SóProvas


ID
2497270
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a alternativa correta com relação às penalidade disciplinares.

Alternativas
Comentários
  •         Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • a)  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.  (CERTO)

     

    b) A DEMISSÃO é aplicada nos casos de crime contra a administração pública, inassiduidade habitual e insubordinação grave em serviço.

     

    c) Será punido com SUSPENSÃO de até 15 dias, o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

     

    d)  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

     

    e)  São penalidades disciplinares: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão, destituição de função comissionada.

           

          

  • Art. 117. XIX - Recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado -> Advertência por escrito

     

    Art. 130. § 1º. Recusar-se a ser submetido a inspeção médica -> Suspensão de até 15 dias.

     

    Fonte: 8.112/90

     

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo Exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Parágrafo único. O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

  • Quanto a letra C - Será punido com SUSPENSÃO de até 15 dias, o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

  • A dica é memorizar os casos de suspensão, que são apenas 5 (cinco), e sempre que puder ler, periodicamente, os casos de advertência e demissão expressos na Lei 8.112/90.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).    

    A- Correta. Assertiva em consonância com o art. 131 da lei 8.112/90: “As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    B- Incorreta. Art. 132 da lei 8.112/90: “A demissão será aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administração pública; [...] III - inassiduidade habitual; [...] VI - insubordinação grave em serviço.”

    C- Incorreta. Art. 130, § 1 da lei 8.112/90: “Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    D- Incorreta. Art. 128 da lei 8.112/90: “Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

    E- Incorreta. Art. 127 da lei 8.112/90: “São penalidades disciplinares: [...] IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade.”  

    GABARITO DA MONITORA: “A”