SóProvas


ID
2495506
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A desnutrição crônica consiste no estágio mais avançado do emagrecimento, com características físicas bem definidas de depleção energético-proteica. Correlacione os sinais apresentados às suas respectivas características e, a seguir, assinale a opção correta.


SINAIS

I- Perda da bola de Bichart

II- Atrofia bilateral e sinal de “asa quebrada"

III- Fúrcula external

IV- Oco axilar

V- Atrofia do músculo gastrocnêmico


CARACTERÍSTICAS

( ) Pode estar mais profundo em pacientes desnutridos, dificultando a verificação da temperatura corporal.

( ) Mostra que o paciente parou ou deixou de usar a mastigação, indicando a restrição proteico-calórica,

( ) Atrofia das regiões infra e supra clavicular, indicando a diminuição da musculatura e da gordura da região, demonstra desnutrição crônica e diminuída capacidade de produção de anticorpos.

( ) Está relacionada à diminuição da vida laborativa. Indica desnutrição proteico-energética.

( ) Refere-se ao depósito de gordura da bochecha. A perda bilateral relaciona-se à redução prolongada da reserva calórica. 

Alternativas
Comentários
  • A desnutrição crônica (marasmo) consiste no estágio mais avançado do emagrecimento, com características físicas bem definidas de depleção energético-proteica. Correlacione os sinais apresentados às suas respectivas características e, a seguir, assinale a opção correta.

     

    (Oco axilar) Pode estar mais profundo em pacientes desnutridos, dificultando a verificação da temperatura corporal.

    (“asa quebrada" ) Mostra que o paciente parou ou deixou de usar a mastigação, indicando a restrição proteico-calórica,

    (Fúrcula external) Atrofia das regiões infra e supra clavicular, indicando a diminuição da musculatura e da gordura da região, demonstra desnutrição crônica e diminuída capacidade de produção de anticorpos.

    (Atrofia do músculo gastrocnêmico ) Está relacionada à diminuição da vida laborativa. Indica desnutrição proteico-energética.

    ( Perda da bola de Bichart ) Refere-se ao depósito de gordura da bochecha. A perda bilateral relaciona-se à redução prolongada da reserva calórica. 

  • A desnutrição crônica (marasmo) consiste no estágio mais avançado do emagrecimento, com características físicas bem definidas de depleção energético-proteica. Correlacione os sinais apresentados às suas respectivas características e, a seguir, assinale a opção correta.

     

    Oco axilar - Pode estar mais profundo em pacientes desnutridos, dificultando a verificação da temperatura corporal;

     

    “Asa quebrada" - Mostra que o paciente parou ou deixou de usar a mastigação, indicando a restrição proteico-calórica;

     

    Fúrcula external - Atrofia das regiões infra e supra clavicular, indicando a diminuição da musculatura e da gordura da região, demonstra desnutrição crônica e diminuída capacidade de produção de anticorpos;

     

    Atrofia do músculo gastrocnêmico -  Está relacionada à diminuição da vida laborativa. Indica desnutrição proteico-energética;

     

    Perda da bola de Bichart - Refere-se ao depósito de gordura da bochecha. A perda bilateral relaciona-se à redução prolongada da reserva calórica.