-
ERRADO.
De fato, o marechal Floriano Peixoto encarnava uma visão da República não identificada com as forças econômicas dominantes. Pensava construir um governo estável, centralizado, nacionalista, baseado sobretudo no exército e na mocidade das escolas civis e militares. Essa visão chocava-se com a da chamada "República dos Fazendeiros", liberal e descentralizada, que via com suspeitas o reforço do Exército e as manifestações da população urbana do Rio de Janeiro.
Porém, impulsionados por membros da marinha, revoltosos com o governo da época, deu-se início a chamada Revolta Armada, que supostamente tentara reinstalar a monarquia em 1893 e fora vencida pelo governo de Floriano Peixoto, com apoio naval norte-americano, conforme descreve Joaquim Nabuco, em seu livro “A intervenção estrangeira durante a Revolta de 1893”.
No ano seguinte, Floriano e o exército brasileiro obtiveram apoio da marinha de guerra norte-americana no rompimento do bloqueio naval imposto pela marinha brasileira. Assim, o movimento desencadeado pela marinha de guerra brasileira no Rio de Janeiro terminou em 1894, com a derrota e fuga dos revoltosos para Buenos Aires.
-
Lembrar da questão de Palmas e do Tratado de Reciprocidade entre Brasil e os Estados Unidos.
-
Floriano Peixoto teve apoio dos EUA. Com a ascensão dos governos nacionalistas nos países da América do Sul, os Estados Unidos, sentiram-se fortemente ameaçados por uma possível adoção do comunismo nesses países. Em aliança com forças opositoras e conservadoras dos países latinos, os americanos financiaram as diversas ditaduras que na época oprimiram e mataram milhares de pessoas.
-
ERRADA
Doratioto e Vidigal, História das Relações Internacionais, Saraiva, 2015, p. 39: "O acordo de 1891 mostra que as relações entre o Brasil e os Estados Unidos eram privilegiadas, pois o governo brasileiro recusara pedidos de assinatura de convênios idênticos propostos por países europeus. Essas relações beneficiaram o governo Floriano, quando este teve de enfrentar a Revolta da Armada, iniciada em 1893, para depô-lo, sob a acusação de permanecer inconstitucionalmente no poder. (...) As forças legalistas do Rio de Janeiro não dispunham de meios para enfrentar a artilharia dos navios sublevados. Os Estados Unidos atuaram nessa revolta com o duplo bjetivo de exercer maior influência nasua solução do que países europeus e manter Floriano Peixoto no poder. "
-
-
anticomunista com força era floriano
-
Floriano recebeu apoio dos EUA contra a revolta armada.
PMAL 2021
-
Quanto à sua política econômica, é impreciso falar que foi antiliberal, já que tinha como meta central o saneamento das contas públicas e o fim da política monetária expansionista.