SóProvas


ID
2501407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os militares tiveram, no Brasil, papel fundamental na passagem do Império para a República e, como consequência, os generais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto presidiram os primeiros governos republicanos brasileiros. Acerca desse período da história brasileira, julgue (C ou E) o item que se segue.


A rebelião do Contestado teve caráter tanto social, com a demanda dos revoltosos pelo reconhecimento das terras ocupadas secularmente, quanto político, de reação ao não cumprimento da Constituição de 1891 na sucessão de Deodoro da Fonseca.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina. Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

    Outro motivo para o conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company. Com o objetivo de construir a estrada de ferro, a Brazil Railway Company precisava de mão-de-obra, levando, assim, muitas pessoas para a região. Ao mesmo tempo, o governo cedeu uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, nos limites do Estado do Paraná e de Santa Catarina, mas aproveitou o pretexto e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade. Quando a linha férrea ficou pronta, a empresa não garantiu o regresso das pessoas que tinham se deslocado para a região, permanecendo ali sem qualquer apoio; acresce ainda o fato de os camponeses terem ficado desempregados e sem as suas terras para trabalhar, situações que provocaram o empobrecimento da população dessa região.

     

    Porém, não houve caráter político em relação ao não cumprimento da Constituição de 1891 na sucessão de Deodoro da Fonseca.
     

  • A guerra do contestado não foi no periode de deodoro nem de floriano e sim posterior a esse periodo.

  • Daniel bicho, primeiramente parabéns. Você poderia citar a fonte que você usa? Obrigado desde já,

  • ERRADA

    A Guerra Sertaneja do Contestado (1912-1916) ocorreu numa região disputada (“contestada”) entre os estados do Paraná e Santa Catarina. A região, que totalizava cerca de 40 mil metros quadrados, era ocupada desde o final do século XIX por uma comunidade liderada por José Maria, de origem italiana, um “monge” – termo que, no Sul, corresponde ao “beato” do Nordeste.

     

    O governo federal, entretanto, nos primeiros anos do século XX, autorizou a instalação de empresas estrangeiras na região, como a serraria Southern Brazil Lumber and Colonization, de capital norte-americano. O projeto previa desapropriações para dar lugar à exploração da madeira e à construção de uma ferrovia ligando o Rio Grande do Sul a São Paulo.

     

    Muitos posseiros foram expulsos e passaram a vagar pelas zonas rurais, formando pequenas comunidades chefiadas por líderes religiosos. As elites locais, temendo o fortalecimento desses grupos, pediram a intervenção dos governos estaduais.

     

    Quando um desses povoados era destruído, outro ressurgia em seu lugar. O monge José Maria, que morreu em combate, foi sucedido por outros líderes, como a “virgem Maria Rosa” – uma comandante militar mística de apenas 15 anos de idade – e o negro Adeodato.

     

    Os focos de resistência reuniam milhares de sertanejos. Assim como os seguidores de Antônio Conselheiro, os fiéis do Contestado, sertanejos pobres e explorados nas fazendas e nas empresas estrangeiras de colonização, acreditavam na vinda de um salvador dom Sebastião. O rei português, desaparecido em combate, traria seu exército

     

    Em 1916, depois de muitos enfrentamentos entre os rebeldes e as forças policiais do Paraná e de Santa Catarina, o então governo do presidente Wenceslau Brás debelou a comunidade do Contestado com tropas federais e a recém-criada Aeronáutica. Calcula-se que tenham morrido cerca de 20 mil pessoas nos combates. Adeodato foi morto quando tentava fugir da prisão.

     

    https://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/o-contestado

  • Errado.

    Penso que a questão quis confundir o candidato com relação a Revolução Federalista na qual Floriano Peixoto se envolveu em alguma medida.

    De 1893 a 1895, as terras do sul serviram de cenário aos violentos combates da Revolução Federalista, travados entre os partidários de dois oligarcas gaúchos: de um lado, os federalistas (maragatos), liderados por Gaspar Silveira Martins; de outro, os republicanos (chimangos ou pica-paus), seguidores do positivista Júlio de Castilhos. Os federalistas defendiam a instalação de um regime parlamentarista nos moldes do que existiu no Segundo Reinado. Já os republicanos defendiam um presidencialismo forte, centralizador, no estilo do governo de Floriano Peixoto.[2]

    O confronto ultrapassou as fronteiras gaúchas, estendendo-se a Santa Catarina, ao Paraná e até ao Uruguai. Embora Floriano tivesse tropas federais nos estados sulistas, somente em 1895, no governo de Prudente de Morais é que seria assinado um acordo de paz na região.[2]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Federalista

  • Não houve caráter político!!! Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre acima das necessidades da população mais pobre. Não havia espaço para a tentativa de solucionar os conflitos com negociação. Quando havia organização daqueles que eram injustiçados, as forças oficiais, com apoio dos coronéis, combatiam os movimentos com repressão e força militar.

  • A Guerra do Contestado (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de contestado.

     

    gabarito E

    YOU TUBE: PROF ROGERIO SILVA

    https://www.youtube.com/channel/UCjqMyxJqW98dkyOgIXBc1Ig?view_as=subscriber

    ROGERIO CONCURSEIRO: MAPAS MENTAIS E QUESTÕES

    https://www.youtube.com/channel/UC9jMABWHjXyzLdLGa-ziRTw?view_as=subscriber

  • O não cumprimento da Constituição a que a questão se refere diz respeito à posse de Floriano. Com a renúncia de Deodoro, a Constituição previa um prazo para fazer novas eleições, porém Floriano (que era vice de Deodoro) assumiu o cargo e não realizou as tais eleições. Isso aconteceu na primeira década da Primeira República (a década do caos).

    Já a Guerra do Contestado aconteceu em época posterior, na segunda década, durante o governo de Wenceslau Brás.

    Gabarito: ERRADO

  • O item acerta quando diz que a rebelião do Contestado teve caráter social, com a demanda dos revoltosos pelo reconhecimento das terras ocupadas secularmente.

    O movimento, no entanto, não foi uma reação ao não cumprimento da Constituição de 1891 na sucessão de Deodoro da Fonseca.

    Este não cumprimento da Constituição diz respeito à posse de Floriano Peixoto na presidência da república, já que com a renúncia de Deodoro a Constituição previa a realização de novas eleições, o que não aconteceu.

    Este ponto, portanto, não foi levantado na Guerra do Contestado.

    Gabarito: Errado

  • A região denominada Contestado é o território de cultivo de erva mate e de ricas florestas entre os estados de Santa Catarina e Paraná, reivindicado por ambos. Sempre houve conflito na região durante o século XIX e, os grandes proprietários que lá estavam obrigavam posseiros e agregados a procurarem outras terras para se estabelecerem.

    A situação da região ficou pior quando da construção da estrada de ferro interligando os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. O empresário norte americano Percival Farquhar, da Brazil Railway Company comprou uma extensa área para construção desta estrada, onde diversas famílias já estavam instaladas. As terras foram desocupadas e atraídos 8000 operários para o trabalho de construção da estrada. Quando a estrada ficou pronta, a maior parte destes operários não foi aproveitada no novo empreendimento da empresa: exploração madeireira.

    Além destes desempregados, a questão social se agravou ainda mais com a compra de 180 mil hectares de terra e a expulsão de mais camponeses. São estes camponeses expulsos, em dois momentos, e os desempregados que seguem líderes “religiosos" que pregavam a justiça e a paz. O maior deles, José Maria, ainda atacava o governo republicano autoritário e dizia que sem ele haveria prosperidade e paz.

    Foram anos de revolta e de ataques de tropas do governo. De 1912 a 1916. Finalmente, os camponeses foram massacrados em 1916 A Revolta do Contestado é normalmente entendida como um movimento social. Ou seja: não tem exatamente um conteúdo ou objetivo político. O ataque à república não pode ser relacionado com o texto da constituição ou com qualquer outro projeto político. Ela é atacada por não promover a “paz e a igualdade"

    Portanto, não podemos considerar a afirmativa correta, apesar da primeira parte apresentar uma ideia certa (“A rebelião do Contestado teve caráter tanto social, com a demanda dos revoltosos pelo reconhecimento das terras ocupadas secularmente"). A segunda parte inviabiliza a correção da afirmativa.

    RESPOSTA: ERRADO
  • Venceslau Brás 1914-1918, Em seu governo temos a Guerra do Contestado e a I Grande Guerra.

  • Resumindo: A república é criticada, principalmente pelo monge, por não promover a paz e a igualdade. Logo, a revolta do contestado não tem exatamente um conteúdo com viés político, mas social e por isso a alternativa está errada ao falar na parte política. Porém, a primeira parte está correta: A rebelião do Contestado teve caráter social, com a demanda dos revoltosos pelo reconhecimento das terras ocupadas secularmente.