SóProvas


ID
2495935
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Procon informou nesta segunda-feira (13) que vai notificar a Apas (Associação Paulista de Supermercados) porque supermercados da cidade de São Paulo estão cobrando pelas novas sacolinhas plásticas biodegradáveis.

O órgão diz que a cobrança fere o Código de Defesa do Consumidor, já que o custo das sacolinhas já está embutido no preço dos produtos.

A lei das sacolinhas, em vigor desde o início deste mês, diz que os estabelecimentos só poderão fornecer sacolas verdes e cinzas padronizadas pela prefeitura. As sacolas brancas não poderão mais ser distribuídas.

O objetivo da regra é estimular a separação do lixo entre resíduos recicláveis e orgânicos.

Desde que a lei passou a vigorar, é comum encontrar supermercados que cobram de R$ 0,08 a R$ 0,10 pelas novas sacolas.

Folha de S. Paulo, Dinheiro, 13 abr. 2015, p. D3.


A interpretação que NÃO distorce informações apresentadas no texto encontra-se na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • A letra e), dada como gabarito, na minha opinião, extrapola. Onde no texto diz que as cores tem a ver com responsabilidade ambiental?

  • Questão maluca.

    Na verdade, a questão pede que verifiquemos quais das alternativas não contrariam o texto dado. Assim, fica a letra "e": mesmo que esta informação não esteja presente, ela não "distorce" as afirmações do texto.

  • Gab. "e"

    Justificativa no texto:

    "A lei das sacolinhas, em vigor desde o início deste mês, diz que os estabelecimentos só poderão fornecer sacolas verdes e cinzas padronizadas pela prefeitura. As sacolas brancas não poderão mais ser distribuídas.

    O objetivo da regra é estimular a separação do lixo entre resíduos recicláveis e orgânicos."

     

  • A resposta não é extrapolação. Veja este trecho:

    "A lei das sacolinhas, em vigor desde o início deste mês, diz que os estabelecimentos só poderão fornecer sacolas verdes e cinzas padronizadas pela prefeitura. As sacolas brancas não poderão mais ser distribuídas. O objetivo da regra é estimular a separação do lixo entre resíduos recicláveis e orgânicos."

    Então veja que há sim uma função para as duas cores distintas entre as sacolas. O objetivo é a separação entre resíduos recicláveis e orgânicos e, portanto, a cor das sacolinhas está relacionada a um estímulo de responsabilidade ambiental. Espero ter ajudado.