SóProvas


ID
2498788
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia. Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra "a".

    O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. O Horário de Verão não é adotado pelas regiões Norte e Nordeste. Isso acontece porque elas ficam mais próximas da Linha do Equador, onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano.

    Fonte: guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/2366/1/horario-de-verao.html

  • A maior duração da luminosidade natural durante o verão nos estados brasileiros mais distantes da linha do equador. Ñ deveria se próximos a linha do Equador do que distante?

  • Gabarito A, ao meu ver, está errado. Haja vista que, durante o verão, a luminosidade natural incide mais sobre os estados MAIS PRÓXIMOS DA LINHA DO EQUADOR!

  • Juro que não entendi essa...

  • A assertiva "A" está correta devido a inclinação da Terra, onde as regiões mais distantes da linha do equador (exceto Norte e Nordeste) estão mais direcionadas ao Sol, fazendo com que recebam mais luminosidade natural.

  • quanto mais distante da linha do equador maiores são os dias durante o verão !!

  • Meus queridos, segue uma breve explicação:

    SOLSTÍCIO ("sol estacionário"): momento em que os raios solares incidem perpendicularmente nos hemisférios (alternando-se entre norte e sul, de modo que quando é verão no norte, é inverno no sul: são os solstícios de inverno e de verão)

    EQUINÓCIO ("igualdade de dias e noites"): quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre o equador. Aí, os hemisférios estão iluminados igualmente. Nesses momentos, iniciam-se o outono e a primavera no hemisfério sul, respectivamente. Dias e noites tem 12 horas em todo planeta, exceto nos polos, cujos crepúsculos tem 24h.

    PORTANTO, não está errado falar em verão nos estados mais distantes do equador, justamente por que nos verões do sul, o Sol está justamente NO SUL.

    Vale a pena complementar a leitura em pesquisa própria. Qualquer erro, peço por gentileza que me comuniquem com o mesmo dolo com que compartilho o material.

    Avante, camaradas!

  • Realmente a luminosidade incide mais sobre os estados mais próximos da linha do equador, Juan Garcia, e por esse motivo não é aplicado o horário de verão nas regiões NORTE e NORDESTE. Pq não produziria efeito algum, já que a luminosidade independentemente se é verão, inverno, outono ou primavera, sempre será a mesma. 12 horas de luminosidade e 12 horas sem luminosidade. O objetivo do horário de verão é diminuir o consumo de energia nos estados que terão a iluminação no dia por mais tempo. O horário de verão é mais eficiente nas regiões mais distantes da linha do Equador, visto que há uma maior diferença de luminosidade do dia entre as estações de verão e inverno. No Sudeste e Centro-Oeste, mais distantes à linha do equador, no verão, a luminosidade natural incide por mais tempo que o normal, e por isso é aplicado o horário de verão nessas regiões.

    #PMBA2019

  • cai igual um patinho na letra B, enunciado de pegadinha

  • Gente, eu me sinto uma analfabeta funcional. Eu não consigo entender essa questão, juro.

  • DE FATO A QUESTÃO DEIXA BEM CLARO NÃO SURTIRIA EFEITO ALGUM PMBA-2019

  • Mas há uma explicação para a não adoção dos estados pertencentes às regiões  e  do país. Acreditava-se que o horário de verão era mais eficiente nas regiões mais distantes da linha do Equador, ou seja,  e , visto que há uma maior diferença de luminosidade do dia entre as estações de verão e inverno.......

  • No início de 2019, o governo brasileiro decretou o fim do horário de verão no país. O então presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que extingue a adoção da mudança de horário no Brasil.

    O governo alega que a decisão foi tomada mediante os estudos feitos quanto à economia de energia, que aponta para uma neutralidade econômica da medida no setor elétrico. Ou seja, adotar o horário de verão não estava trazendo resultados significativos para redução do consumo de eletricidade visto as mudanças no hábito de consumo da população.

    Segundo o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o perfil de consumo da população foi alterado nos últimos anos devido à evolução tecnológica que produz aparelhos cada vez mais econômicos, maior eficiência na iluminação e a adoção de outras formas de aquecimento.

  • Durante o verão a luminosidade natural incide por mais tempo sobre os estados Próximos a linha do equador! por isso requer mudanças de horários lá para contribuir coma economia de energia.

  • Letra A.

    Posso estar errada, mas parece que esse enunciado foi mal escrito...