SóProvas


ID
2496811
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na população geriátrica, a depressão talvez seja o exemplo mais comum de uma doença com apresentação clínica inespecífica e atípica. Os sinais e sintomas de depressão podem ser causados por várias doenças físicas tratáveis, ou representar as manifestações clínicas iniciais de um episódio de depressão maior ou menor. Em muitos pacientes a depressão coexiste com doença(s) física(s).


Dado esse contexto, considere os fatores que predispõem os indivíduos idosos à depressão:


I. Perda de memória e demência.

II. Perda de função física.

III. Perda de familiares e amigos.

IV. Aposentadoria.

V. História familiar (predisposição genética).


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Letra B. 

    Questionável esse gabarito em não incluir a Aposentadoria como um fator à depressão. Oras, ainda ele aponta I. Perda de memória e demência., mas não aponta V. História familiar (predisposição genética)., que no final, tratam de casos que influenciam a depressão endógena, no meu entender. Se não anulada, o gabarito deveria ser E.

  • APOSENTADORIA, pode sim conduzir a m quadro depressivo. poranto o item IV está incorreto ao meu ver.

  • A aposentadoria pode sim, levar à depressão

  • a literatura aponta que a depressão pode ser provocada pela Aposentadoria no caso do homem e pela Síndrome do Ninho vazio na mulher .. questão furadíssima !

  • Não concordo de forma alguma com esse gabarito. Uma vez que a aposentadoria está relacionada com a percepção do idoso da não produtividade, o que pode ocasionar ou intensificar o sentimento de invalidez, um dos fatores preponderantes da depressão em idosos.