SóProvas


ID
2500153
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto à classificação de contas no Balanço Patrimonial é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • lei 6404/76:

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    /V – no diferido: as despesas pré-operacionais e os gastos de reestruturação que contribuirão, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exercício social e que não configurem tão-somente uma redução de custos ou acréscimo na eficiência operacional;                     (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)                   (Revogado pela Medida Provisória nº 449, de 2008)                        (Revogado pela Lei nº 11.941, de 2009)

    bons estudos!

  •  b) a Despesa do exercício seguinte é uma despesa antecipada e deve ser classificada no Passivo CirculanteAtivo circulante. 

     c) Os bens intangíveis pertencem à conta ImobilizadoAtivo não circulante. 

     d) O leasing financeiro é contabilizado como Passivo para fins contábeis. Ativo não circulante 

     e) A Despesa do exercício seguinte foi extinta como grupo de contas, sendo seus lançamentos reclassificados para Resultados de exercícios futuros.

  • Pessoal, segue um breve descrição do tratamento do arrendamento fin. encontrada no livro do Prof. Sergio Adriano (Contbailidade Geral 3D)

    " ...O reconhecimento inicial de uma operação Leasing Financeiro determina que devem ser reconhecidos como ATIVOS e PASSIVOS

    1 - por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou 

    2-  pelo valor presente dos pagamentos do arrendamento ...

    ...é apropriado que seja reconhecido no balanço do arrendatário não só como ativo, mas também como obrigação de efetuar futuros pagamentos do arrendamento ..."

     

    Em outras palavras, o Ativo é reconhecido tendo como contrapartida o PASSIVO (Arrendamento Mercantil Financeiro a pagar).

     

    Isso pode confundir muita gente que, como eu, marcou a alternativa D. 

     

    No entanto, não se pode dizer que o Leasing Financeiro é contabilizado apenas como passivo para fins contábeis.

    Ele é sim contabilizado como Passivo. Porém, também é contabilizado como ATIVO, mais especificamente no Ativo não circulante.

  • Gabarito A

     

    Essa questão dava pra resolver por eliminação e bom senso, tem que saber que o diferido foi extinto, porem saber qual lei fez isso já é meio difícil...

     

     

    a) o grupo Diferido foi extinto como grupamento de contas do balanço patrimonial por força da Medida Provisória nº 449/08 e da Lei nº 11.941/09. Correta

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    V – no diferido: as despesas pré-operacionais e os gastos de reestruturação que contribuirão, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exercício social e que não configurem tão-somente uma redução de custos ou acréscimo na eficiência operacional; (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007) (Revogado pela Medida Provisória nº 449, de 2008) (Revogado pela Lei nº 11.941, de 2009)

     

     

    b) a Despesa do exercício seguinte é uma despesa antecipada e deve ser classificada no Passivo Circulante. Errada - deve ser classificada no ativo circulante.

     

     

    c) os bens intangíveis pertencem à conta Imobilizado. Errada

    O ANC se divide em:

    Realizavel a Longo Prazo;

    Investimentos;

    Imobilizado;

    Intangível

     

     

    d) o leasing financeiro é contabilizado como Passivo para fins contábeis. Errada

    Na arrendatária

    D - Equip adquirido por leasing (ANC Imob)

    D - Juros a Transcorrer (Retif PC e PNC)

    C - Leasing a Pagar (PC e PNC)

     

     

    e) a Despesa do exercício seguinte foi extinta como grupo de contas, sendo seus lançamentos reclassificados para Resultados de exercícios futuros. Errada

    As desp do exercício seguinte seguem firmes e fortes na 6404.

     

     Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

            I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;