SóProvas


ID
2500975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde 2011, a crise na Síria tem gerado sérias dissensões entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, colocando em xeque a capacidade do órgão de oferecer solução para um dos mais graves conflitos do mundo. No que concerne à atuação da ONU e à posição do Brasil a respeito do conflito sírio, julgue (C ou E) o item subsequente.


Como forma de evitar a deterioração de sua relação com as potências ocidentais — o que poderia colocar em risco o acordo em torno de seu programa nuclear —, o Irã tem buscado não se envolver diretamente no conflito sírio, apesar de já haver manifestado simpatia aos grupos rebeldes de oposição.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Países como o Irã, grupos no Iraque e no Líbano, apoiam o governo sírio de maioria alauita, e portanto contrários aos grupos rebeldes de oposição, de maioria sunita.

    O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, abertamente anunciou apoio ao governo sírio. O jornal britânico The Guardian reportou que o Irã apoiava Bashar al-Assad com equipamentos, informações e treinamento, se envolvendo, portanto, diretamente no conflito sírio.

  • Complementando...

     

    Protestos mais recentes no país se dão justamente por causa da intervenção Iraniana no conflito Sírio.

    "Em seu editorial, o jornal alerta que as manifestações iranianas são uma consequência dos seis anos de guerra na Síria. Além da tragédia humana que ele representa para o povo sírio, o conflito redefiniu as cartas no cenário regional e internacional. A participação iraniana nos combates aumentou a influência do país na região, mas pesou nos cofres públicos."

  • "Acredita-se que o Irã tenha deslocado centenas de militares e gastado bilhões de dólares para ajudar Assad durante a guerra civil. Milhares de milicianos muçulmanos xiitas armados, treinados e financiados pelo Irã - muitos dos quais integram o grupo extremista Hezbollah, mas também do Iraque, Afeganistão e Iêmen - também vêm ao lado das forças do governo sírio."

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/como-os-aliados-da-siria-reagiram-ao-ataque-liderado-pelos-eua.ghtml

  • Entendo as notícias, mas como seria então um envolvimento indireto?

    Até porque a citação de Autistênio fala em "acredita-se", enquanto as outras não citam paticipação direta de tropas Iranianas no conflito...