SóProvas


ID
249535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

As aplicações de Internet podem utilizar datagramas ou sockets. As aplicações DNS, NFS e SNMP, por exemplo, utilizam datagramas, enquanto as aplicações FTP, TELNET, SMTP e HTTP/WWW utilizam sockets.

Alternativas
Comentários
  • Datagrama: hoje o termo é aceito para caracterizar qualquer pacote/segmento/... que não seja confiável, ou seja, não garanta a entrega. 

    O protocolo SNMP - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo de gerência típica de redes UDP, da camada de aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e comutadores (em inglês: switches). 

    NFS - Sistema de arquivos é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. 

    O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições: Examinar e atualizar seu banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs). 
     
    Socket é uma abstração que mapeia diretamente a uma porta de transporte (TCP ou UDP) e mais um endereço de rede. Com esse conceito, é possível identificar unicamente um aplicativo ou servidor na rede de comunicação IP. 
    A partir desse último parágrafo, RECURSO.
  • Os principais tipos de socket no TCP/IP são STREAM SOCKET e DATAGRAM SOCKETS.

    Vamos experimentar cada um:

    Stream Socket usa o TCP como protocolo fim a fim e assim fornece um serviço confiável de byte-stream. Representa em uma conexão fim a fim TCP um ponto final.

    Datagram Socket utiliza o UDP e fornece um serviço de melhor esforço para entrega dos dados.  

    O comprimento de um datagrama limitado a 60k Bytes

    Datagram Socke são de 3 tipos: Datagrampacket, DatagramSocket, MulticastSocket qu estao definidas na Java.net

    em resumo, ele queria saber quais protocolos usam tcp, quais usam udp
    a questao está mal elaborada, como sempre o péssimo portugues do cespe

     

  • Questão meio enrrolada mesmo.... o DNS mesmo usa porta 53 TCP e UDP. UDP para consultas e TCP para transferências de zona... aí fica difícil de advinhar o que o examinador tá querendo...
  • Como se o UDP não utilizasse socket!

    An Internet socket is characterized by a unique combination of the following:

    • Local socket address: Local IP address and port number
    • Remote socket address: Only for established TCP sockets. As discussed in the Client-Server section below, this is necessary since a TCP server may serve several clients concurrently. The server creates one socket for each client, and these sockets share the same local socket address.
    • Protocol: A transport protocol (e.g., TCP, UDP), raw IP, or others. TCP port 53 and UDP port 53 are consequently different, distinct sockets.
    Quem fez essa questão com certeza não tem conhecimento no assunto, algo que infelizmente está se tornando comum nas questões do CESPE.
  • Questão estremamente mal formulada e repleta de erros (Como é de praxe na FCC).

    Primeira coisa que teriamos que inferir é:
    datagrama = UDP
    socket = TCP


    Segunda coisa que teriamos que inferir é: "As aplicações DNS, NFS e SNMP, por exemplo, utilizam Principalmente, mas não exclusivamente datagramas, enquanto as aplicações FTP, TELNET, SMTP e HTTP/WWW utilizam sockets."

    DNS - utiliza TCP para transferência de Zona (Motivo, tamanho da mensagem)
    SNMP - utiliza TCP para o bulkTransfer (Mesmo motivo do DNS)
    NFS - Versão 3 em diante aceita TCP e UDP; Versão 4 é inclusive feita para ser statefull diferente da versão 2 (stateless)

    Portanto todos os protocolos aceitam sockets (TCP)
  • É errado pow, a partir do NFSv3 se usa TCP. Essa foi uma das melhorias significantes introduzidas a partir do NFSv2 permitindo o uso do protocolo em WANs. E a partir do NFSv4 o protocolo de tornou statefull

  • Só o básico:

    UDP = datagrama

    TCP = socket

    DNS*, NFS*, SNMP ----> UDP

    FTP, TELNET, SMTP e HTTP/WWW(?) ----> TCP

  • Algumas definições

    Sockets: (no primário, q eu consegui concluir às duras penas, tinha maior vergonha das meias soquetes q tinha q usar, mas essa é outra estoria!!!)

    Para[1] "Para se estabelecer uma conexão virtual que permita a comunicação entre processos finais, necessitamos de dois identificadores, o endereço IP e o número da porta. A combinação entre um endereço IP e um número de porta é conhecida como endereço socket.

    O protocolo de camada de transporte(o autor não especifica, então são todos eles) precisa de um par de endereços socket: o endereço socket no cliente e o endereço socket no servidor.

    Datagramas:

    Datagramas são os pacotes UDP dos usuário.

    Agora, vamos aos protocolos mencionados na questão:

    DNS:

    O DNS pode usar tanto o UDP quanto o TCP.

    TELNET:

    O TELNET emprega apenas uma conexão TCP.

    FTP:

    O FTP usa os serviços do TCP (duas conexões TCP).

    HTTP:

    O HTTP usa os serviços do TCP na conhecida porta 80.

    SNMP:

    Usa UDP (é o único da questão que usa apenas UDP).

    Ou seja, a questão erra na parte do socket. Socket nao é sinônimo de TCP, como dá a entender. Socket pode ser tanto TCP quanto UDP.

    Fonte:

    [1] Forouzan

  • alguém avisa a CESPE que existe SOCKET UDP por favor?