SóProvas


ID
2496166
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto a seguir:


Os números amazônicos costumam ser imensos. A Amazônia Legal abrange 61% do território do Brasil e contém 40% do rebanho nacional. O gado é mantido em cerca de 400.000 fazendas espalhadas pela região, com tamanhos que variam de alguns poucos até dezenas de milhares de hectares. Então, quando a ONG Imazon terminou um novo e detalhado levantamento sobre os frigoríficos da região, a grande surpresa foi encontrar um número pequeno: apenas 128 instalações de frigoríficos ativos, pertencentes a 99 empresas, são responsáveis por 93% do abate anual, algo como 12 milhões de cabeças de gado.

Já era sabido que os frigoríficos são o gargalo da cadeia de criação do gado. Mas o levantamento do Imazon é inédito porque revelou a geografia da pecuária na Amazônia, vista pela zona de influência destes pouco mais de cem abatedouros. Para se ter uma noção, ocupar a capacidade de abate anual de um único frigorífico de grande porte demanda uma área de pasto de quase 600.000 hectares, três vezes maior do que o município de São Paulo. O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

(Eduardo Pegurier (O ECO). Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/21/politica/1500671307_033543.html>.)


Com base no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D de Deus.       O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

  • Raciocínio para ajudar na interpretação e não se perder nas alternativas (confusas):

    A) 1 frigorífico de grande porte (demanda/ área/ pasto = 600.000 hectares ; 3 X > "o município", NÃO o estado de São Paulo);

    B) 128 frigoríficos (op. capacidade total/ demandaria) ; (área/ pasto = 68 milhões de hectares ; > o estado de Minas Gerais).

    Resposta: Para atender a 128 frigoríficos (operando/ capacidade total) será necessário mais áreas de pasto para atender a demanda de 68 milhões de hectares,  Letra: D 

    " A Bíblia é o Livro da Vida, a bússola do viajante, o cajado do peregrino, a base para o estudo da fé cristã. É o registro das palavras e dos feitos de Deus ao longo da História". Leia a Bíblia!

  • a única alternativa que poderia trazer algo confuso , seria a E , porém o que faz ela ser incorreta é a palavra fazenda , caso fosse frigoríficos estarria totalmente correta.

  •  Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento./ A atividade gerará mais desmatamento  no futuro​...

    apenas 128 instalações de frigoríficos ativos, pertencentes a 99 empresas, são responsáveis por 93% do abate anual, algo como 12 milhões de cabeças de gado.

     Para se ter uma noção, ocupar a capacidade de abate anual de um único frigorífico de grande porte demanda uma área de pasto de quase 600.000 hectares, três vezes maior do que o município de São Paulo. O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais)

  • Toda a prova esse povo ai de cima só fala o que não presta, oferecendo Link aff

  • letra E) O que o levantamento da Imazon trouxe de inédito foi a relação entre o número de fazendas que produzem gado na Amazônia Legal e o volume de terras que elas ocupam.

    O levantamento da ONG focou os POUCOS ABATEDOUROS, e não todas as fazendas como a alternativa faz a gente pensar.

  • Texto ficou bastante confuso no último parágrafo.. quem escreveu não soube deixar de forma clara se o problema estava na concentração de frigoríficos ou capacidade de estes teriam no futuro. Bola pra frente.

  • EU LI 3 VEZES O TEXTO.

    UFPR= NÃO TEM MOLEZA.

     O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

    D) A atividade gerará mais desmatamento no futuro em função da alta capacidade de processamento dos 128 frigoríficos da região, que estimulam que mais áreas sejam desmatadas para a implantação de mais áreas de pasto para atender a demanda.

  •  O conjunto de frigoríficos analisados no estudo, operando a plena capacidade, demandaria uma área de pasto de 68 milhões de hectares (maior do que o estado de Minas Gerais). Essa quantidade supera a soma dos pastos hoje existentes na região, indicando que o futuro da atividade gerará mais desmatamento.

    GABARITO= D

    A atividade gerará mais desmatamento no futuro em função da alta capacidade de processamento dos 128 frigoríficos da região, que estimulam que mais áreas sejam desmatadas para a implantação de mais áreas de pasto para atender a demanda.

  • UFPR É BIZURADA MESMO!!!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Pq a letra C nao esta certa??

  • O que me fez nao marcar a letra D foi dizer na alternativa "...alta capacidade de processamento dos 128 frigoríficos..." Sendo q os 128 frigoríficos nao tem um alto processamento em relação à demanda de animais. Se tivesse um alto processamento, nao teria q desmatar mais.