SóProvas


ID
2496370
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Com o aumento da ____________ de vida da população, tem sido cada vez maior a ____________ de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo. Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

      O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica. Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea. Isso porque essa barreira ____________ tem como função proteger o cérebro de substâncias estranhas, como certos medicamentos, vírus e bactérias.

      Um estudo publicado este ano e financiado em parte pelo projeto internacional Inpact demonstrou que segmentos específicos (chamados peptídeos) de uma proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 podem ser usados como transportadores de substâncias ____________ da barreira hematoencefálica, sem precisar de receptores específicos no cérebro que ‘autorizariam’ sua passagem por essa barreira.

      Em testes com células e com camundongos, observou-se que um peptídeo em particular, denominado PepH3, consegue penetrar rapidamente no cérebro, assim como ser excretado, o que é extremamente positivo para evitar possíveis efeitos tóxicos associados à acumulação do peptídeo nesse órgão. Essa propriedade faz com que o PepH3 possa ser usado para transportar substâncias tanto para dentro como para fora do cérebro.

(Margarida Martins. Disponível em:  <http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4930/n/inovacao_no_combate_a_doencas_neurologicas>.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebro.

3. A PepH3 não tem função terapêutica.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiz essa prova e quando vi o gabarito dessa questão tomei um susto, espero que seja alterado.

     

    Para mim, a afirmativa 1, está inteiramente correta, se alguém tiver alguma explicação contrária por favor me avise.

     

    Quanto à alternativa 2, está causou certa dúvida em mim, sendo que a considerei errada, já que o texto não afirma que é totalmente impossível que as substâncias alcancem os numerosos vasos capilares do cérebro e sim que possui uma barreira SEMIPERMEÁVEL, ué, se é semi como é possível afirmar que não alcançam?

    Portanto, para mim, o gabarito deveria ser "C".

     

    Bons Estudos!!!

  • 1. A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

    Não é a proteína em si, mas as camadas específicas que envolvem a proteína (peptídeos).

    2. As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebro.

    Não são todas as substâncias que não alcançam os vasos capilares do cérebro, existem algumas que alcançam.

    3. A PepH3 não tem função terapêutica.

    Não são os peptídeos que tem função terapêutica, eles apenas funcionam como meio de transporte.

  • A proteína presente na camada que envolve o vírus da dengue tipo 2 poderá ser utilizada para o transporte de fármacos ao cérebro.

    ERRADA: o texto descreve "substâncias" de forma genérica, em nenhum momento ele diz que são os fármacos.

     

    As substâncias que circulam na corrente sanguínea não alcançam os numerosos vasos capilares do cérebro. 

    ERRADA. o texto menciona ser difícil de alcançar a corrente sanguínea, mas não usa a ideia de inacessibilidade.

     

    A PepH3 não tem função terapêutica.

    CORRETA. Realmente, porque não é o peptídeo não tem a função terapêutica, ele apenas transporta o princípio ativo para a terapia.

  • GAB A

  • Uma hipótese da alternativa A estar incorreta seria de que não se trata da proteína em sí presente no vírus da dengue , mas sim de segmentos específicos dessa proteína. 

  • E eu que achava que o Cespe era o demônio.

  • satanas é voce?

  • Sempre questões que dão aquela "margenzinha" para banca poder brincar com nossa cara. Banca porca!

  • Laaaaaaaaasquei-me.

    GAB. A