SóProvas


ID
2501083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.


A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX levou à crença de que fenômenos, como, por exemplo, dos movimentos migratórios à dinâmica da natureza, podem ser entendidos utilizando-se o cálculo de probabilidades, que permite prever ou antecipar fatos.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

     

  • A eminência de estudos que tenham os Sistemas Ambientais (análise integrada entre os sistemas naturais e os sistemas antrópicos) como uma categoria de análise da ciência geográfica é necessário, pois as transformações socioespaciais vividas no Século XXI, onde a ação antrópica cada vez mais interferem na dinâmica dos sistemas naturais, precisam estar fundamentados para atuar principalmente na área do planejamento. Com o avanço do uso das geotecnologias, a integração de dados espacializados se torna cada vez mais comum com o uso de softwares de Geoprocessamento. Reitera-se que o uso das Geotecnologias pelo geógrafo deve estar embasado em pressupostos téorico-conceituais que fundamentem suas análises e subsidiem a integração dados na análise ambiental.

    Tendo o exposto, a emergência de uma nova corrente do pensamento geográfico, que adote como objeto de estudo da ciência geográfica as concepções ambientais fundamentadas numa perspectiva sistêmica, dialética e holística é eminente, e a sua contribuição será de fundamental importância, principalmente nas propostas de planejamento de uso e ocupação do espaço.

  • "A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX" - se refere à Nova Geografia, que substituiu a Geografia Tradicional em meados de 1950. Essa geografia criticava a forma com que a Geografia Tradicional considerava cada região como única e impossível de ser generalizada, pois isso impedia o método científico-dedutivo. Ela também criticava o caráter meramente descritivo da Geografia Tradicional. A Nova Geografia buscou utilizar métodos matemáticos e estatísticos para superar a descrição e poder criar uma ciência replicável. Dessa forma, usando a probabilidade, os fenômenos podem ser entendidos cientificamente.

  • Apesar da Geografia Pragmática ter absorvido mais a matemática e a estatística, a Geografia Sistêmica (embasada na Teoria Geral dos Sistemas) também absorveu, de certo modo, a noção matemática da realidade. Para esta corrente, o espaço poderia ser compreendido por meio de sistemas objetivos (com entradas e saídas bem definidas). Uma vez que o mundo seria objetivo e previsível, seria possível calculá-lo e portanto, prevê-lo. 

  • O texto associado aborda a adoção da teoria geral dos sistemas na Geografia e sobre tal temática julgamos o item a seguir.

    Análise do item:

    Com a aplicação da abordagem sistêmica, foi desenvolvido um caminho para a Ciência Geográfica, por meio da Teoria Geral dos Sistemas, adotando os termos de soma, mecanização, centralização e finalidade; fugindo, com isso, apenas da abordagem empírica. Este método permite aos geógrafos observarem fenômenos complexos tanto em seu todo como em suas partes, e produz a possibilidade de prever eventos com alguma precisão científica.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO