SóProvas


ID
2496475
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Gestão Mecanicista é o modelo ideal para as organizações que têm a produção em série como sua meta principal, quer seja no setor primário, secundário ou terciário. Os exemplos mais conhecidos são a linha de montagem da indústria automobilística e as grandes franquias, como McDonald’s. Outro exemplo menos conhecido, mas muito atual, que também poderia ser citado, é a Revista Veja, que circula semanalmente em todo território nacional, com uma tiragem superior a 1.500.000 exemplares e obriga a Editora Abril a terceirizar sua impressão para algumas indústrias gráficas, distribuídas pelas cinco regiões do Brasil, como única alternativa de atender à demanda de seu produto, dentro dos padrões de qualidade e prazos exigidos. Este modelo de gestão é o mais indicado quando a precisão, a segurança e a responsabilidade são valorizadas.

     

     

    O Modelo de Gestão Orgânico, por sua vez, surgiu a partir da necessidade de sobrevivência das organizações em um ambiente de mercado cada vez mais instável e competitivo, que exige uma alta capacidade de adaptação às constantes mudanças. Ao contrário do Modelo Mecanicista, este Modelo de Gestão percebe a organização como um sistema aberto, que pode ser otimizada por meio do atendimento de suas permanentes necessidades pela interação com o meio ambiente em que opera, utilizando-se de vários meios para atingir seus objetivos.

     

    http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/modelos-de-gesto-mecanicista-orgnico-e-cerebral/

  • Gab. C

    Modelo mecanicista: Não considera a interação da organização com o ambiente (sistema fechado)

    Modelo orgânico: Considera a interação da organização com o ambiente que a circunda (sistema aberto)

  • Dois modelos de organização que possuem várias designações:

    Dependente de regras: Tipo ideal de Weber; Burocrático; Mecanicista; e Sistema 1;

    Dependente de pessoas: Pós-burocracias; Ad-hocracias; Sistemas Orgânicos; e Sistema 2

    Modelo Mecanicista: Hierarquizadas; Burocráticas; Especializadas; Adequadas a condições ambientais estáveis;

    Modelo Orgânico: Flexíveis; Redefinição contínua de tarefas; Organogramas de pouca utilidade; Adequadas a ambientes instáveis.

  • Bizu:     M(odel)O   = Mecanicista e Orgânico

  • Segundo Chiavenato, a estrutura mecanicista é rígida, estável, padronizada com tarefas rotineiras. Já o modelo orgânico é mutável, complexo e criativo. Portanto, gabarito C.

    Força, foco e fé em Deus que dá certo!