SóProvas


ID
249958
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública

Nas organizações públicas, a aplicação dos preceitos de gestão estratégica implica saber que:

Alternativas
Comentários
  • A missão e a visão são preceitos de gestão que devem estar presentes na administração pública, assim como na iniciativa privada.

    MISSÃO


    Para Andrade (2002), a missão de uma organização dever definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto. Portanto para definir a missão de uma organização algumas perguntas devem ser respondidas como: Qual o nosso negocio? Quem é o nosso cliente? Que satisfação ele quer ao comprar nosso produto?

    Já Porto (2008), define que a missão representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização e a transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade.

    Jesus (2008) ainda completa, que a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.


    VISÃO

    Andrade (2002), também define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada a longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.

    Para Zacharias (2008), simplesmente descreve que visão é o sonho da organização, é o futuro do negocio e onde a organização espera estar nesse futuro.

    Para Jesus (2008), a visão dever ser um conjunto de convicções e compreensões para onde dever seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização.
  • Questão tranquila mas com pegadinhas:

    a) O plano estratégico é o primeio a ser concebido, no caso do governo o PPA,  norteando o plano tático (LDO) e o operacional (LOA).
    b) O PPA dura do segundo ano do presidente da república ao primeiro ano da gestão seguinte. Tal fato garante a continuidade dos planos estratégicos.
    c) OK
    d) É justamente a alta cúpula que propõe e sanciona (Presidente) o PPA.
    e) O orçamento é a base fundamental do planejamento tático e operacional da União, Estados, DF  e Municípios.
  • b) a duração do plano estratégico deve se limitar tem a mesma duração do mandato do chefe do poder executivo, não coincidindo com este.
  • C

    tal como ocorre na iniciativa privada, missão e visão devem ser estabelecidas.