SóProvas


ID
2495962
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Filme faz alerta sobre riscos à democracia com tom de suspense

                                                                                                Eleonora de Lucena

                                                                                                         De São Paulo

Chefes de Estado, executivos, cientistas, cidadãos: nada escapa ao poder de espionagem dos EUA. Consolidando dados de corporações como Google, Facebook, Apple, de cartões de crédito e companhias telefônicas, o governo norte-americano pode remexer na vida de quem quiser.

Foi o que Edward Snowden escancarou em série de reportagens de Glenn Greenwald. Os bastidores da revelação estão em "Cidadão quatro".

A diretora Laura Poitras, que acompanhou a apuração, filmou o encontro de Snowden com jornalistas do diário inglês "The Guardian". Num quarto de hotel com cortinas fechadas, o especialista em computadores mostrou arquivos, respondeu a perguntas, falou um pouco de si.

Rodado enquanto as primeiras notícias do caso eram produzidas, o filme tem frescor jornalístico. Snowden, de cara, diz saber dos riscos que corre. Declara não ter medo.

Tem uma missão: denunciar o esquema de espionagem. Aos poucos, vai demonstrando mais preocupação. Fica sabendo que sua casa está sendo vigiada e surgem problemas esquisitos no pagamento do seu aluguel.

Sua identidade logo será revelada, a tensão cresce e ele espia pelas cortinas. Snowden desabafa: não saber o que vai acontecer é assustador, mas tem um lado libertador.

Em clima de suspense, o filme mostra conversas por bilhetes e trabalhos em computador ocultos por pano. Poitras capta de forma crua. A diretora expõe debates jurídicos e políticos sobre o Ato Patriota, que aniquilou a privacidade nos EUA e mundo afora.

Para além da privacidade, o que o filme defende é que o próprio sistema democrático está em risco. Afinal, com o pretexto de combater o terrorismo, o governo dos EUA se dá o direito de fazer de tudo. "Cidadão quatro" é um necessário e preocupante alerta.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/215294-filme-faz-alerta-sobre-riscos-a-democracia-com-tom-de-suspense.shtml> . Acesso em: 10/04/2015.  


O objetivo desse texto é:  

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha!

    Fui direto na questão B) e errei.
    A questão quer saber o que o texto está descrevendo e não o que o filme/documentário descreve

  • "(...) Em clima de suspense, o filme mostra conversas por bilhetes e trabalhos em computador ocultos por pano.(...)"

    Gabarito: A

  • Pelo título do texto se mata a charada!

  • Para quem não tem acesso ao vídeo, segue a explicação dada pela professora:

    gabarito A

    A) resenha, dá vontade de ver o filme, apreciações sobre o filme, breve - das espionagens 

    B) o filme faz isso, mas não o texto, chama a atenção para o filme, que enaltece Snowden

    C) filme e não o texto

    D) filme e mão o texto 

    E) nada a ver