SóProvas


ID
2501092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue (C ou E) o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.


As resultantes históricas da economia espacial brasileira demonstram que as desigualdades territoriais e regionais têm por base menos o estoque de capital e mais as aptidões produtivas da força de trabalho e a aptidão em elaborar bens novos e processos técnicos avançados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar de C alterado pelo Cespe para E, no gabarito definitivo, com a seguinte justificativa: "Tanto o estoque de capital quanto as aptidões produtivas criadas definem desigualdades territoriais e regionais."

    http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia/arquivos/IRBR_17_DIPLOMACIA_JUSTIFIVATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

    http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia/arquivos/327_IRBR_001_01.PDF

     

    Segundo o professor Thiago Rocha, do Ideg, essa questão foi baseada no ensaio “Questão regional e gestão do Território no Brasil”, de autoria de Claudio A. Egler: “a industrialização brasileira desdobra-se do circuito mercantil pela lógica da acumulação e da valorização  de  capitais, e não pela mera conquista  de  fatias domésticas do mercado mundial. Isto é fundamental para que se compreenda que a formação de um complexo territorial das dimensões de São Paulo não representa apenas uma expressão geográfica  de  economias  de  aglomeração,  mas  também – e principalmente – uma fonte de crescimento da produtividade industrial,  isto  é  de  acumulação  de  capital  no  sentido clássico.”  (CASTRO,  Iná  E.;  GOMES,  Paulo  C.  C.  & CORRÊA,  R.  L.  Geografia,  Conceitos  e  Temas.  Rio  de  Janeiro:  Bertrand Brasil, 1995, p.207-238)

    Fonte: https://geopousp.files.wordpress.com/2009/08/egler-questao-regional-e-gestao-do-territorio-no-brasil.pdf

  • Faz uma questao assim e depois exige clareza na discursiva ¬¬

  • kkkkkkkkkkkk pensei a mesma coisa, RT. Será que quem fez a pergunta sabia oq estava perguntando?

  • Questão seria  extremamente preconceituosa caso gabarito fosse C

  • Sempre achei geografia a matéria mais surrealista do concurso...é puro filosofar...

     

  • O ERRO FICARIA NA PARTE MENOS " têm por base menos o estoque de capital"

  • "Tanto o estoque de capital quanto as aptidões produtivas criadas definem desigualdades territoriais e regionais."

  • TRADUZINDO, " As resultantes históricas da economia espacial brasileira demonstram que as desigualdades territoriais e regionais têm por base(NÃO) menos o estoque de capital e (SIM)mais as aptidões produtivas da força de trabalho e a aptidão em elaborar bens novos e processos técnicos avançados

  • O estudo das regiões serve para efeitos de pesquisa científica, fins educacionais e de planejamento governamental. Em seu estudo, é necessário conhecer quais são as regiões, suas principais características e a diferenciação entre elas. Sobre as desigualdades regionais brasileiras julgamos a afirmativa a seguir:

    Análise do item:

    A afirmativa ignora todo o processo histórico de mudança nas atividades econômicas brasileiras que produziram as diferenciações econômicas regionais atuais. Historicamente, sabemos que o estoque de capitais proveniente da agricultura de exportação atuou como elemento fundamental na industrialização que produziu o predomínio econômico da região sudeste sobre o restante do país. Além do mais, aptidões regionais sem capitais para investimento não produzem sozinhas especializações produtivas de grande contribuição econômica. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO