SóProvas


ID
2501122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.


Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).

Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.


O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa: se, por um lado, há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres, por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO! A expectativa de vida no Brasil não é relativamente baixa, pelo contrario tem aumentado.

  • Ao contrário, o crescimento vegetativo em países pobres tem entre suas causas o aumento da expectativa de vida, ao passo que as condições de vida nesses países continuam relativamente baixas.

  • Errado. A expectativa de vida no Brasil está em alta, o reflexo disso podermos ver no aumento da idade para se aposentar.

  • Errado

     

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) declarou que a expectativa de vida do brasileiro passou 75,5 anos para 75,8 anos, de 2015 a 2016. Entre os dois anos, houve um acréscimo de três meses e 11 dias. A tábua completa da mortalidade para o Brasil é usada como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do regime geral de Previdência Social. 

     

    fonte: http://odia.ig.com.br/brasil/2017-12-01/expectativa-de-vida-do-brasileiro-em-2016-foi-de-758-anos-aponta-ibge.html

  • A questão não mencionou que a expectativa de vida está caindo. Afirmou que ainda é relativamente baixa, quando se comparada ao restante do mundo. O que, na minha opinião, não está incorreto.

    Acredito que o erro esteja em afirmar que há um crescimento vegetativo em paises pobres, sendo que os paises pobres são responsáveis por praticamente todo o crescimento da população mundial.

     

  • Tentando destrinchar: crescimento vegetativo = nascimentos - mortes

     

    A afirmação "O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa" é extremamente subjetiva.

     

    há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres

    A construção melhores condições de vida em países pobres ficou um pouco estranha - relativa às condições passadas desses países, mas não quando comparadas com condições de países mais desenvolvidos. O crescimento vegetativo, sim, existe, afinal nascem mais pessoas do que morrem todos os dias.

    Ainda assim, tal crescimento vegetativo já existia antes das melhores condições. Aliás, há uma tendência de queda na diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade: melhores condições de vida = famílias com menos filhos, enquanto as mortes devem permanecer mais ou menos estáveis por certo período.

     

    por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.

    De acordo com a publicação Population Prospects: 2015 revision da ONU, a expectativa de vida em regiões desenvolvidas era de 79.1 anos, média dos sexos, para 2015. No mundo, a expectativa era de 71.7.

    Mesmo se não soubessemos a expectativa de vida para China (76.5) e para Índia (67.5), seria possível considerar a questão como ERRADA, pois ao considerarmos o Brasil (74.1), podemos entender que sua expectativa é relativamente alta, no mínimo está acima da média global, que é 70.5.

     

    https://esa.un.org/unpd/wpp/Publications/Files/WPP2015_Volume-I_Comprehensive-Tables.pdf

  • Alternativa ERRADA

    O envelhecimento da população não tem a ver com doenças crônicas e violência e sim o nível de saúde que o governo proporciona. Nos últimos anos observou-se no Brasil o crescimento do número de idosos. Tanto é que querem urgentemente a reforma na previdência. O número de idosos no futuro brasileiro será maior que o número de natalidade.

    "Quando você estiver na POSSE, EU VOU ESTAR LÁ!"

  • Cara, a expectativa de vida no Brasil não é baixa.

  • Pegar justamente a população de Brasil, China e Índia e dizer que a expectativa de vida continua relativamente baixa foi de matar!

  • A expectativa de vida no Brasil aumentou nos últimos anos, vários fatores contribuem para essa afirmativa , inclusive Saúde Pública que ajudam controlar doenças, inserção da mulher no mercado de trabalho e por aí vai
  • china jamais!

     

  • Condições de vida nos países pobres continuam baixas.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Uma das características básica de países que entram em sua transição demográfica é que o crescimento vegetativo acentuado é explicado pela melhoria da qualidade de vida e da expectativa de vida. Melhores condições de saúde pública, saneamento e alimentação fazem com que as mortes reduzam enquanto as taxas de natalidade continuam elevadas. Assim, estas populações crescem acentuadamente como aconteceu com o Brasil em meados do século XX. Hoje a nossa expectativa de vida atingiu, segundo o IBGE, 76 anos (2017) enquanto na década de 1940 era de 45,5.

    Portanto, não temos uma taxa baixa.

     

    Prof. Giovanni Mannarino.
     

  • O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa: se, por um lado, há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres, por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.

  • ERRADO

    Expectativa de vida do brasileiro ao nascer foi de 76,6 anos em 2019, diz IBGE.

  • O Brasil está na terceira fase de transição demográfica, com isso tem uma diminuição da taxa de mortalidade e natalidade gerando um aumento da expectativa de vida, um dos fatores que contribuem para isso é o avanço da medicina.

    GAB E.

    PMAL 2021

  • Baixo crescimento vegetativo em países pobres está errado. Essa é uma característica de países desenvolvidos

  • ...expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil...

    • Brasil tem expectativa alta.

    GAB. E

  • Brasil tem alta.

  • beleza! a expectativa de vida é alta, porém por causa do Covid-19, diminuir quase 2 anos.

  • GAB.: ERRADO

    Ao contrário da afirmativa, uma das características básicas de países em transição demográfica (com exceção da Índia, que possui características demográficas únicas) é que o crescimento vegetativo acentuado é explicado justamente pela melhoria na qualidade de vida e da expectativa de vida.

    1. crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural

    1. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório
  • A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes. Na escala global, temos o envelhecimento populacional de países desenvolvidos, contrastando com a grande natalidade de países em desenvolvimento. Compreender as estruturas etárias e condições de vida da população dos locais é fundamental nos estudos sobre o tema. Sobre a estrutura demográfica de Brasil, Índia e China, julgamos a afirmativa a seguir.

    Embora sejam diferentes, o tipo de melhoria nas condições de vida que causam o crescimento demográfico e o aumento da expectativa de vida, em geral são processos similares e atrelados. Nos países citados ocorreram avanços recentes em áreas como acesso a cuidados médicos, saneamento, alimentação e políticas públicas de combate a pobreza. Estes aspectos levam a uma tendência de aumento da expectativa de vida nos países citados.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


  • Embora sejam diferentes, o tipo de melhoria nas condições de vida que causam o crescimento demográfico e o aumento da expectativa de vida, em geral são processos similares e atrelados. Nos países citados ocorreram avanços recentes em áreas como acesso a cuidados médicos, saneamento, alimentação e políticas públicas de combate a pobreza. Estes aspectos levam a uma tendência de aumento da expectativa de vida nos países citados.