SóProvas


ID
2501101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue (C ou E) o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.


As cidades médias têm apresentado, na atualidade, retração dos índices econômico e tecnológico em decorrência do poder de atração e concentração exercido pelas metrópoles nacionais e regionais.


Alternativas
Comentários
  • "Essas cidades, atualmente, vêm adquirindo um papel com importância crescente na economia brasileira, pois elas são os principais centros de destino de indústrias, empregos e mão de obra qualificada. Isso acontece graças ao atual momento de desconcentração industrial em curso no país."

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-medias.htm

  • Como diria o grande professor Ítalo Trigueiro "filho na atualidade as cidades que mais crescem são as cidades médias, e não as grandes metrópoles" .

    Bons Estudos...

  • ERRADO

  • Errada.
     

    As cidades médias são as que mais crescem. Valem lembrar que isso não ocasiona uma retração nos níveis de crescimento das grandes capitais.

  • Gabarito Errado

     

    As cidades médias são usualmente definidas como cidades com mais de 100 e 500 mil habitantes, que não fazem parte de regiões metropolitanas (não podem ser, portanto, nem metrópoles e nem cidades-satélite) e que apresentam um relativo grau de avanço em sua economia e infraestrutura. 

     

    Entre os vários exemplos de cidades médias existentes no país, podemos citar: Caruaru (PE), Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Ponta Grossa (PR), Uberaba (MG), dentre outras.

    Essas cidades, atualmente, vêm adquirindo um papel com importância crescente na economia brasileira, pois elas são os principais centros de destino de indústrias, empregos e mão de obra qualificada. Isso acontece graças ao atual momento de desconcentração industrial em curso no país.

    Outro fator associado a essa “fuga de indústria” das grandes capitais é a Guerra Fiscal, uma vez que as cidades de menor porte oferecem maiores e melhores condições em termos de incentivos fiscais.

     

    No Brasil, as cidades médias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), formavam, até 2010, um grupo de municípios que crescia muito além da média nacional. O índice médio de crescimento econômico medido pelo PIB (Produto Interno Bruto) dessas cidades foi de 153% entre os anos de 2004 e 2010, contra um crescimento de 94% do PIB nacional no mesmo período. A oferta de emprego formal também conheceu um salto de 70% nas cidades média

     

    fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-medias.htm

  • "Que tiro foi esse?" Traduz bem o que a assertiva afirma.

  • Na verdade, as cidades médias são as que mais crescem. 

    retração= DIMINUIÇÃO

  • A cespe cobra isso em toda prova. Impressionante! Atencao gente

  • DICA RÁPIDA:


    CIDADES MÉDIAS são as que mais crescem no Brasil atualmente;

    Possuem entre 100.000 e 500.000 habitantes;

    O crescimento se dá principalmente pela fuga dos clássicos problemas urbanos;


    Principais problemas urbanos do Brasil:

    Violência, trânsito, lixo, poluição, especulação imobiliária, gentrificação...


  • Repulsão: Perdem a população➔ Carência de mercado de trabalho, baixa qualidade de vida, desestruturação demográfica e familiar etc.

    Atração: Atraem a população➔ Oportunidade de emprego, melhor qualidade de vida, boas condições climáticas etc.

  • No momento está acontecendo a migração de retorno, as pessoas estão deixando as grandes cidades pra se instalarem nas médias porque é encontrado os mesmo serviços que existem nas grandes.

  • Atualmente há um movimento de migração de pessoas e empresas das grandes para as pequenas e médias cidades.

    Ou seja, na verdade, as cidades médias são as que mais crescem nos últimos anos.

    Resposta: Errado

  • ERRADO

    Este é um fenômeno que vem ocorrendo no Brasil com grande intensidade ao longo dos últimos trinta anos em função das maiores oportunidades, e do padrão atrativo mais acentuado, proporcionado pelas cidades médias diante das metrópoles,as quais já se encontram saturadas em sua capacidade de atrair novos investimentos E também contingentes populacionais.

  • O fenômeno recente do processo de urbanização brasileira aponta para o crescimento das cidades médias. O ritmo de crescimento das cidades médias é maior que as grandes cidades. No Brasil, as cidades médias começam a ganhar relevância nas pesquisas e discussões de políticas públicas a partir da década de 70. O rápido crescimento da concentração populacional ocasionado a partir da década de 50 devido a intensos fluxos migratórios para as grandes metrópoles, a necessidade de expansão da rede socioeconômica nacional e a busca por maior eficiência para determinados ramos, levantam a questão sobre a necessidade de uma melhor estruturação do sistema urbano brasileiro.

    E quais são os fatores de crescimento dessas cidades?

    1- Surgimento de novos polos atrativos, como por exemplo o setor do agronegócio, que nos últimos anos vem ganhando significativo investimento em infraestrutura.

    2 - Desconcentração industrial, fazendo com que as indústrias deixem as velhas áreas de produção, como as metrópoles, e se desloquem para as novas áreas, estimulando o fluxo migratório para essas regiões. O processo de concentração e desconcentração está ancorado nas cidades médias porque elas são elos entre os espaços urbano e regional e entre os interesses públicos e privados. Acredita-se que essa simultaneidade de papéis é a explicação do sucesso de tais cidades. O elo urbano-regional lhes confere papel de núcleos estratégicos da rede urbana brasileira, na medida em que congregam as vantagens do estar aglomerado no espaço.

    FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • O edital do CACD nos últimos anos vem repetindo um item específico sobre as cidades médias brasileiras para a prova de Geografia:

    O papel das cidades médias na modernização do Brasil.

    E a banca adora colocar afirmativas sobre o assunto.

    Só pela forma como o item é escrito, é possível interpretar que a banca considera que as cidades médias tem papel importante na modernização do Brasil, caso contrário, este item nem constaria no edital. Então qualquer afirmativa da prova do CACD que indique que as cidades médias não são importantes, ou tem perdido importância nos últimos anos, estará errada.

  • Atualmente há um movimento de migração de pessoas e empresas das grandes para as pequenas e médias cidades.

    Ou seja, na verdade, as cidades médias são as que mais crescem nos últimos anos.

    Resposta: Errado

  • mesmo as metrópoles possuindo primazia, as cidades pequenas e médias não possuem retratação (diminuição) dos índices econômicos, pelo contrario, cidades médias são as que mais crescem na atualidade

  • Cidades médias atualmente estão em constante crescimento. Lembre-se disso!

  • Errado.

    Na verdade, o que tem ocorrido é que a cidades médias estão cada vez mais fortes, têm apresentado expansão econômica e tecnológica. Com o avanço elas estão crescendo no cenário e integrando as partes mais avançadas da economia e assim realiza uma integração com as metrópoles. 

  • Cidades Médias - Estão em progressivos crescimentos.

  • O Brasil passa por um processo de desmetropolização, ou seja, METROPOLE -------> CIDADE MÉDIA.

  • as cidades médias hoje crescem mais doque as megalopoles.

  • As cidades médias são as "queridinhas do momento".

    Gabarito ERRADO

  • Gabarito errado retração, não! aumento, expansão , Ok!
  • Atualmente, a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa, fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. Sobre a urbanização e desenvolvimento de cidade médias no Brasil julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    As grandes metrópoles capitais de estados no Brasil atualmente possuem seu crescimento reduzido devido às suas próprias questões como o alto custo dos terrenos, a lentidão do tráfego urbano, os custos de segurança devido aos problemas de criminalidade, e as dificuldades logísticas de conexão e transporte. Tais problemas não existem ou são muito menores em cidades médias que vem crescendo acima da média das metrópoles nacionais.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO




  • A exemplo disso, é a Cidade de SALGUEIRO-PE, que teve um crecimento significativo nos ultimos anos por conta das grandes empresas que instalaran-se nela. por conta do Canal da Transposição e da Ferroviária.