Um hábito estabelecido por razões concretas, com o passar do tempo e das gerações, transforma-se em tradição. (letra D)
Instituições, Organizações e Grupos
A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. (letra C) A instituição é o que mais se reproduz e o que menos se percebe nas relações sociais. (letra A) Atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais. Só se recorre claramente a estas regras quando, por qualquer motivo, são quebradas ou desobedecidas (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009).
Se a instituição é o corpo de regras e valores, a base concreta da sociedade é a organização. As organizações, compreendidas aqui de forma substantiva, representam o aparato que reproduz o quadro de instituições no cotidiano da sociedade. (letra B) A organização pode ser um complexo organizacional, como exemplo, o Ministério da Saúde; uma Igreja, como a Católica; uma grande empresa, como a Volkswagen do Brasil; ou pode estar reduzida a um pequeno estabelecimento, como uma creche de uma entidade filantrópica. As instituições sociais serão mantidas e reproduzidas nas organizações. Consequentemente, a organização é o polo prático das instituições (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009).
O elemento que completa a dinâmica de construção social da realidade é o grupo, ou seja o lugar onde a instituição se realiza. (letra E) Se a instituição constitui o campo dos valores e das regras (portanto, um campo abstrato), e se a organização é a forma de materialização destas regras por meio da produção social, o grupo, por sua vez, realiza as regras e promove os valores. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras. É também o sujeito responsável pela produção dentro das organizações e pela singularidade, ora controlado, submetido de forma crítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2009).
fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/o-papel-das-instituicoes-na-vida-das-pessoas/32167
Não consegui responder essa questão por não possuir de forma clara a diferenciação dos conceitos de instituição e organização, portanto, trago um excerto de um texto para as pessoas que tiveram a mesma dificuldade que eu:
"Dessa forma, uma organização, por ser uma administração, é orientada pelas idéias de gestão, planejamento, previsão, controle e êxito. Desse modo, uma organização não questiona e/ou reflete sobre sua existência, sua função ou seu papel no interior da luta de classes, pois, para organização, isso já é dado, ou seja, já está definido por que, para que e onde reside sua existência. Diferentemente da instituição social que almeja à universalidade, a organização se concentra na sua particularidade, sabendo que sua eficácia e sucesso dependem desse fato. Como resultado, a organização possui a si própria como referência num processo de competição com outras que fixaram os mesmos objetivos particulares, procurando apenas gerir seu espaço e tempos particulares, logo, sua inserção na sociedade não é motivo para questionamento, independente do pólo da divisão social que se encontra, seu objetivo é vencer a competição com seus suposto iguais (Chauí, 2003). De igual modo, para uma organização permanecer depende diretamente de sua capacidade de adaptação às rápidas mudanças no “meio ambiente”, e muito pouco de sua estrutura interna. Já a instituição social possui a sociedade como seu princípio de referência normativa e valorativa, buscando responder, diferentemente da organização, as contradições impostas pela divisão social."
Fonte: http://moodle3.mec.gov.br/ufrn/file.php/1/gestores/vivencial/pdf/orgsocinstsoc.pdf
Dattebayo. ✌