-
errada letra A
especialização do trabalho
A especialização é uma consequência da divisão do trabalho, no qual várias pessoas e unidades desempenham tarefas diferentes. Assim, os funcionários de cada departamento de uma empresa desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada.
-
Gabarito: Alternativa A
Como todas as questões estão certas, precisamos focar apenas na que está errada. A alternativa incorreta é justamente a primeira.
A especialização (princípio) decorre diretamente da divisão de trabalhos. A ideia é cada subordinado da empresa ter funções especializadas, isso é, ser responsável por processos específicos. Por exemplo, em uma fábrica de automóveis, podemos pensar em um funcionário especializado no processo de colocação de rodas.
A ideia da especialização surgiu com grande força na era clássica da Administração. Uma das principais críticas à especialização é o seu excesso! Quando um funcionário é altamente especializado em fazer alguma tarefa e continua sempre fazendo a mesma coisa, em algum momento ele tende a perder o “prazer” e a render menos. Este fenômeno recebe o nome de Superespecialização. A ideia da organização deve ser buscar formas de quebrar a monotonia, seja por meio de rodízio de funções, seja pela atribuição de novos desafios aos funcionários.
-
A especialização no trabalho refere-se à divisão do trabalho e não à qualidade do desempenho das tarefas...
-
Gabarito: letra A.
Questão com nível alto de safadeza, pilantragem e fuleragem: cobrou a literalidade de uma obra de Mintzberg, na parte Os Parâmetros Essenciais de Design.
a)A especialização no trabalho refere-se à qualidade do desempenho de tarefas em um determinado trabalho e ao controle dos trabalhadores sobre essas tarefas.
O certo seria: "Especialização no trabalho refere-se ao NÚMERO DE TAREFAS em um determinado trabalho e o contrle dos trabalhadores sobre essas tarefas".
Fonte:
Henry Mintzberg. O Processo da Estratégia - 4.edição, 2006.