SóProvas


ID
2497306
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Baptista (2007) afirma que a dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder, o que caracteriza ou envolve uma função política. Para a autora, via de regra, é papel do técnico o equacionamento e a operacionalização das opções assumidas pelo centro decisório, embora caiba também a ele assumir decisões e implementar ações. Em relação a essas atividades, analise as assertivas a seguir.


I) Equacionamento corresponde ao conjunto de informações significativas para a tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios.

II) O equacionamento é exercido de maneira distanciada das orientações teórico-práticas das pessoas envolvidas.

III) A operacionalização relaciona-se ao detalhamento das atividades necessárias as decisões tomadas, cabendo aos técnicos sua consubstanciação em planos, programas e projetos.

IV) A instância da ação refere-se às providências que transformarão em realidade o que foi planejado.


Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • I) Equacionamento corresponde ao conjunto de informações significativas para a tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios. (Baptista, 2007, p. 19)

    II) O equacionamento é exercido de maneira distanciada das orientações teórico-práticas das pessoas envolvidas.

    [...] deve-se ter presente que esta função não é exercida pelo planejador de maneira distanciada de suas opções no contexto das realçaões socais, uma vez que, diante de uma mesmo problema e de uma mesma demanda, as pessoas têm diferentes formas de encaminhamento de apreensão do real." (p.19)

    III) A operacionalização relaciona-se ao detalhamento das atividades necessárias as decisões tomadas, cabendo aos técnicos sua consubstanciação em planos, programas e projetos. (p.23)

    IV) A instância da ação refere-se às providências que transformarão em realidade o que foi planejado. (P.24)

    Planejamento Social intensionalidade e instrumentalização.

  • Gabarito C

    Conforme Baptista (2007), planejamento social, o planejamento como processo político tem como representação as atividades de:

    Equacionamento que corresponde ao conjunto de informações significativas para a tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios; Não sendo exercida de maneira distanciada. 

    Decisão que corresponde as diferentes escolhas necessárias no decorrer do processo;

    Operacionalização relaciona-se ao detalhamento das atividades necessárias as decisões tomadas, cabendo aos técnicos sua consubstanciação em planos, programas e projetos;

    Acão instância que refere-se às providências que transformarão em realidade o que foi planejado.