-
CORRETO.
Humboldt e Ritter tiveram grande importância para a consolidação e sistematização do pensamento geográfico moderno. Além disso, se analisada sua trajetória na área da pesquisa, percebe-se a importância dos trabalhos de campo realizados por esses pesquisadores no momento de suas observações e análises empíricas do espaço. Gomes (1996), sobre isso, afirma que:
“O geógrafo era um observador da natureza que experimentava ao mesmo tempo um prazer estético, mas também um prazer intelectual de compreender as leis naturais. A palavra contemplação é comum aos dois discursos e parece justificar esta dupla ação do olhar, admirador e curioso.” (GOMES, 1996, p. 173)
-
Humboldt era amigo próximo de Goethe, grande expoente do romantismo onde a natureza tem profundo valor estético
-
Não se esquecendo que o nome do livro mais importante de Humboldt era "Cosmos" e o de Ritter "Geografia Comparada" ("simultaneamente cosmológica e regional"), além de que Humboldt foi o último enciclopedista.
-
Uma questão que ajuda nessa é a do TPS de 2010:
''A geografia científica, que surgiu a partir do século XIX, com as obras de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, foi influenciada pelo saber geográfico anteriormente produzido e pelo sistema filosófico de Emmanuel Kant, que considerava a geografia uma ciênica ao mesmo tempo geral/sistemática e empírica/regional.'' Gab. C
-
O que confunde é a palavra simultaneamente. Sendo que primeiro se falou em Riter, depois em Humboldt. E deu-se primeiro a obra de Humboldt e depois de Riter. Não entendi nada. Não seguiu a ordem simultânea.
-
Elza, simultaneamente é diferente de respectivamente. Simultaneamente quer dizer que ocorre ao mesmo tempo, que para os pais da geografia, ela é uma ciência ao mesmo tempo cosmológica e regional. Eu também fiquei com dúvida na mesma coisa na primeira vez que vi esse item. hehehe
-
Ritter e Humboldt foram os precursores da ciência geográfica. Sendo acadêmico, Ritter contribuiu mais para a Geografia Humana, sendo um dos pioneiros no estudo regional da Geografia. Já Humboldt, sendo mais viajante e empirista, contribuiu mais para a Geografia Física. Logo, a questão acerta ao dizer que tanto Ritter quanto Humboldt forneceram as bases regionais e o prazer intelectual (Ritter) e a cosmológica e a compreensão das leis naturais (Humboldt) para a Geografia.
-
Ritter e Humboldt foram os precursores da ciência geográfica.
Ritter - Goegrafia Humana - regional
Humboldt - Geografia Física - cosmos
Simultaneamente (1779-1859)
-
A questão acima tem como tema as contribuições que Carl Ritter e Alexander Von Humboldt tiveram com a sistematização da nova ciência geográfica.
Para responder corretamente a questão é importante que o candidato saiba quais foram as contribuições que cada autor deram para a Geografia, e em quais áreas ambos se especializaram.
Carl Ritter ao longo de seus estudos foi um exímio estudioso de História e Filosofia durante toda sua formação acadêmica. O autor, em seus estudos relacionados à Geografia, desejava que o saber científicos geográfico fosse sistematizado e organizado, pois ele achava que a ciência estava desorganizada, sem base teórica e científica.
Como era bastante reflexivo e estudioso, Ritter propõe o método descritivo regional, e com base em seus estudos e relatos utiliza um método comparativo para compreender as diferenças e peculiaridades de cada país, civilização junto com suas respectivas histórias. Com ele, a Geografia deixa de ser uma tímida descrição da Terra e se torna importante para quem quer entender as diferenças que cercam as dinâmicas das civilizações e maneiras com o qual os povos exploram seu ambiente, pautando-se em uma geografia regional.
Já Humboldt tinha uma formação acadêmica diferente de Ritter. Com uma boa formação em Economia Política, Matemática, Botânica, Física, Mineralogia e Ciências Naturais, o autor era um grande viajante e fazia várias expedições ao longo de sua vida. Frente a isso, dedicou grande parte de seus estudos em explicar o que diferencia diversas áreas do globo, tentando estabelecer relações que estruturam os diversos fenômenos da superfície da Terra.
Os trabalhos que decorrem de suas viagens estão voltados para a explicação daquilo
que diferencia as diversas áreas do globo, tentando encontrar as relações que se estabelecem
entre os diversos fenômenos da superfície da Terra, de modo a produzir espaços com
características diferentes. Ou seja, interessou-se pela diferenciação espacial e considerou a
paisagem resultante da interação de vários fenômenos.
Além disso, suas investigações eram realizadas em escala diferentes, gerando uma sistematização estruturada do conhecimento geográfico. Isso foi possível graças a seu método empírico e indutivo, associado a um pensamento cosmológico, que era propenso a elaborar teorias universais que objetivavam em formular princípios que pudessem se encaixar em toda e qualquer realidade.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.