SóProvas


ID
2496424
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.

( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.

( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.

( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.

( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    (V)  Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.

    (F) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é descentralizado.

    (F) A parte principal de uma organização empreendedora é o ápice estratégico.

    (V)  A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.

    (V)  Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.

    _______________________________________________________________________________

     

    Tabela das organizações segundo Mintzberg: http://imgur.com/KNr42ij

     

     

  • Organização Missionária

     

    Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) definem ideologia de uma organização como “um rico sistema de valores e crenças sobre uma organização, compartilhados por seus membros, que a distinguem de outras organizações”. Todas as organizações possuem uma ideologia, porém o grau no qual ela é expressa varia. Um caso extremo é o das instituições religiosas ou beneficentes. Estas instituições foram chamadas de Organizações Missionárias. Este tipo de organização surge quando uma ideologia é forte o bastante para lhe dar vida própria. A cultura dessa organização, bem como sua história, tradição e seus valores, aparecem como fatores diferenciais, formando assim, uma organização “estilisticamente rica”. Segundo Mintzberg & Quinn (2001), a organização missionária pura tem uma missão clara e enfocada, para facilitar a identificação, inspiradora e operacional, além de diferente de qualquer outra. Como resultado do apego à missão, os membros da organização irão resistir a qualquer fator que possa colocá-la em risco, bem como qualquer coisa que intente interferir em sua tradição. Portanto, temos que, para esse tipo de organização, a missão é algo perene e relativamente estável.

  • Mintzberg (2003) Modelos organizacionais: 

    Organização empreendedora/simples: pouca padronização; Parte + importante CÚPULA ESTRATÉGICA

    Organização mecânica: padronização dos processos; Parte + importante TECNOESTRUTURA

    Organização profissional: padronização das habilidades; Parte + importante NÚCLEO OPERACIONAL

    Organização diversificada: padronização dos resultados; Parte +importante LINHA INTERMEDIÁRIA

    Organização inovadora: pouca padronização; Parte + importante LOGÍSTICA OU PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO

    Organização Missionária: padronização de normas; O poder de decisão é dividido entre os membros; Parte + importante IDEOLOGIA

     

    Resumo das estruturas de Mintzberg

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-entendimento-das-estruturas-e-modelos-organizacionais-para-a-estrategia-das-empresas/71363/

     

  • As estruturas organizacionais de Mintzberg - Mintzberg divide em sete tipos de estruturas organizacionais, e a mesma é definida pela parte mais importante da empresa:

    Estrutura Simples ou empresarial: geralmente ocorre em pequenas empresas, é uma organização com pouca padronização com um controle mais rígido e pessoal feito pelo dono. Há maior flexibilidade na tomada de decisões e a estratégia acontece de maneira informal e com a visão pessoal do proprietário. Sua parte mais importante é a cúpula estratégica.

    Burocracia Mecânica ou Máquina: essa estrutura ocorre em organizações maiores e apresentam alta divisão e padronização de processos e trabalho, sendo que o mesmo se torna repetitivo, rotineiro e simples.

    Burocracia Profissional: é o oposto da anterior, pois passou de padronização de processos de trabalho para a padronização das qualificações, ou seja, funciona dependendo da capacidade e competência dos que operam.

    Estrutura Divisionalisada ou Diversificada: são criadas divisões na empresa pela diversidade de produtos produzidos. Normalmente é composta por um escritório e unidades de produção. O controle maior fica a cada de cada unidade, e é feito pela linha intermediária ou executivos da unidade.

    Estrutura Inovadora ou Adhocrática: O atrativo principal deste modelo é para a inovação, já que os outros não trazem essa estrutura. Essas organizações precisam inovar de maneira complexa, a adhocracia é altamente orgânica, possui pouca formalização e apresenta alta especialização e flexibilidade.

    Estrutura Missionária ou ideológica: o mecanismo de coordenação principal reside na doutrinação dos seus trabalhadores. O poder de tomada de decisão é completamente dividido entre todos os membros. Apresenta de forma reduzida a divisão de trabalho, a especialização de tarefas em suas duas dimensões (rotatividade de colaboradores e das tarefas), a diferenciação entre suas partes, a formalização do comportamento, o uso de planejamento e controle e a utilização de treinamento profissional. O agrupamento está baseado nos alicerces ideológicos da organização. A configuração missionária pura é construída em torno de uma missão inspiradora – mudar a sociedade de alguma forma, mudar os membros da própria organização ou apenas provê-los de uma experiência única em um conjunto paralelo de crenças e normas.

    Estrutura Política: surge quando uma organização não tem uma parte dominante, geralmente em fusões ou na administração pública. É caracterizado pela atuação das várias forças em todas as direções e sentidos, elevando a tendência a proporcionar competições internas que originam diversos conflitos que fragilizam a organização. Geralmente, as organizações políticas, quando se encontram perante perturbações de origem interna, suportam essas perturbações, pois ou possuem monopólios de mercado, ou o ramo de negócio em que atuam apresenta alta rentabilidade, ou são protegidas por governos, ou então por outro tipo de proteções que lhes permite atenuar tais conflitos.

  • O livro do Rodrigo Rennó é sempre incompleto, não cita a Missionária e a Política.

     

  • Gabarito B

    A segunda assertiva está errada. Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é descentralizado (compartilhado entre os membros).

    A terceira assertiva está errada. A parte principal de uma organização empreendedora (estrutura simples) é a cúpula estratégica.

    Em sua obra, Mintzberg define, em um primeiro momento, apenas 05 configurações organizacionais. Contudo, no final do livro, Mintzberg sugere uma sexta configuração: a Missionária.

    1- Estrutura Simples (Estrutura empreendedora ou empresarial)

    Supervisão direta

    Cúpula estratégica

    2- Burocracia Mecanizada (burocracia de máquina)

    Padronização dos processos de trabalho

    Tecnoestrutura

    3-Burocracia Profissional (burocracia profissionalizada)

    Padronização das habilidades

    Núcleo Operacional

    4-Forma Divisionalizada/Estrutura Diversificada (burocracia divisionalizada)

    Padronização dos resultados

    Linha Intermediária

    5-Adhocracia (adhocracia)

    Ajustamento mútuo

    Assessoria de Apoio

    6- Missionária

    Padronização das normas e regras

    Ideologia

    Fonte: Prof. Stefan Fantini