SóProvas


ID
2500978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde 2011, a crise na Síria tem gerado sérias dissensões entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, colocando em xeque a capacidade do órgão de oferecer solução para um dos mais graves conflitos do mundo. No que concerne à atuação da ONU e à posição do Brasil a respeito do conflito sírio, julgue (C ou E) o item subsequente.


Ante a incapacidade do Conselho de Segurança em conter o conflito na Síria, o Brasil passou a apoiar firmemente a busca de uma solução em foros alternativos, sem a participação da ONU, tendo chegado a defender, por meio de nota oficial, uma intervenção humanitária com o propósito de se criar uma zona de exclusão aérea e viabilizar a criação de corredores para a assistência a civis.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O Itamaraty tem adotado política tímida em relação ao conflito na Síria. Na conferência de paz em Montreux, o governo não enviou o chanceler, mas outro representante, indicando que a Síria não era tema prioritário. No começo da crise, o Brasil chegou a enviar uma delegação, com Índia e África do Sul, para negociar com o presidente Bashar Assad. De potencial mediador, passou a coadjuvante.