis ou não a atraso e perda de pacotes;
    • Aplica-se indistintamente a redes públicas e privadas;
    • Pode compor redes escaláveis, flexíveis e com procedimentos de recuperação automática de falhas;
    • Pode interoperar com outros protocolos e aplicações, tais como Frame Relay, TCP/IP, DSL, Gigabit Ethernet. tecnologia wireless, SDH / SONET, entre outros.

  • acho que o lance está aqui

    Implementam até a camada 3 do modelo OSI

     

    Vide questão

    2010
    O protocolo ATM trabalha com células de tamanho fixo e implementa até a camada 4 do modelo OSI.

    errada

  • multiplexação estátisca é um tipo de TDM?

  • Fornece serviços da camada 1, 2 e 3. Como a questão não restringiu nada, está correto!

  • Maramelo Dias, eu, particularmente, não gosto de inferir nada. Tem q tá explicito.

    Trago-lhe 1 fonte sobre QoS em ATM, motivo da dǘvida de alguns. Segundo[4], há sim QoS em redes ATM e ela "se baseia nos atributos de classe relacionados com o usuário e em atributos relativos à rede.

    Fonte:

    [4] Forouzan