SóProvas


ID
2500009
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Associe as colunas, relacionando os deveres, os direitos e as vedações do/a Assistente Social às ações e situações de acordo com o Código de Ética da profissão.


Dever/Direito/Vedação

1. Direito

2. Dever

3. Vedação


Ações/Situações

( ) Exercer livremente as atividades inerentes à profissão.

( ) Acatar determinação institucional que fira os princípios de seu código de ética.

( ) Receber desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional.

( ) Assumir responsabilidade por atividades para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente.

( ) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa dos interesses e das necessidades das pessoas.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    ( ) Exercer livremente as atividades inerentes à profissão. Art 2º,b Constituem direitos do Assistente Social

    ( ) Acatar determinação institucional que fira os princípios de seu código de ética. art 4 º c, é vedado ao assistente social

    ( ) Receber desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional. Art 2, e  DIREITO

    ( ) Assumir responsabilidade por atividades para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente . Art 4 º, f VEDADO

    ( ) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa dos interesses e das necessidades das pessoas. Art 3º, d São deveres do assistente social

  • O Código de Ética profissional de 1993 se organiza em um conjunto de princípios, deveres, direitos e proibições, que orientam o comportamento ético profissional, oferecem parâmetros para a ação cotidiana e definem suas finalidades ético-políticas, circunscrevendo a ética no interior do Projeto Ético-político e em sua relação com a sociedade e a história.

    Devemos analisar os itens:

    (1) Exercer livremente as atividades inerentes à profissão. De acordo com o “Art. 2º, inciso b, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    (3) Acatar determinação institucional que fira os princípios de seu código de ética. De acordo com o “Art. 4º, inciso c, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social.

    (1) Receber desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional. De acordo com o “Art. 2º, inciso e, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    (3) Assumir responsabilidade por atividades para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente.

    (2) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa dos interesses e das necessidades das pessoas. De acordo com o “Art. 3º, inciso d, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A, B, D e E – Incorretas.

    C – Correta. 1, 3, 1, 3, 2.

    Gabarito: C