-
Para ilustrar minha linha de raciocínio, vou comentar as 3 alternativas, de baixo para cima.
3- O ICMP funciona também na internet.
2 - Sim, o comando PING é baseado no protocolo ICMP.
1 - Não necessariamente... por exemplo, se temos um firewall que filtra o protocolo ICMP, vc pode ao tentar dar um ping para um determinado host, não receber resposta, o que não significa que trabalha com detecção de erros na rede... o problema é que comumente as pessoas usam o ping para testar a comunicação entre 2 hosts... mas nem sempre este tipo de comando é valido para tal finalidade.
-
No meu entender o erro está no item 3, porque o apenas invalida item. Arrisco até a dizer que só trabalha na camada de rede (internet) onde o IP. Para mim, o item 1 está correto, pois a função dele é ser utilizado pelos roteadores para envio de erros nos pacotes ou na rede. Mesmo que no exemplo do colega não seja possível, essa é a função dele.
-
1. Trabalha com detecção de erros na rede.
O ICMP apenas detecta o erro, mas não o corrige.
2. Provê a base para o funcionamento do comando ping.
Usa as mensagens de solicitação de eco (echo-request) e resposta de eco (echo-reply).
3. Funciona apenas no contexto de redes locais. (Errado)
-
O Traceroute usa mensagens ICMP. Como esse programa é usado para traçar o caminho entre dois hosts que se encontram em redes diferentes, podemos deduzir que a afirmativa 3 é falsa!
-
a) Apenas uma das afirmativas é falsa.
-
Gabarito. Letra A.
O ICMP --> Comunica os erros, ele ajuda o IP, gera relatório de erros. Logo, ele também está na camada de rede.
Uma curiosidade é que Protocolo ICMP pode ser usado para pesquisar se uma máquina com um determinado IP está ativa ou não. Para isso ele usa duas ferramentas, o comando PING e o TRACERT, que servem justamente para enviar um "olá" pela rede até o outro computador e se retornar, então quer dizer que a máquina está ativa.
Espero ter ajudado.
"Só o papiro liberta"