SóProvas


ID
2496463
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao tratar sobre o enfoque comportamental da administração, Maximiano (2006) diz que “percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos (informações) que o ambiente oferece”. Uma das aplicações mais importantes do processo de percepção ocorre nas relações humanas. Segundo o autor, nessa relação as pessoas podem com frequência ser comparadas e contrastadas com outras. Um desses contrastes diz respeito ao julgamento de uma pessoa pela observação de um traço de seu comportamento. Esse tipo de contraste é denominado:

Alternativas
Comentários
  • O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral.

  • O enunciado complicou demais. A definição mais acertada êh a do Rafael.

  • O efeito Halo é um dos vieses cognitivos mais clássicos da psicologia, e que podemos observar com frequência em nosso cotidiano.

    Consiste na generalização equivocada emitida a partir de uma só característica, qualidade, objeto ou pessoa, ou seja, quando previamente julgamos, e a partir disto generalizamos outras características.

    (https://amenteemaravilhosa.com.br/o-que-e-o-efeito-halo) 

    Ex.: Se a pessoa é bonita, tendemos a generalizar sem comprovar que ela é também simpática, saudável, rica e amigável.

          Se a pessoa é feia, tendemos a generalizar sem comprovar que ela é também chata, sem cultura, doente, pobre e descuidada.

  • Efeito halo é a subjetividade

  • Problemas no processo de percepção de pessoas: 

     

    Contraste: as pessoas são percebidas dentro de um contexto e contrastadas com outras, o que produz impressões favoráveis e desfavoráveis;

    Esteriótipos e preconceitos: as características de um grupo social são simplificadas e projetadas em todos os seus integrantes. 

    Efeito Halo: um traço de comportamento serve de base para uma generalização a respeito da conduta de uma pessoa.

    Projeção: os outros são exagerados segundo as perspectivas do observador, que faz julgamentos baseados em suas características. 

     

    Fonte: Maximiano