- 
                                Modelo Racional de Decisão Também conhecido como Modelo Decisório Racional da Economia Clássica ou Burocrático é considerado o primeiro modelo de processo decisório e é caracterizado por elevar os objetivos da organização como um todo, levando em consideração as alternativas para atingir esses objetivos. Esse modelo é baseado num raciocínio técnico, em que o tomador de opinião se baseavam na lógica e na objetividade para a resolução de problemas. É muito criticado por acreditar que o tomador de decisões possui toda a informação necessária para resolver o problema. As etapas desse modelo seriam: Identificar e definir o problema; Identificar as possíveis soluções; Selecionar e aplicar a solução escolhida. http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.WdOL4I9Szcs 
- 
                                GABARITO D - esquemas cognitivos 
- 
                                usência de limitação de tempo e custo: o decisor pode obter todas as informações sobre critérios e alternativas sem ter limitações de tempo e custo. (NÃO EXISTE TEMPO E CUSTO ILIMITADO) 
- 
                                Acrescentando... O modelo Racional é o oposto do Modelo de Racionalidade limitada. Modelo da Racionalidade Limitada ou de Carnegie É caracterizado pelo critério de que: não é possível conhecer todas as possibilidades para tomar uma decisão, por falta de recursos, informações e análise das mesmas. Esse modelo defende a tese de Herbert Simon, que a racionalidade é baseada no tomador de decisões e não existe uma racionalidade superior. Segundo o autor, as organizações são um sistema de decisões e cada indivíduo faz parte do processo de tomada de decisões. Esse modelo entra em contradição com o modelo Decisório Racional da Economia Clássica ou Burocrático que se baseia em uma racionalidade absoluta. Esse modelo utiliza a racionalidade limitada e a heurística (fazer inovações imediatas para atingir metas). (http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.WgNk1ltSyM8) 
- 
                                Erro da letra D - esquemas cognitivos são próprios da racionalidade limitada. 
- 
                                O modelo racional pressupõe que a decisão ideal seria a escolhida, independente de quem fosse o tomador da decisão. Tem como premissas: ▪ O problema ou a oportunidade está bem definido e compreendido; ▪ Os objetivos e metas são claros; ▪ Não há limitação de tempo e de recursos para a análise; ▪ As informações estão disponíveis e confiáveis, em quantidade e qualidade; ▪ Os critérios de avaliação das alternativas são conhecidos e estáveis; ▪ O tomador de decisão é racional, usa a lógica para avaliar e escolher as alternativas, maximizando os objetivos.   Nem sempre estas premissas acontecem ao se analisar um problema ou oportunidade. É necessário um grau de certeza e confiabilidade nas informações das alternativas e seus resultados, o que não é comum ocorrer. O modelo racional de tomada de decisão assume que devem ser utilizados procedimentos racionais, para que sejam obtidas decisões de qualidade. É um modelo teórico e normativo, que modela o processo decisório, tornando-o mais racional. Porém, como o tomador de decisões é um ser humano e nosso cérebro possui restrições devido ao modo como funciona, há tanto limitações de racionalidade quanto interferência dos processos cognitivos e emocionais durante todas as fases do processo decisório.   Referência: Sobral,Felipe; Peci Alketa; Administração – Teoria e pratica no contexto brasileiro; Pearson Education; 2008   
- 
                                Modelo Clássico ou Racional de Tomada de Decisão O processo de resolução de problemas tem cinco etapas principais, para Maximiano: 1. Identificação do problema ou oportunidade 2. Diagnóstico 3. Geração de alternativas 4. Escolha de uma alternativa 5. Avaliação da decisão   Já Chiavenato lista sete etapas do processo decisório: 1. Percepção da situação que envolve algum problema 2. Análise e definição do problema 3. Definição de Objetivos 4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação 5. Avaliação e comparação destas alternativas  6. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada (satisfatória) ao alcance dos objetivos 7. Implementação da alternativa escolhida. 
- 
                                Modelo Racional ------>  Passos do Modelo Racional: 1) Definir o problema; 2) Definir critérios p/ decisão; 3) Atribuir pesos aos critérios; 4)5)6) Desenvolver, avaliar e escolher a melhor alternativa   Premissas do Modelo Racional: Tomador de decisões ter TODAS as informações; Seja capaz de identificar TODAS as opções; Optar pela alternativa que maximiza sua utilidade; Mas boa parte das decisões no mundo real não segue o modelo racional.   -----   Racionalidade Limitada ------> Modelos simplificados que extraem aspectos essenciais dos problemas, sem capturar toda sua complexidade.   
- 
                                D