Será que a C estaria errada por citar íon de cloreto??
Lixiviação
A lixiviação é o processo de dissolução e transporte de cal hidratada. Ela é nociva ao concreto porque causa a remoção dos sólidos e também reduz a resistência mecânica do material. Além disso a lixiviação abre caminho para a entrada de gases e líquidos agressivos as armaduras e ao concreto.
Reação Álcalis-Agregado (RAA)
Essa é uma reação que ocorre em argamassas ou concretos entre os íons de hidroxilas (OH-) associados aos Álcalis Oxido de Sódio (Na2O) e Oxido de Potássio (K2O), provenientes de cimentos ou demais fontes. Entende-se que a reação Álcali-Agregado deteriora o concreto endurecido e provoca a formação de um gel expansivo. A melhor maneira de combater essa deterioração é evitando sua ocorrência antes da construção, ou seja, reduzindo seus efeitos caso ela se manifeste.
Expansão por Sulfatos
Podem ocorrer em diversos ambientes, naturais ou industriais, dentre elas em águas subterrâneas (contém sulfatos de magnésio, Sódio e Potássio); Solos e Águas com sulfato de Amônia; Efluentes de forros que contém alto teor de Enxofre; Efluentes que contém Ácido Sulfúrico; Decomposição de material orgânico em pântanos, lagos rasos e poços; Tubulações de esgotos que levam a formação de gás sulfídrico e etc.
Despassivação por Carbonatação
Ocorre com a penetração de gás carbônico nos poros do concreto, através de fissuras ou espaços oriundos da lixiviação. O gás em contato com a armadura reduz o pH do concreto e reduz a proteção das armaduras.
Despassivação por Ação de Cloretos
Consiste na ruptura local da camada de passivação, causada por elevado teor de ion-cloro. A medida preventiva é dificultar o ingresso de agentes agressivos ao interior de concreto.
Fontes:
Cherem, Marcello; “Notas de Aulas da disciplina de Concreto Armado I”. Centro Universitário da FEI. São Bernardo, 2016.
https://alemdainercia.wordpress.com/2016/08/11/concreto-armado-mecanismos-de-deterioracao-do-concreto/
NBR 6118:2014
6.3 Mecanismos de envelhecimento e deterioração
6.3.2 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto
6.3.2.1 Lixiviação
6.3.2.2 Expansão por sulfato
6.3.2.3 Reação álcali-agregado
6.3.3 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura
6.3.3.1 Despassivação por carbonatação
6.3.3.2 Despassivação por ação de cloretos