-
ERRADO.
Cada corrente do pensamento geográfico caracteriza-se pela manifestação ininterrupta da estrutura dual, ainda que de modo diferente em cada etapa. Isto permite que se vislumbre a dinâmica dual como constante nas correntes da Geografia moderna. Ora, esta dinâmica permanente representa, de certa forma, o movimento próprio da modernidade. Assim, o dualismo epistemológico, característico da modernidade, que se manifesta com diferentes contornos ao longo deste período histórico, é refletido na Geografia desde os fundamentos filosóficos de sua emergência como ciência, passando por sua institucionalização até a atualidade de seu pensamento. Por esse motivo, embora vividos de forma diferente em cada período, os antagonismos são abundantes no desenvolvimento da Geografia:
“geografia geral/regional; matemática/descritiva; explicativa/compreensiva; sistemática/do particular; objetiva/subjetiva; da forma/do conteúdo; moderna/tradicional. Estes antagonismos, a despeito de suas diferenças, podem ser analisados como a expressão de uma dualidade fundamental entre dois polos epistemológicos característicos da Modernidade e correspondentes a duas concepções diferentes de atividade científica.” (GOMES, 2011, p. 339-340).
-
Obrigada pelo comentário, Daniel Gonçalves!
-
ótima exposição, Daniel.
-
essa eu acertei no chute pensando, duas correntes doutrinárias pensando de maneira uniforme, é ruim hein.
-
Humboldt utilizava o método dedutivo-racional, isto é, era intuitivo; é dizer, não possuia método. De fato, o estudo metodológico da geografia ocorre após a obra de Ritter. Portanto, é errado afirmar que "pensamento e prática geográfica conformam métodos e metodologias bem definidos".
-
Tendi nada aí kkkk
-
questão mal formulada hein
-
A questão versa sobre as diferentes analises da metodologia da geografia, somente pelas teorias que são opostas e que muitas vezes discordam abertamente das outras percebe-se a existência de antagonismos.
-
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a história e o desenvolvimento da geografia científica e suas formas, métodos e técnicas de análise.
Para responder corretamente a questão é importante que o candidato tenha conhecimento da história da Geografia, de suas vertentes e respectivas características.
Após a sua sistematização enquanto ciência, a Geografia passou por várias vertentes ao longo de sua história:
1 - Geografia Tradicional - baseada na descrição e memorização da área estudada; seus métodos se baseavam-se em trabalhos de campo e na elaboração de mapas descritivos; era uma Geografia neutra sem ser politizada e não questionava as contradições do Espaço Geográfico;
2 - Geografia Quantitativa - baseada em análises geográficas pautadas em dados estatísticos; as hipóteses e esclarecimentos de fenômenos geográficos eram formuladas em dados numéricos; era uma Geografia voltada para o interesse dos Estados Nacionais.
3 - Geografia Crítica - baseada em um viés crítico e reflexivo sobre a realidade vigente no espaço geográfico; conhecimento geográfico pautado na crítica e no viés político; procura questionar as contradições do espaço geográfico e acentuava a questão da luta de classes nas desigualdades existentes no mundo.
Como podemos ver a partir dessas escolas do pensamento geográfico, cada vertente da Geografia ao longo do tempo tem diferentes características que foram modificadas ao longo do tempo e do contexto que o mundo passava na época. Isso trouxe muitas variações em relação ao método, ao conteúdo e a forma de análise de cada fase da Geografia.
Portanto, a afirmativa está ERRADA.
Gabarito do Professor: ERRADO.